Connect with us

Fast Food

“Construindo com a música” o novo propósito do Ministério da Cultura

Publicado

aos

“Construindo com a música” o novo propósito do Ministério da Cultura

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, anunciou recentemente na cidade de Maputo, a chegada do programa “Construindo com a música”, que promete fortalecer as indústrias culturais e criativas no país.

Na cerimónia de lançamento do projecto, Eldevina Matrula explicou que com o projecto visa se contribuir para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas através do fortalecimento da indústria da música em Moçambique, influenciado

Segundo a Xigubo ficou a saber no local da realização do evento, os intervenientes do projecto acreditam que, podem impactar na vida social moçambicana em geral, fortalecendo as artes, uma vez que acreditam ser  um dos factores-chave na criação e activação de processos de inovação, crescimento e desenvolvimento do país inteiro, não só do sector da cultura.

Cecília Balestra, representante dos parceiros, afirmou que a música é um instrumento de transformação de sociedades e desenvolvimento socioeconómico, na Itália e em Moçambique, daí a importância de desenvolver uma série de programas de intervenção focados na formação e no apoio ao melhoramento curricular nas instituições públicas que leccionam cursos de artes.

“O programa irá garantir a criação de ecossistemas capazes de estimular a inovação e a criação de novas empresas e o crescimento das existentes no sector artístico-cultural nas províncias de Maputo, Inhambane, Zambézia e Nampula”.

“Construindo com a música” irá durar três anos e, embora a incidência seja em quatro províncias, garantiu a Ministra da Cultura e Turismo, que o impacto será visível em todo o país, pois os beneficiários directos, secundários e terciários serão providos de habilidades e competências para o desenvolvimento das suas actividades.

O projecto é uma iniciativa que une o Ministério da Cultura e Turismo, a organização não-governamental AGAPE ONLUS da Itália, em parceria com Comune di Milano, Milano Música e Diapason, e é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

Fast Food

Conheça o percurso de Lizha James, a dona dos 3 Milhões

Publicado

aos

A caminho do concerto Lizha quer seu esposo de volta

Lizha James é uma das vozes a citar no panorama musical moçambicano

Continuar a ler

Fast Food

Fred multado em uma soma milionária por falar mal de Lizha James

Publicado

aos

O Rei dos Beefs em Moçambique Fred Jossias, terá que pagar uma indenização de 3 milhões de meticais por danos morais a Lizha James.

Segundo ficamos a saber através do seu afilhado Loyd Froi, este facto sobre o processo o movido por Lizha contra Fred, foi revelado hoje. Para além da dívida não poderá voltar a mencionar o nome da cantora em nenhum momento da sua vida.

Importa referir que essa, não é a primeira vez que Fred encontra-se numa situação igual, a primeira foi quando Mr Bow pediu o mesmo.

Continuar a ler

Fast Food

Neyma Nacimo retorna a palhota 1

Publicado

aos

Hoje marca um dia de celebração para os fãs de Neyma Nacimo e para a TV Miramar, pois a apresentadora de TV moçambicana está de volta à sua casa televisiva original, depois de ter abraçado novas oportunidades na concorrência. 

Sua passagem pela TV Sucesso certamente não passou despercebida, onde demonstrou seu talento e versatilidade. No entanto, o chamado da TV Miramar foi mais forte, e Neyma decidiu voltar para o lugar que considera seu verdadeiro lar profissional. 

A notícia foi anunciada com pela própria emissora em suas redes sociais, o que lhes rendeu elogios e os internautas mostraram-se ansiosos pelo retorno dessa figura querida da televisão moçambicana.

Continuar a ler