Connect with us

Fast Food

“Construindo com a música” o novo propósito do Ministério da Cultura

Publicado

aos

“Construindo com a música” o novo propósito do Ministério da Cultura

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, anunciou recentemente na cidade de Maputo, a chegada do programa “Construindo com a música”, que promete fortalecer as indústrias culturais e criativas no país.

Na cerimónia de lançamento do projecto, Eldevina Matrula explicou que com o projecto visa se contribuir para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas através do fortalecimento da indústria da música em Moçambique, influenciado

Segundo a Xigubo ficou a saber no local da realização do evento, os intervenientes do projecto acreditam que, podem impactar na vida social moçambicana em geral, fortalecendo as artes, uma vez que acreditam ser  um dos factores-chave na criação e activação de processos de inovação, crescimento e desenvolvimento do país inteiro, não só do sector da cultura.

Cecília Balestra, representante dos parceiros, afirmou que a música é um instrumento de transformação de sociedades e desenvolvimento socioeconómico, na Itália e em Moçambique, daí a importância de desenvolver uma série de programas de intervenção focados na formação e no apoio ao melhoramento curricular nas instituições públicas que leccionam cursos de artes.

“O programa irá garantir a criação de ecossistemas capazes de estimular a inovação e a criação de novas empresas e o crescimento das existentes no sector artístico-cultural nas províncias de Maputo, Inhambane, Zambézia e Nampula”.

“Construindo com a música” irá durar três anos e, embora a incidência seja em quatro províncias, garantiu a Ministra da Cultura e Turismo, que o impacto será visível em todo o país, pois os beneficiários directos, secundários e terciários serão providos de habilidades e competências para o desenvolvimento das suas actividades.

O projecto é uma iniciativa que une o Ministério da Cultura e Turismo, a organização não-governamental AGAPE ONLUS da Itália, em parceria com Comune di Milano, Milano Música e Diapason, e é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

Fast Food

Matilde Conjo e New Chang fogem do país

Publicado

aos

A icônica “Rainha do Pandza”, Matilde Conjo, e seu esposo, New Chang, embarcaram em uma jornada internacional para celebrar a quadra festiva, num momento onde o país pega fogo por conta do contexto social que se vive.

A artista, conhecida por sua energia contagiante e estilo marcante, deixou Moçambique ao lado de seu companheiro para explorar novos horizontes durante este período de celebração.

Continuar a ler

Fast Food

Dice diz que Dlhakama é um heroi

Publicado

aos

Dice Sitoe

O rapper moçambicano Dice, em sua nova música pede desculpas a Dlhakama pela incompreensão das suas ideias.

Segundo Dice, durante muito tempo, este foi mal entendido, porem agora, percebe onde o político queria chegar.

Na música Dice diz ainda que foi ensinado através de uma lavagem cerebral a ver Dlhakam como um monstro. A música, foi lançada no dia de hoje e está disponivel no YouTube.

A faixa é lançada num momento onde o país vive um clima atípico socialmente e politicamente, uma vez que mostra-se um grande descontentamento popular, o que manifesta-se através de greves.

Continuar a ler

Fast Food

AOPDH une-se a Kiba para manifestar com “Maxaquene”

Publicado

aos

O grupo de rap A Outra Parte da História (AOPDH) lançou hoje a faixa “Maxaquene”, disponível no YouTube.

O título da música é uma homenagem ao bairro de Maxaquene, na cidade de Maputo, que durante as manifestações populares desafiou as forças policiais, chegando ao ponto de dirigir um veículo da polícia especializada.

Com letras que apoiam os movimentos de protesto em Moçambique, a música expressa um desejo colectivo por mudanças significativas no país. O coro da faixa destaca que a força demonstrada por Maxaquene reflete a resiliência de todo o povo moçambicano.

Kiba, em colaboração com o grupo, trouxe sua versatilidade ao utilizar línguas nacionais do sul de Moçambique, como o Xichangana, reafirmando seu compromisso com a valorização cultural e popularização da mensagem, algo que faz parte do diferencial competitivos da AOPDH.

A produção da faixa ficou a cargo de Elton Penicela, produtor musical moçambicano que já trabalhou com artistas como Hernâni, Tamyris Moiane e Konfuzo 412.

Continuar a ler