Connect with us

Fast Food

“Construindo com a música” o novo propósito do Ministério da Cultura

Publicado

aos

“Construindo com a música” o novo propósito do Ministério da Cultura

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, anunciou recentemente na cidade de Maputo, a chegada do programa “Construindo com a música”, que promete fortalecer as indústrias culturais e criativas no país.

Na cerimónia de lançamento do projecto, Eldevina Matrula explicou que com o projecto visa se contribuir para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas através do fortalecimento da indústria da música em Moçambique, influenciado

Segundo a Xigubo ficou a saber no local da realização do evento, os intervenientes do projecto acreditam que, podem impactar na vida social moçambicana em geral, fortalecendo as artes, uma vez que acreditam ser  um dos factores-chave na criação e activação de processos de inovação, crescimento e desenvolvimento do país inteiro, não só do sector da cultura.

Cecília Balestra, representante dos parceiros, afirmou que a música é um instrumento de transformação de sociedades e desenvolvimento socioeconómico, na Itália e em Moçambique, daí a importância de desenvolver uma série de programas de intervenção focados na formação e no apoio ao melhoramento curricular nas instituições públicas que leccionam cursos de artes.

“O programa irá garantir a criação de ecossistemas capazes de estimular a inovação e a criação de novas empresas e o crescimento das existentes no sector artístico-cultural nas províncias de Maputo, Inhambane, Zambézia e Nampula”.

“Construindo com a música” irá durar três anos e, embora a incidência seja em quatro províncias, garantiu a Ministra da Cultura e Turismo, que o impacto será visível em todo o país, pois os beneficiários directos, secundários e terciários serão providos de habilidades e competências para o desenvolvimento das suas actividades.

O projecto é uma iniciativa que une o Ministério da Cultura e Turismo, a organização não-governamental AGAPE ONLUS da Itália, em parceria com Comune di Milano, Milano Música e Diapason, e é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

Fast Food

Mabermuda apoia o Rapódromo com doação generosa

Publicado

aos

O músico moçambicano Mabermuda, conhecido por suas contribuições ao gênero musical marrabenta, realizou um gesto significativo de apoio à cena hip-hop de Moçambique, especificamente ao Rapódromo, uma plataforma de batalhas de rap.

Em um acto de solidariedade e reconhecimento pelo talento emergente, Mabermuda, representando a Maber Investimentos, doou 25.000,00 MT em apoio aos participantes deste movimento cultural. A doação foi entregue durante a celebração dos 10 anos de existência do Rapódromo, evento que destaca a habilidade e a criatividade dos rappers locais.

A contribuição de Mabermuda não apenas reflete seu respeito e apreço pelos artistas de hip-hop, mas também sublinha uma ponte entre diferentes gêneros musicais em Moçambique, promovendo a união e o desenvolvimento mútuo entre artistas de diferentes esferas.

Continuar a ler

Fast Food

DJ Dilson fica com dívida milionária depois de organizar um show de artistas nacionais

Publicado

aos

DJ Dilson

O DJ moçambicano Dilson, conhecido como o dono da Matola, durante sua trajectória artística, resolveu começar a organizar eventos onde numa fase inicial dedicava-se a chamar cantores internacionais e os juntava com DJs moçambicanos. 

Para mudar este cenário, resolveu depois do Covid-19 em 2022, organizar um show onde o prato principal eram rappers moçambicanos de música comercial como Kloro, Duas Caras, Jay Arghh e outros. Porém o que ele não sabia era que isso podia correr mal, uma vez  que as preferências dos moçambicanos são outras.  

Apesar de toda organização e comunicação ao público feita, o Show rendeu apenas 2 bilhetes e uma dívida de 3 milhões de meticais, onde estavam inclusos, o cachê dos artistas, pagamento a fornecedores e salários. 

O show, que teve lugar no Sundown, um dos maiores espaços de eventos da cidade da Matola, resultou em uma afluência de menos de 600 pessoas, contra as 3 mil esperadas, onde para se alcançar este número tiveram que deixar as portas do Show abertas, e mesmo assim, nao deu certo.

Este fracasso não só afectou a saúde financeira da empresa de Dilson, como também criou tensões com os artistas que se apresentaram, uma vez que queriam ser pagas mas Dilson não tinha como. 

DJ Dilson, revelou este facto durante a sua participação no podcast “Tu pra Tu“, onde contou também que sua empresa ainda sente as consequências financeiras desse evento, ocorrido em 2022. 

Continuar a ler

Fast Food

Dygo finalmente lança vídeo de “Dizer Bem” ao lado de TYKID

Publicado

aos

Dygo Boy frescolandia

Depois de quase 3 anos depois da música ser lançada, Dygo resolveu lançar o vídeo oficial de “Dizer Bem” música que conta com a participação de TYKID. 

A faixa, que inicialmente fez sua estreia apenas em áudio em 2022, recebe agora uma nova vida visual sob a direção criativa de CR Boy e Bruno Rizzy.

Este lançamento não é apenas uma celebração da música em si, mas também o anúncio que em breve chegará o”Frescolândia Vol.2″.

A música “Dizer Bem”, foi gravada por Marcelo Lopez na Mess Records.

Continuar a ler