Connect with us

Fast Food

Conheça os moçambicanos mais influentes da lusofonia 

Publicado

aos

Hot Blaze, Maira Santos, Sergio Militar, Regina Charumar

A POWERLIST 100, uma colaboração entre a BANTUMEN e várias plataformas de comunicação lusófonas, divulgou recentemente a lista das personalidades negras mais influentes da lusofonia, como forma de  homenagear e destacar indivíduos notáveis que compartilham o Português como língua oficial. 

Esta lista representa uma celebração da multiplicidade, excelência e potência das pessoas negras na comunidade lusófona.

A curadoria desta lista é realizada por um colectivo de jornalistas e produtores de conteúdo das diversas plataformas parceiras, presentes em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Portugal.

Entre os moçambicanos mais influentes, destacam-se figuras de diversos campos:

DJ Faya (Fayaz Abdul Hamide): Reconhecido como um dos DJs mais populares e influentes de Moçambique, além de ser o promotor do renomado festival Nostalgia, que reaviva o melhor da música africana, especialmente dos PALOP, dos finais dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Dércio Tsandzana: Doutorado em Ciência Política pela Sciences Po (França), Tsandzana é autor, professor e impulsionador do jornalismo cidadão em Moçambique, contribuindo para debates sobre a liberdade de imprensa.

Hot Blaze (Toharly Cordeiro Truzao): Cantor e compositor autodidata, é reconhecido por sua música envolvente no estilo R&B, sendo uma das vozes mais notáveis da cena musical moçambicana.

Maira Shelcia Santos: A primeira mulher a fazer Stand Up Comedy em Moçambique, conhecida pelo seu humor inteligente e refinado, tendo alcançado projeção internacional através de programas e casas de comédia no Brasil.

Mário Macilau: Fotógrafo profissional premiado internacionalmente, Macilau utiliza a técnica fotográfica para criar composições ricas que exploram perspectivas e narrativas culturais, tendo suas obras expostas em renomados espaços ao redor do mundo.

Regina Charumar: Empreendedora de impacto social e ambiental, fundadora do movimento Geração Consciente, é uma ativista incansável pelo meio ambiente e pela conscientização climática, promovendo ações de voluntariado e educação ambiental.

Esses líderes influentes representam o talento e a diversidade de Moçambique, atravessando fronteiras geográficas e culturais para impactar positivamente suas comunidades e além. A POWERLIST 100 é uma homenagem merecida a esses indivíduos que deixam uma marca significativa na lusofonia.

Fast Food

Stewart Sukuma chora a morte de Moisés Mandlate, ícone da marrabenta

Publicado

aos

Numa publicação nas suas redes sociais, Stewart Sukuma, músico moçambicano, prestou uma homenagem a Moisés Mandlate, um dos mais importantes nomes da indústria musical do país. Mandlate, membro fundador da Orquestra Djambo e autor da icónica canção “Elisa Goma Saia”, é reconhecido como um dos criadores da marrabenta.

Sukuma compartilhou memórias de sua interação com Mandlate, destacando o momento em que compunha a música “Xitchuketa Marrabenta” e conheceu o músico que acabava de perder a sua única guitarra e como forma de mostrar respeito e motivar, entregou uma guitarra elétrica a Mandlate, que havia sido vítima de roubo.

Sukuma descreve Mandlate como uma fonte inestimável de histórias e conhecimentos sobre a música e a vida, lamentando a perda de oportunidades para aprender mais sobre a marrabenta directamente consigo.

O texto, fecha suas condolências à família enlutada, com um profundo agradecimento e um último adeus a Moisés Mandlate, cujo legado e contribuição para a música moçambicana serão lembrados e celebrados para sempre.

Continuar a ler

Fast Food

Conheça o primeiro moçambicano a adquirir o Cybertruck, de Elon Musk

Publicado

aos

Zeus do Indico

José Alface, conhecido artisticamente como Zeus do Índico, tornou-se o primeiro moçambicano a dirigir uma Cybertruck, o revolucionário veículo eléctrico produzido pela Tesla, empresa de Elon Musk.

A informação foi avançada pelo artista através das suas redes sociais, onde exibiu a sua nova máquina e ainda disse ser a prova de balas.

Alface, além de músico, é um desenvolvedor de software moçambicano que tem-se destacado no mercado tecnológico dos Estados Unidos. Com mais de 10 anos de experiência na área, incluindo 6 anos na Adobe em São Francisco.

Nascido na Cidade da Beira, Alface tem sido um orgulho para Moçambique, não apenas por suas habilidades musicais, mas também por suas conquistas no campo da tecnologia.

Continuar a ler

Fast Food

Denilson Manhique: Do sucesso teatral ao universo musical

Publicado

aos

Denilson Manhique

O artista moçambicano Denilson Manhique, lançou o seu primeiro projecto musical (EP) recentemente, intitulado “Man Denny”, que destaca o amor e a sua versatilidade.

O projeto tem o seu objetivo principal é de buscar mostrar a versatilidade que o amor possui, explorando diferentes estilos musicais.

O projecto é composto por 6 faixas, porém ambas apresentam um denominador comum que é um actor presente nas 6 histórias de amor e ilusão.

Contou com a colaboração de vários de talentosos produtores e também com a participação de alguns artistas, enriquecendo ainda mais a sua EP.

Denilson Manhique é um artista multifacetado, tendo destacado-se no cinema, após ter vencido o concurso “Mozkids” em 2018 e com a sua criatividade e talento, lançou 5 peças teatrais em formato de curta-metragem conquistando o público.

Continuar a ler