Connect with us

Fast Food

13ª edição do KUGOMA abre espaço para a valorização do património audiovisual  

Publicado

aos

13ª edição do KUGOMA

A Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique abriu as candidaturas para a 13ª edição do Fórum de Cinema Moçambique, KUGOMA, com uma nova abordagem e caminhos para se explorar no meio artístico, por parte dos cineastas africanos interessados em participar.

As  subscrições e o envio de curtas-metragens para a presente edição do Fórum de Cinema Moçambique KUGOMA, iniciaram no dia 15 de Abril e terminaram em 15 de Junho, estando aberta para cineastas africanos, no continente e noutras regiões.

Para esta edição, a Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique irá privilegiar a criação de novos públicos e a premiação de jovens profissionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Tais iniciativas, serão acompanhadas por actividades de valorização do património audiovisual e de formação, sobre diversas áreas profissionais.

13ª edição do KUGOMA abre espaço para a valorização do património audiovisual

Diferente do que acontecia nos outros anos, para esta edição o Kugoma vai acontecer em formato híbrido, contando com momentos de masterclasses. Ambientes escolas também serão explorados através de uma ideia que consiste em levar ao cinema alunos do ensino secundário de instituições públicas da capital do país. A iniciativa, com efeito, acontece em parceria com o Conselho Municipal de Maputo.

Porque o Fórum de Cinema Moçambique também é network e intercâmbio, a Associação dos Amigos do Museu do Cinema pretende implementar, nesta edição, o espaço de Conversas KUGOMA, reunindo, realizadores, produtores, investigadores e empreendedores do sector dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa numa parceria com a Rede de Cinema e Audiovisual PALOP-TL.

Sabe-se que o cinema envolve outras manifestações artísticas, e por conta disso, a organização do Fórum de Cinema Moçambique, na rubrica Cine-concerto KUGOMA, prevê trabalhar com músicos e estudantes de música para criar uma banda sonora original para filmes que se encontram já em domínio público, e apresentar os resultados desse trabalho de criação, ao vivo, no Auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano, na Cidade de Maputo.

Fast Food

Nelson Tivane soma 2 milhões em tempo recorde com “Mama’s Baby”

Publicado

aos

O músico moçambicano Nelson Tivane está em clima de celebração após alcançar a marca de 2 milhões de audições em apenas duas semanas com o tema “Mama’s Baby”, lançado ao lado da cantora Makhadzi.

Num tom emocionado, Tivane recorreu às redes sociais para agradecer aos fãs pelo apoio: “Muito obrigado a todos vocês, estou sem palavras. Mama’s Baby forever!”, escreveu, acompanhado de bandeiras moçambicanas e foguetes em celebração.

Continuar a ler

Fast Food

Mc Roger é o novo embaixador da Marca Made in Moz

Publicado

aos

MC Roger

O artista passa a representar oficialmente a marca nacional e reforça o orgulho de ser moçambicano

O músico moçambicano Mc Roger foi oficialmente nomeado Embaixador da marca Made in Mozambique, uma distinção anunciada com o apoio do Presidente Daniel Chapo, no âmbito da promoção dos produtos e talentos nacionais.

Conhecido pelo seu carisma e pela expressão “Patrão”, que se tornou uma das suas marcas registadas na cultura popular, Mc Roger celebra agora uma nova fase da sua carreira a de representar tudo o que se faz em Moçambique, desde a música até à produção local.

Continuar a ler

Fast Food

Internautas questionam fertilidade de Lourena Nhate

Publicado

aos

Por

Recentemente a cantora moçambicana Lourena Nhate, fez uma publicação onde promovia sumo de uma certa marca, até ai tudo parecia normal.

Porém, começaram a surgir comentários a questioanar porquê que a contora não tinha concebido até então, porem feito de forma sarcástica e como quem julga, algo que a cantora deixou claro na publicação que não gosta que se toque no assunto.

Mas nem tudo foram só pedras para Lourena, sua base de fãs com peso nas mulheres, ficou em defesa da artista e deu uma lição moral aos que faziam piadas com o assunto.

Continuar a ler