Connect with us

Opinião

Kico da Kivu finaliza “King antes do álbum”, rumo a Internacionalização da sua carreira

Publicado

aos

Kico da Kivu finaliza “King antes do álbum”, rumo a Internacionalização da sua carreira

“A Ep não tem data, pode sair hoje, amanhã ou qualquer dia” – Kiku da Kivo

Era um dia como um outro em Maputo, meio frio, meio quente, um dia indeciso, quando recebi o convite inesperado para testemunhar o nascimento de uma obra musical especial. O protagonista dessa estória é o músico moçambicano Kiko da Kivu, cujas suas músicas tem encantado plateias locais e agora promete alcançar novos horizontes com sua mais recente criação, a Extended Play (EP) “King antes do álbum”.

Com o coração cheio de expectativas, dirigi-me ao local onde o último vídeo clipe das três músicas da EP estava a ser gravado. Senti-me como um privilegiado crítico da área, prestes a presenciar um momento único de criação artística.

A EP é composta por três faixas: “Túnel”, “É amor também” (com a participação especial de Filho de Zua) e “Magoas” que assistimos à gravação do vídeo clipe. Cada uma delas possui uma aura única, carregada de emoção e talento, características marcantes da música de Kiko da Kivu.

Kiko da Kivu finaliza “King antes do álbum”, rumo a Internacionalização da sua carreira

Capa oficial da EP

“Gostamos de exagerar e queremos fazer coisas de nível internacional” – Kico da Kivo

Para o artista, a EP representa uma importante porta de entrada para sua internacionalização, um desejo que o leva a dominar a lusofonia através de sua arte e a trocar experiências com artistas de outros países falantes da língua portuguesa. Como primeiro passo nesse caminho, convidou Filho de Zua para participar do seu novo trabalho, uma colaboração que promete ser memorável, uma vez que a música e tida uma especial por si.

A música “Magoas” cujo vídeo assistimos na primeira pessoa, conta a história de um casal que se separa devido a uma traição. A mulher deseja voltar, mas o homem, dividido entre o desejo do corpo e o peso das mágoas que carrega, enfrenta uma crise interna que o consome. Uma narrativa emocional que reflecte as complexidades dos relacionamentos humanos.

No set de gravação do vídeo clipe “Magoas”, no Chairman Studios, uma atmosfera de magia pairava no ar, discussões constantes, que resultavam em ideias tidas como perfeitas.

O vídeo está dividido em vários cenários, captados nos estúdios, assim como fora do estúdio. Dentro do estúdio, o vídeo carrega marcas da história de Adão e Eva, na parte onde os dois perdem a inocência e por comer o fruto proibido, algo que de forma subliminar vem a casar com razão da discussão entre o casal que chega a separar-se, a quebra dos protocolos da relação.

Para além dessa referência para ilustrar a magoa que este carrega de sua amada, Kiku viajou para outras áreas artísticas, como a grafite e pintura, tudo para deixar ainda mais claros os sentimentos que pretende transmitir em seu audiovisual.

Fora do estúdio, os caminhos de ferro foram explorados e uma Mercedes das antigas, usada para servir de local onde o casal tenta resolver-se, porém sem sucesso. A produção do vídeo não foi isenta de desafios, porem superados. Esperava-se aproveitar o pôr do sol e o atravessar do comboio, porem por motivos técnicos não foi possível, de tal forma que se improvisou um novo cenário, para mostrar que a criatividade sempre esteve em alta, e o luar foi aproveitado dando um outro aspecto ao vídeo.

Com arranjos de D Close e Just Revolution Music, e sob a chancela da Revolucion Music, a EP “King antes do álbum” promete marcar o cenário musical moçambicano e além. A jornada de Kiko da Kivu é uma trilha de emoções e talento, e sua música é uma verdadeira poesia que toca a alma de quem a ouve.

Opinião

Podcasts moçambicanos que não pode morrer sem conhecer 

Publicado

aos

Podcasts Mocambicanos

O advento do mundo digital trouxe consigo novas formas de interação social e de compartilhamento de conhecimento, permitindo que experiências sejam compartilhadas com um público mais amplo. Com o avanço tecnológico,surgiram os Podcasts, que tornaram-se uma febre no mundo e Moçambique não foi uma excepção.  

Neste artigo, apresentaremos alguns podcasts moçambicanos que todo cidadão do país deve conhecer antes de passar dessa para uma melhor. A ordem de apresentação não possui nenhum significado específico.

MozPod

Criado por Ismail Essak, responsável pelo estúdio videográfico Chairman, este podcast é gravado em seus próprios estúdios. Nele, são abordados temas que impactam a sociedade de diversas formas, desde o universo da arte e cultura até os desafios dos relacionamentos, negócios, educação e muito mais.

Kubhula

Este podcast busca captar as opiniões, pensamentos e experiências das pessoas que vivem na sociedade moçambicana, estabelecendo conexões por meio de conversas significativas.

Tu para Tu

Apresentado pelo rapper Young Ricardo, este podcast proporciona uma visão mais profunda dos artistas, explorando suas trajectórias e oferecendo opiniões sobre o mundo em que vivem.

Vinyl Podcast

Sob a responsabilidade de João da Diamantina, este podcast aborda os bastidores da música, revelando aspectos nunca antes divulgados pelos próprios artistas.

Podcast para Elas

Um programa que traz conversas inspiradoras e temas pertinentes, destacando mulheres de diferentes sectores da economia e seu papel relevante no desenvolvimento econômico e social.

Conversas de IT

Explorando as últimas tendências e avanços tecnológicos, este podcast apresenta convidados que compartilham suas experiências e conhecimentos em torno de temas relevantes da área de tecnologia.

Ir Fitness

Um podcast focado em saúde e bem-estar, com ênfase em musculação. O canal onde é transmitido o Pod foi inaugurado em 2018.

Makagui

Sob a responsabilidade de Daniel David, este projecto tem como missão contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos “Makagui”, expressão que representa uma irmandade especial entre indivíduos.

Life Podcast

Este podcast tem como objectivo fornecer informações sobre saúde, bem-estar e esportes, por meio de experiências compartilhadas por indivíduos e especialistas da área.

Continuar a ler

Opinião

Lados Opostos, um filme que revela a verdade sobre Cabo Delgado 

Publicado

aos

Lados opostos um filme sobre a guerra em mocambique

O filme “Lados Opostos “, lançado em 2021, mergulha na narrativa que vai além das fronteiras geográficas, conectando eventos desde a trágica morte de Samora Machel até os horrores da guerra em Cabo Delgado. 

Com uma intensidade reservada para maiores de 18 anos, este filme com 100 minutos de ação é de origem Russa não poupa o espectador, conduzindo-o por caminhos onde a dor de Moçambique ao longo dos anos revela-se em cada cena, mostrando não ser um simples filme, quando se tem o espírito moçambicano no corpo. 

Cada momento do filme é uma porta para lembranças adormecidas e episódios tristes, desde o fatídico acidente que tirou a vida de Samora Machel e o massacre de inocentes em Cabo Delgado, atribuído aos chamados insurgentes pela mídia e pelo governo local. O longa- metragem, mostra também que a morte de Samora, foi planeada e está ligada com a situação de Cabo Delgado, uma vez que Rússia e América, sempre quiseram comer no mesmo prato, porem a Rússia já tinha o garfo, uma vez que Moçambique apoiava os soviéticos. 

A trama desvenda detalhes brutais sobre os insurgentes e terroristas que dizimaram aldeias inteiras, ceifando vidas e despedaçando famílias. Revela-se também a verdade sombria sobre os líderes nacionais, cujas mãos estão manchadas com o sangue de inocentes, e os generais que enriquecem à custa da morte de soldados ingênuos, que lutavam sem entender os verdadeiros motivos por trás do conflito, algo de doer o coração com intensidade para quem tem familiares ou amigos a defender o país em Cabo Delgado. 

No centro da trama estão os irmãos José e Luís, cuja vila é destruída pelo Estado Islâmico no sudeste da África. Enquanto o irmão mais velho se une à organização, o mais novo foge e é resgatado por militares russos. Agora, ele enfrenta o dilema de revelar a localização do grupo terrorista, temendo pelo destino do irmão.

O filme se inicia com a recriação da trágica morte de Samora Machel em um avião manipulado para cair nas mãos de seus inimigos, desencadeando uma sequência de eventos que culminam no massacre de 2019 em Cabo Delgado. Mostra-se o desespero de uma comunidade dilacerada, forçada a servir aos interesses dos que invadiram suas terras.

Enquanto Moçambique busca apoio internacional, a Rússia oferece sua ajuda, mas enfrenta obstáculos dos comandantes locais, interessados mais em lucrar vendendo informações do que em acabar com o conflito. Paralelamente, uma luta pelo controle dos recursos naturais se desenrola, com interesses políticos e econômicos em jogo.

A competição entre Rússia e Estados Unidos se intensifica à medida que ambos disputam a preferência de Moçambique. Os americanos, percebendo a inclinação do país africano para os russos, decidem intervir, enviando mercenários para desestabilizar a região e reivindicar os benefícios da exploração mineral.

No meio desse jogo de interesses, até os insurgentes são manipulados e descartados como peças dispensáveis. Descontentes, alguns se recusam a seguir as ordens e iniciam sua própria guerra, resultando em confrontos sangrentos entre grupos militares rivais e os insurgentes, bem como o novo grupo apoiado pelos Estados Unidos.

Enquanto o governo moçambicano luta para conter a violência, rompe suas alianças com os russos, percebendo sua ineficácia. Os ataques persistem, e soldados moçambicanos continuam sendo dizimados, enquanto interesses escusos dentro do próprio país alimentam o conflito, sem qualquer senso de patriotismo.

Continuar a ler

Opinião

Muravarava de João Bata: Uma ode à resiliência e à vida em Moçambique

Publicado

aos

Por

Joao Bata

Por: Domingos Mucambe

A música que é alvo dessa singela análise é intitulada “Muravarava”, de João Bata. Uma música da velha escola, ou algo próximo. 

Considerando-se a geração de Xidiminguana e Dilon Ndjinji como velha guarda no panorama da música nacional, João Bata, destrate, destacase como um avant-garde do bastião que se vai confiando pelos velha guarda. João Bata, usando das suas músicas profundamente sentimentais, éticas e com louvor à humanidade, levou toda uma sociedade moçambicana, principalmente a da zona sul, ao delírio e êxtase com as suas composições.

Um artista de mão cheia, aliás de boca cheia, ou voz refinada, com grandes letras, como a de “Buzha Ndota”, um clamor pela cólera do país como do mundo; um clamor à jehovaiv ou a uma outra entidade suprema, para curar as doenças que infestam o mundo. 

Nas suas próprias palavras, durante uma entrevista no canal televisivo JTV, no programa ‘Minha história’ do dia três de fevereiro, às 15h, disse, “Até os políticos não conseguem resolver os problemas desse país e do mundo, talvez seja necessário a mão de Deus.” Falando, de princípio, do título da música. Muravarava é um jogo típico de Moçambique, na zona sul, principalmente. 

Faz-se uma esquadrilha no chão, e dois jogadores (ou mais) enfrentam-se, tendo cada um três dados. Durante a partida de “muravarava” , os dados podem ser nocauteados tanto de frente como de trás por isso é que na mesma letra João Bata diz, “Wabiwa pambheni, Wabiwa Ntsaku.”

Com Murarava, João Bata trata de falar das arrelias da vida. Diz ele, “às vezes, damos 5 passos para frente, mas podemos dar 6 passos para trás”, explicando o “Wabiwa pambheni, Wabiwa Ntsaku”. Muravarava é, indubitavelmente, uma música que reflecte a vida dos moçambicanos na sua época, onde havia mais buracos que alcatrão. As ideias trazidas nessa música por João Bata lembram o estoicismo. 

A resiliência estóica, mas já que se está nas terras quentes de África, Moçambique, diz-se Unanga. Ou seja, diz Muravarava que a vida é movimento, não importa se andamos ou nos movimentamos para frente ou para trás, o importante é nos mantermos em movimento. O movimento é vida; segundo o adágio popular, parar é morrer.

Parece ser essa a reflexão do fundo da música de João Bata, fomentar e dar força para resistir às contrariedades que são o sinônimo da vida. O Unanga faz suportar a dor com ânimo, e Muravarava de João Bata também ensina a abraçar todas as contrariedades da vida. Quando se caminha, haverá sempre pedras, buracos, chuvas e outros fenómenos naturais, como não, que irá tornar o Homem mais firme e resiliente.

No fim, esse é o cerne da questão, tanto levando de frente como de trás, aceite as suas próprias dores e, com resiliência, supere-os. Muravarava é um símbolo de João Bata, que, usando dos exemplos dos jogos tradicionais, explica a sua visão sobre as vicissitudes da vida. 

É uma música com um significado amplo e profundo, marcada pela visão ou filosofia africana de resiliência, ou seja, ensina a resiliência. Porque a vida tem seus altos e baixos, e, nas próprias palavras de João Bata, “não se podendo ganhar todas”, deve-se saber conviver com as perdas e as desilusões da vida, e, mais do que isso, saber aprender com essas arrelias. Depois de um tombo no chão, não vale desistir porque a vida, como já disse João Bata, é um Muravarava.

Continuar a ler