Fast Food
Será conhecido hoje o novo José Craveirinha

Será revelado no dia de hoje, 23 de Maio, o vencedor da edição 2022 do Prémio de Literatura José Craveirinha numa cerimónia a realizar-se no Salão Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, às 16 horas.
À semelhança da última edição, a cerimônia de divulgação e entrega do galardão irá acontecer na Cidade de Maputo, porém desta o público está convidado a juntar-se no local, como forma de testemunhar a entrega do prêmio que tem por objectivo motivar a nossa geração de artistas, homenageando os feitos de um dos maiores poetas moçambicanos e reconhecer a importância da sua obra em prol da arte e da cultura moçambicanas.
O evento organizado pela Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), em parceria com a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), e vai contar com a presença do Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, a cantora Sheila Mahoze, Secretário-Geral da AEMO, Carlos Paradona, do PCA da Hidroeléctrica da Cahora Bassa, Boavida Muhambe, e da Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.
O presidente do júri da edição 2022 do Prémio de Literatura José Craveirinha é o escritor e ensaísta Luís Cezerilo, a quem caberá a leitura da acta que anuncia o grande laureado.
Ano passado, o autor premiado foi Armando Artur, porque, segundo disse o júri, na altura constituído por Teresa Manjate (Presidente), Ungulani ba ka Khosa, Adelino Timóteo, José Castiano e Manuel Tomé (em representação da HCB), o poeta propõe-se, do ponto de vista estético, a reinventar o ser por via da linguagem e por instaurar uma forma própria de escrever poesia.
Até aqui, o autor laureado Prémio de Literatura José Craveirinha vai levar para casa 25 mil dólares, o equivalente a um milhão e seiscentos mil meticais.

Fast Food
Mr Kuka une Kadoda e Pandza

Por : Mara Cristina
O músico moçambicano Mr Kuka lançou recentemente na plataforma YouTube o seu mais recente projecto, intitulado “Passarinho”.
A febre Kadoda, é originário do norte do país, concretamente da província do Niassa. Na música, nota-se uma fusão deste ritmo tradicional com o Pandza, estilo característico de Mr Kuka.
Mr Kuka junta-se assim a outros artistas moçambicanos, como Ziqo e Cizer Boss, que também exploraram este ritmo. O artista revelou-se bastante versátil, trazendo esta sonoridade que tem sido bem acolhida pelos internautas. No vídeo, demonstra ainda ser um excelente bailarino, para além do seu talento musical.
Mr Kuka é maioritariamente conhecido pelo público jovem, tendo como grandes sucessos temas como “Liga dos Campeões” (lançada em 2024) e “Dá ou não Dá”, com a qual representou Moçambique na Expo Dubai de 2020.
Fast Food
Isabel Novela prepara fusão de ritmos para o novo álbum

Por: Mara Cristina
A cantora moçambicana Isabel Novela revelou que o seu terceiro álbum de originais está quase pronto para chegar ao público.
O anúncio foi feito numa entrevista concedida à revista lusófona BANTUMEN, onde assumiu que “estamos aqui a afinar tudo para ver se, em setembro, conseguimos lançar.”
Novela contou que tem trabalhado com seu irmão, Neco Novela, que reside em Copenhaga (Dinamarca), o que a tem levado a deslocar-se de Lisboa, onde está radicada, para se encontrarem e fazerem os acertos do projecto.
O álbum será, segundo a artista, um trabalho diferente de tudo aquilo a que o público está habituado, fruto de um estudo dos ritmos de Moçambique, uma abordagem que não se limita à música tradicional, mas que se funde com jazz, música brasileira e outros universos sonoros.
O trabalho que agora se avizinha sucederá Metamorfose, lançado ao público em 2019.
Fast Food
Hot Blaze leva “O Sonho” a Quelimane

Por: Mara Cristina
O cantor moçambicano Hot Blaze está de volta aos palcos, desta vez para agitar as cidades de Quelimane, no dia 1 de novembro, e Maputo, no sábado, 29 de novembro de 2025. As apresentações fazem parte da 4ª edição do Festival “O Sonho”, uma iniciativa idealizada pelo próprio músico com o objetivo de promover a música moçambicana.
Lançado em 2023, no Campo de Maxaquene, o festival estreou com enorme adesão do público, majoritariamente jovem, lotando completamente o espaço e demonstrando o poder de mobilização de Hot Blaze. O evento destaca-se por reunir artistas nacionais, fortalecer os laços entre músicos e exaltar a cultura moçambicana através da música.
Para esta nova edição, a expectativa é superar os sucessos anteriores, proporcionando ao público uma experiência memorável e reforçando o espírito de união e valorização da música local. “O Sonho” é mais do que um festival; é uma celebração da cultura moçambicana.
Hot Blaze, nome artístico de Toharly Cordeiro Truzao, nasceu em 30 de outubro de 1990. Crescido no bairro da Coop, ele descobriu a paixão pela música em casa. O artista, que já integrou a banda New Joint, destaca-se pela versatilidade, navegando entre diversos estilos musicais, como R&B, Kizomba, Afro e acústico.