Connect with us

Fast Food

Roubos em massa marcam mais um Festival do Picasso

Publicado

aos

Realizou-se no último sábado, dia 22 de fevereiro, mais uma edição do Carnaval de Picasso, um dos eventos mais aguardados do calendário festivo.

No entanto, para além do brilho das fantasias e da animação, a questão da segurança voltou a estar no centro das preocupações.

Relatos de furtos e assaltos durante e após o evento levantam a necessidade de um reforço das medidas de proteção para os participantes.

Muitos participantes deste evento denunciaram nas redes sociais a presença de carteiristas e grupos organizados que aproveitaram a aglomeração para agir.

O que devia ser só alegria, tornou-se num poço que engoliu, relógios, telemóveis e carteiras. Estes roubos, foram feitos por criminosos que actuaram tanto na área do evento como nas imediações, onde muitos se deslocavam após a celebração.

Para alguns, a falta de um policiamento mais visível e de medidas preventivas contribuiu para que estas situações ocorressem sem grande intervenção imediata.

Além dos furtos, houve ainda registos de situações mais violentas, onde indivíduos foram abordados por grupos que, sob ameaça, os obrigaram a entregar os seus pertences.

Diante deste cenário, muitos participantes defendem que futuras edições do Carnaval de Picasso devem contar com um plano de segurança mais estruturado, incluindo um maior número de agentes destacados para o evento, câmaras de videovigilância em pontos estratégicos e campanhas de sensibilização para os foliões sobre como evitar situações de risco.

Importa afirmar que este tipo de reclamação é típica dos eventos Picasso, de tal forma que até surgiram memes como “guardem bem as fotos dos vossos carros, pois vão precisar mais logo”, pois nesses eventos, rouba-se de tudo.

Continuar a ler

Fast Food

Hot Blaze questiona masculinidade dos homens que se transformaram em bonecos

Publicado

aos

Em meio à febre digital que transforma qualquer foto em uma versão anime, impulsionada por ferramentas de inteligência artificial, o músico Hot Blaze decidiu erguer sua voz contra essa tendência.

Em suas redes sociais, Blaze expressou profunda preocupação, não com possíveis questões de direitos autorais ou privacidade, mas com a “masculinidade” dos homens que aderem a essa moda.​

Segundo Blaze, ver homens a emocionar-se ao se transformarem em personagens de anime seria um sinal claro do “fim dos tempos”. Afinal, nada ameaça mais a virilidade do que olhos grandes e expressivos em versões animadas de si mesmos.​

Continuar a ler

Fast Food

Tchakaze apresenta “Só Elas” no Franco

Publicado

aos

Por

O projecto “Só Elas”, composto exclusivamente por mulheres, realiza nesta sexta-feira (04), às 20h, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, um espetáculo dedicado ao empoderamento e à expressão artística feminina. 

O evento visa enaltecer o papel da mulher na sociedade e promover sua valorização através da arte. O espetáculo, que acontece no mês alusivo às mulheres moçambicanas, será liderado pela cantora moçambicana Tchakaze, que se apresentará ao lado de uma banda composta apenas por mulheres.

Acompanhada por uma banda feminina que dá nome ao projecto, Só Elas, a performance contará com a participação especial de Delta Acácio, Kayena Xihiwa e Sizaquel Matchombe na música, Dorcas Tamele e Cecília Rodrigues na poesia, Dina Francisco na dança, e Juliana de Sousa como MC.

Tchakaze, residente em Maputo, é cantora e compositora com uma trajectória de 10 anos na música. Dona de uma voz marcante, a artista também se destaca pela presença de palco, combinando sua interpretação vocal com coreografias envolventes que conquistam públicos de todas as idades.

Seu repertório traz uma fusão de pop, soul e ritmos tradicionais moçambicanos. O talento de Tchakaze foi reconhecido no Ngoma Moçambique, onde recebeu os prêmios de “Artista Revelação” e “Melhor Voz”. Em 2014, lançou os sucessos Nkata e Dunguissa, que lhe renderam grande notoriedade e carinho do público.

Importa referir que este evento serve para encerrar o programa de actividades do Mês dos Direitos da Mulher, uma iniciativa promovida pela Embaixada de França em Moçambique.

Continuar a ler

Fast Food

Conheça os vencedores dos prémios Mozal

Publicado

aos

O suspense chegou ao fim, e a edição 2024 dos Prémios MOZAL Artes e Cultura já tem os seus grandes vencedores. Em uma noite de celebração e reconhecimento, o júri destacou o talento e a qualidade dos trabalhos apresentados pelos nomeados, tornando a escolha dos premiados uma tarefa desafiadora.

Este ano, os troféus foram entregues a seis artistas que se destacaram nas suas respectivas áreas: Maria Chale (Artes Visuais), Mário Macilau (Fotografia), Jared Nota (Cinema e Audiovisuais), Sumalgy Nuro (Dança), Alberto Correia (Design de Moda e Vestuário) e Xixel Langa (Música). A gala de premiação, transmitida ao vivo, reforçou o compromisso da Mozal e da Kulungwana em incentivar a arte contemporânea moçambicana, promovendo novas criações e proporcionando visibilidade aos artistas do país.

A cerimônia, marcada por momentos emocionantes, foi um verdadeiro tributo ao talento nacional. Para quem perdeu a transmissão, ainda é possível assistir à gala através do canal do YouTube.

Além da celebração dos vencedores, os Prémios MOZAL Artes e Cultura já preparam a edição de 2025.

Desde a sua criação em 2018, os Prémios Mozal Artes e Cultura têm promovido um ambiente de competitividade no setor criativo, contribuindo para o crescimento cultural e o desenvolvimento de competências artísticas.

Continuar a ler