Fast Food
Mel Matsinhe apresenta “Translúcida, Tilu e o Mar”
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2025/09/Xigubo-Daniel-Jacinto-10-1000x600.jpg&description=Mel Matsinhe apresenta “Translúcida, Tilu e o Mar”', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
A multifacetada artista e escritora moçambicana Mel Matsinhe prepara-se para apresentar ao público a sua mais recente obra literária, intitulada Translúcida, Tilu e o Mar, no próximo dia 23 de Setembro de 2025, pelas 17h00, no Galeria do Porto, em Maputo.
O livro sai sob a chancela da Xiluva Arte Edições e aborda a inclusão como chave de solução em relação a desafios de uma comunidade: crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com e sem educação formal, todas têm algo para contribuir para ultrapassar os desafios relacionados ao meio ambiente.
“Quem disse que as crianças não têm ideias valiosas? A partir de um encontro misterioso, a pequena Tilu compreende a dimensão holística na vida e na comunidade, e inicia, assim, um movimento colectivo de resgate da vila”, diz a autora.
Dirigida ao público infanto-juvenil, esta é uma obra que procura elevar o que de melhor existe nas comunidades e nas pessoas.
Translúcida, Tilu e o Mar é a segunda obra infantil da autora, após O Tambor de Nacito, apresentado em 2021.
O evento de apresentação da obra contará com a presença de adolescentes da Escola de Artes Xiluva, e com o actor Dadivo, bem como o escritor Eduardo Quive.
Sobre a autora:
A carreira de Mel Matsinhe é marcada por uma dedicação à liberdade da criança de ser e criar, com especial atenção às crianças no espectro autista, com as quais desenvolve o ensino do piano como terapia.
É fundadora da Escola de Artes Xiluva, e directora do Njingiritana, Festival da Criança . Em 2022, foi reconhecida pela revista Bantumen como uma das 100 personalidades mais influentes da lusofonia.
Matsinhe é um nome incontornável no sector criativo, dado o impacto do seu trabalho dentro e fora do país, onde se destaca como activista para o desenvolvimento deste sector.
Fast Food
Profeta do trap moçambicano inicia a peregrinação rumo ao álbum
O trapper moçambicano Djimetta deu sinais de estar prestes a lançar um novo trabalho intitulado “A Peregrinação 1 – A Caminho do Culto”, através de publicações nas suas redes sociais.
Embora ainda não tenha sido anunciada a data oficial de lançamento, Djimmeta confirmou que haverá uma sessão exclusiva de escuta no próximo dia 9 de Novembro, destinada apenas a 100 pessoas.
O acesso ao evento será pago, reforçando o carácter intimista e seleto da experiência que antecede a chegada do novo projecto.
Fast Food
Novo álbum de Mr Bow já tem nome
O músico moçambicano Mr Bow, depois de muito suspense revelou no dia de hoje o nome do seu novo trabalho discográfico.
A álbum ganhou o nome de “STRONG SHANGANE” e todo o seu conceito gira em torno de um homem podero, dominador de leões como ilustra a foto de capa divulgada pelo artista.
Quando ao tipo de mensagem que Mr Bow vai trazer, até então é um segredo que só será desvendado no dia 30 do mês em curso no lançamento.

Fast Food
“Fala Na Minha Cara” de Twenty Fingers soma 10 milhões
Depois de cinco meses após o lançamento do videoclipe de “Fala Na Minha Cara” de Twenty Fingers, a música já ultrapassou a marca de 10 milhões de visualizações no YouTube, consolidando a sua posição como um dos artistas mais populares do país.