A multifacetada artista e escritora moçambicana Mel Matsinhe prepara-se para apresentar ao público a sua mais recente obra literária, intitulada Translúcida, Tilu e o Mar, no próximo dia 18 de Setembro de 2025, pelas 17h00, no Galeria do Porto, em Maputo.
O livro sai sob a chancela da Xiluva Arte Edições e aborda a inclusão como chave de solução em relação a desafios de uma comunidade: crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com e sem educação formal, todas têm algo para contribuir para ultrapassar os desafios relacionados ao meio ambiente.
“Quem disse que as crianças não têm ideias valiosas? A partir de um encontro misterioso, a pequena Tilu compreende a dimensão holística na vida e na comunidade, e inicia, assim, um movimento colectivo de resgate da vila”, diz a autora.
Dirigida ao público infanto-juvenil, esta é uma obra que procura elevar o que de melhor existe nas comunidades e nas pessoas.
Translúcida, Tilu e o Mar é a segunda obra infantil da autora, após O Tambor de Nacito, apresentado em 2021.
O evento de apresentação da obra contará com a presença de adolescentes da Escola de Artes Xiluva, e com o actor Dadivo, bem como o escritor Eduardo Quive.
Sobre a autora:
A carreira de Mel Matsinhe é marcada por uma dedicação à liberdade da criança de ser e criar, com especial atenção às crianças no espectro autista, com as quais desenvolve o ensino do piano como terapia.
É fundadora da Escola de Artes Xiluva, e directora do Njingiritana, Festival da Criança . Em 2022, foi reconhecida pela revista Bantumen como uma das 100 personalidades mais influentes da lusofonia.
Matsinhe é um nome incontornável no sector criativo, dado o impacto do seu trabalho dentro e fora do país, onde se destaca como activista para o desenvolvimento deste sector.