Connect with us

Lugar de Destaque

LUGAR DE DESTAQUE SEGUNDA SEMANA DE JUNHO

Publicado

aos

A segunda semana de Junho já chegou ao fim, e neste artigo apresentamos alguns assuntos que a marcaram na Cultura e no Entretenimento.  

Começando com o segredo para a internacionalização da carreira musical em Moçambique, estar nas mãos dos irmãos Maricoa, segundo, Dji Tafinha, seguindo a noticias que dá conta que a Tua Tv (TTV), passara a emitir também apartir da GOTV E DSTV, finalizando com King Bibas, que chamou atenção nas redes sociais ao revelar-se que seu contrato com a Sancara Entretenimento, é avaliado em mais de um milhão de meticais.

AFINAL, SEGREDO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA CARREIRA ESTÁ COM OS MARICOAS?

Nos últimos anos, existe um debate em torno da internacionalização da carreira, assim como do sucesso dos artistas no território nacional e internacional. Segundo o artista angolano Dji Tafinha, falando ao programa Batidas da TV Sucesso, o segredo da internacionalização de sucesso da carreira artística, está com os irmão Maricoa, Filomena e Messias.

Segundo revelou o angolano, acompanha os passos dos irmãos e já teve a oportunidade de partilhar várias vezes, palcos Angolanos e Portugueses, o que o mostrou que uma das formas de outros artistas moçambicanos “baterem na Tuga ou em um outro lugar fora de Moçambique” é aprendendo e seguindo os passos desses artistas.

FRED JOSSIAS PREPARA-SE PARA ESMAGAR A CONCORRÊNCIA

Desde a criação do canal Televisivo, Tua TV (TTV), o seu representante Fred Jossias manifestou a vontade de expandir a sua rede para outras operadoras de distribuição de conteúdo, segundo anunciou recentemente o rei dos beefs, Fred Josssias, assim como o seu canal, informaram ao público através das redes sociais e não só, que a sua rede seria estendida de forma a alcançar outras pesssoas que usam as operadoras GOTV e DSTV, onde vão ocupar as posições 714 e 97.

SANCARA INVESTE MAIS DE 1 MILHÃO NA CONTRATAÇÃO DE BIBAS

A Sancara Entretenimento, que recebeu recentemente King Bibas, em seu leque de artistas que pretende apostar em suas carreiras, revelou ao público o valor da contratação da cantora que está acima de 1 milhão de meticais, deixando a opinião pública e os seguidores num delírio, que os levou a não pouparam esforços em elogiar o investimento que segundo escreveram nas redes socais destes artistas é uma “pura demonstração de valorização do trabalho artísticos”.

 

Entrevistas

Brian Mvrtin um artista que nasce dum paradoxo

Publicado

aos

Por

Brian Mvrtin, com o nome de registro Brian Agostinho Jacinto Cumba, nascido no dia 1 de Setembro de 1995, formado em Relações Internacionais e Diplomacia pela Universidade Joaquim Chissano (ISRI) e trabalha como consultor de HST.

Por conta do seu ser tímido, tem dificuldades em expressar-se através de discursos oratórios quanto a assuntos sentimentais, encontrou na música a possibilidade de me expressar, e livrar-se de certos demónios.

“Cantar é terapêutico, é revigorante e acima de tudo é libertador” – Brian Mvrtin

A sua inserção no mundo musical, iniciou em 2012 por de um grande amigo de infância, Bob Gate, que o convidou a gravar a primeira música, embora depois daquela, não tenha regressado com urgência, registado uma paragem de 3 anos, até lançar “Love Tape”, que marca o início da sua jornada profissional na área.

Segundo conta, um dia mexendo no computador de Bob Gate, seu amigo, viu uma instrumental de uma música de Trey Songz que não conhecia na época, que o inspirou a compor durante 3 dias, numa tarde quente na faculdade.

“A minha primeira música nasceu de uma revolta interna. Eu zangava-me comigo mesmo por dizer às pessoas que canto sem ter músicas gravadas para mostrar” – Brian Mvrtin

Embora o convite do seu amigo para entrar em um estúdio de gravação, tenha sido a sua porta de entrada para o mundo artístico, importa referir que durante a sua infância, quando saia da Zona Verde onde residia para a casa do seu tio e avós maternos, para visitar seu tio mais novo, que cultivou nele o meu gosto música e com destaque para o R&b. “Ele ensinou-me a mexer no aparelho de som e no computador, costumava mandar-me trocar os CDs no aparelho e falava-me dos artistas e com ele conheci o Michael Jackson, Brian MckNight e os Boys II man” contou-nos Brian.

Em suas músicas, busca trazer letras profundas e imersivas. Cantando por vezes sobre assuntos que viveu ou que aconteceram no seu meio.

“Cada música minha carrega fragmentos dos meus mais profundos pensamentos e principalmente a minha alma” – Brian Mvrtin

Na música feita em Português, sente-se influenciado por Nelson Nhachungue, Hermínio, Doppaz e Anselmo Ralph, que moldam um pouco da sua apresentação musical, uma vez que cresceu ouvindo o trabalho destes artistas.

Brian Mvtin um artista que nasce dum paradoxo

No dia 6 de Agosto, o músico, pretende lançar o seu primeiro trabalho discográfico, “Paradoxo”, que promete revelar um pouco mais de si ao mundo, uma vez que usa a música como terapia. A sua concepção é acompanhada pela Kodie Clan que o mobilizou para trabalhar nos mínimos detalhes, desde a produção das instrumentais pelos produtores às composições.

O Extended Play, conta com a produção de Mek, Ba6a e Ben-Oni, que trabalharam em faixas compostas por Brian, Hard BVA e Kayneff, gravadas na Flow Music Studios. O Ep Paradoxo nasce da vontade do artista de abordar questões que têm a ver com a sua vida.

Quis focar no facto de eu ser quem cura e quem fere – Brian Mvtin

“O paradoxo em questão é mais literário que filosófico. O Paradoxo de que falo e canto é composto por felicidade e dor”

A música promocional do trabalho, foi “Se soubesses” que retrata uma situação muito comum na vida dos jovens, que apaixonam-se por uma amiga e vivem repreendendo esse amor para que ela não saiba, mas a dado momento a dor não permite mais esconder os sentimentos.

Uma das metas do artista consiste em construir uma banda para o acompanhar em suas actuações, uma vez que pretende cada vez mais explorar a sua capacidade vocálica, e alcançar cada vez mais pessoas com a sua arte.

 

 

 

Continuar a ler

Lugar de Destaque

LUGAR DE DESTAQUE PENÚLTIMA SEMANA DE JUNHO (20-25)

Publicado

aos

Por

Mais uma semana do mês de Junho foi-se e as novidades do mundo da Cultura e Entretenimento não param. Leia abaixo, alguns assuntos que marcaram estes dois mundos.

FESTIVAL RAIZ MOSTRA-SE FRONDOSO NO PROGRAMA

Realiza-se até o dia 02 de Julho, na Cidade de Maputo, a 5ª edição do Festival Raiz, evento de cariz tradicional dedicado à música moçambicana, com vista a resgatar, preservar e divulgar a diversidade cultural enraizada em Moçambique.

Diferente dos outros anos, onde encontrava-se limitado quanto a sua programação, este ano, segundo pode ler-se numa nota divulgada pelo Festival, presente edição do Festival Raiz leva ao público uma programação diferente dos outros anos e itinerante, trazendo diversos espaços com propostas de concertos, cinema, conversas, oficinas, feiras de artesanato, gastronomia e literatura. Para tal, o festival vai realizar uma turnê por quase todos os lugares culturais da Cidade de Maputo, como o Cine Scala, Jardim do Centro Cultural Moçambicano Alemão (CCMA), Camões – Centro Cultural Português, à Fundação Fernando Leite Couto, o Centro Cultural Franco – Moçambicano.

PAULINA CHIZIANE COMPARA EDUARDO MONDLANE A JESUS CRISTO

Paulina Chiziane compara Eduardo Mondlane a Jesus CristoSegundo a escritora Paulina Chiziane, Eduardo Chivambo Mondlane, um dos fundadores e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique, deve ser comparado a Jesus Cristo, uma vez que ambos deixaram tudo para morrer pelos seus.

Segundo escreveu o Notícias, de acordo com Chiziane, Eduardo Mondlane possui um perfil similar ao de Jesus Cristo, porque foi criado numa situação de pobreza, chegou à universidade e largou tudo para vir unir os seus e lutar pela liberdade. Criticou a auto-negação, a busca de novos profetas e a falta da unidade nacional que inclui solidariedade e cultura. A vencedora do “Prémio Camões” criticou igualmente o abandono da medicina tradicional pela moderna, “temos que estudar”.

20 ARTISTAS PREMIADOS NO MOZ HIP-HOP AWARDS

Foram premiados no dia 23 de Junho, no Cine Teatro Gilberto Mendes, na cidade de Maputo, na primeira edição do Moz Hip-Hop Awards, organizado pela Nexta Vida Entertainment. Cerca de 20 artistas nacionais que trabalham em prol do crescimento do Hip-Hop.   

Segundo os organizadores, foram criadas 25 categorias, onde quatro distinções são prémios de menção honrosa a referências do Hip-Hop Nacional. Para a selecção dos artistas, foram olhados como critérios, factos como Popularidade, Criatividade, Qualidade e Repercussão das obras artísticas com referência ao ano 2021. A votação foi feita por 5 júris independentes da produção.

Dos premiados encontramos, Allan com Melhor Vídeo Clipe, Kiba The Seven & Jay Arghh com a música “Acordo De Paz”, que lhes mereceu Melhor Colaboração, Asnepas considerado melhor DJ, Ell Puto melhor Produtor. O título de Melhor Rapper MVP, foi para Dygo Boy, melhor Grupo De Rap Masculino, Trap Boys, melhor Rapper Masculino, Kloro, melhor Rapper Feminino Filady, Djimetta com Salavrados, foi considerado o melhor álbum, Laylizzy, No Fears, melhor Mixtape.  

Melhor Evento De Hip-Hop, Rapódromo; Melhor Programa Radiofónico De Rap – Clássico Hiphop Time; Melhor Grafiteiro – Shot B.Art; Melhor Gladiador – Dragon Rapper (Da Beira); Melhor Grupo De Rap Revelação – 9naconz; Melhor Director De Vídeo – Case Graphics; Melhor Agente Artístico De Hip-Hop – Dj Sidney Gm; Melhor Verso – Gabriel Flames (De Nampula); Melhor Grupo De Rap Gospel – Focus Label; Melhor Rapper Da Década – Duas Caras; Melhor Liricista – Azagaia; Prémio Rapper Activista HIV – Flash Enccy; Prémio “Rap É Compromisso” – Kuatro Ases (Da Beira); Prémio Carreira – Zito Doggystyle; Prémio Mérito Póstumo – Dr. Municua (Djovana) (Da Beira).

Continuar a ler

Lugar de Destaque

Lugar de destaque primeira semana de Junho

Publicado

aos

Por

Lizha James Junho

Mr.Bow e Lizha James celebram a criança em grande

Lizha Só Festas

A primeira semana de Junho, como é tradição, foi marcado pela celebração e exaltação das crianças enquanto flores que nunca murcham.  e para este marcar, os músicos Mr.Bow e Lizha James,  realizaram dois grandes eventos alusivo ao dia internacional da criança, “Lizha Só Festas” e “Bawito e a Pequenada”, que contaram com a presença de músicos nacionais e internacionais, que foram responsáveis por tornar a data especial para os envolvidos.

MELONY E TAMYRIS CANTAM MBALELE A CRIANÇAS NO DIA 1 DE JUNHO

Alusivo ao dia Internacional da criança, as cantoras Melony e Tamyris Moiane, resolveram disponibilizar o áudio visual da música “Mbalele Mbalele”, em referência a uma brincadeira infantil.

 

A música é uma composição de Cleyton David com produção da Crazy Beatz, agora os préstimos visuais, estiveram na responsabilidade de Cr boy Worldwide, para juntos proporcionar um hino para o dia Internacional da Criança em Moçambique.

Mabermuda oferece mais uma guitarra

Mabermuda

O músico moçambicano Mabermuda em representação da sua recém-criada empresa, Maber investimentos, uma plataforma empresarial que promove eventos e projectos que tem por objectivo a valorização dos artistas que muito fizeram para a cultura moçambicana, ofereceu recentemente, mais uma guitarra, e desta vez `ao músico Laquene da província de Gaza.

O feito, está inserido em seguimento dos seus Projectos “um mês uma guitarra e tributo aos músicos moçambicanos em vida”. Laquene, natural do distrito de Mandlakazi para além duma guitarra, recebeu um valor de 11.000.00 mt proveniente de pessoas presentes na cerimónia, enquanto que  o músico Isac Matusse, natural de Xai-Xai, na categoria de tributo aos músicos moçambicanos em vida, recebeu da Maber Investimentos um cheque no valor de 30 mil meticais.

Continuar a ler