Uncategorized
Deltino Guerreiro conquista “Melhor Voz Masculina” pela segunda vez consecutiva no Ngoma
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2023/12/Deltino-Guerreiro.jpg&description=Deltino Guerreiro conquista “Melhor Voz Masculina” pela segunda vez consecutiva no Ngoma', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
O cantor moçambicano Deltino Guerreiro foi distinguido com o prémio de Melhor Voz Masculina na edição de 2024 do Ngoma Moçambique, consolidando a sua posição de destaque na música nacional. A cerimónia de entrega dos prémios ocorreu na sexta-feira, 14 de março de 2025, na Galeria do Porto de Maputo.
Esta é a segunda vez que Deltino recebe este galardão, tendo anteriormente vencido na mesma categoria em 2016 com a canção “Eparaka”. Além disso, em 2015, foi reconhecido como Artista Revelação Masculina com a música “Okinkela”.
Natural de Montepuez, na província de Cabo Delgado, Deltino Guerreiro lançou recentemente o seu segundo álbum de estúdio, intitulado “Rokotxi”. O título refere-se a uma planta medicinal da região norte de Moçambique, simbolizando resiliência cultural e identidade nacional.
O Ngoma Moçambique é uma iniciativa da Rádio Moçambique que visa promover e valorizar a música e cultura moçambicanas, reconhecendo anualmente os artistas que se destacam no panorama musical do país.
Fast Food
Lenna Bahule promove show especial da Independência de Moçambique no Brasil
A cantora moçambicana Lenna Bahule prepara um espectáculo especial para celebrar o Dia da Independência de Moçambique no Brasil, no próximo dia 25 de Junho.
A artista partilhou o anúncio através das suas redes sociais, onde revelou que o evento será inteiramente dedicado à música moçambicana.
Segundo Lenna Bahule, o show vai destacar grandes nomes da música nacional, numa viagem sonora que promete unir diferentes gerações e estilos. Entre os artistas mencionados estão Kapa Dech, Eugénio Mucavele, Gabriel Chiau, Timbila Muzimba, Magid Mussá e Sheila Jesuíta.
A artista explicou que a ideia é criar um ambiente de celebração e valorização da cultura moçambicana junto da comunidade africana e dos apreciadores da música lusófona no Brasil. “Vamos tocar só música moçambicana”, escreveu Lenna, mostrando entusiasmo com a iniciativa que pretende homenagear Moçambique através da arte e da música.
Além do anúncio do espectáculo, Lenna Bahule aproveitou o momento para pedir ajuda aos seguidores na tradução de algumas expressões em línguas moçambicanas presentes em músicas de Eugénio Mucavele e Kapa Dech, reforçando o interesse em preservar e partilhar a riqueza cultural do país além-fronteiras.
Uncategorized
Flash e Legacy revelam a face do espelho mágico
Os rapper Flash e Legacy juntaram-se mais uma vez para lançar o audiovisual “Espelho Mágico” no Youtube.
A música faz uma reflexão a sobre como cada um leva a sua vida, decisões tomadas e em como elas depois reflectem no futuro e no estado do espírito de cada indivíduo.
A parceria entre os dois artistas já é antiga no hip-hop moçambicano. Flash e Legacy fizeram parte da dupla Micro 2, criada em 2004, onde lançaram vários projectos de destaque como “Andando a Pé” (2007), “Caneta e Papel” (2008), “A Oficina do Conhecimento” (2012) e “Planeta Terra” (2018).
Uncategorized
Allan e Bander lançam “Pensavas Que Era Como?”
O rapper Allan e o trapper Bander juntaram-se para lançar, no dia de ontem, a música “Pensavas Que Era Como?”.
A música já está disponível nas plataformas digitais, com produção de Ell Puto. A mensagem que domina a faixa é a demonstração de poder lírico e superioridade no mercado musical.