Connect with us

Uncategorized

Elvira Viegas celebra 50 anos da sua carreira

Publicado

aos

Elvira Viegas

A Khuzula, produtora do renomado Festival AZGO, anuncia a realização do concerto especial em celebração dos 50 anos de carreira da icónica cantora moçambicana Elvira Viegas. O evento acontecerá no dia 22 de novembro de 2024, a partir das 18horas, no Centro Cultural Moçambique China, e promete ser uma homenagem emocionante à trajetória artística desta artista que tem sido uma verdadeira referência na música moçambicana.

Elvira Viegas, cuja carreira teve início num grupo coral no bairro de Mafalala, conquistou o coração de gerações, encantando e inspirando milhares de fãs ao longo de cinco décadas. A sua música transcende fronteiras e é uma parte fundamental do património cultural de Moçambique.

Neste concerto, Elvira compartilhará o palco com diversos artistas nacionais que foram parte da sua jornada, incluindo Sizaquel Mathombe, Ivone Viegas, Orquestra XIQUITSI, Nelton Miranda, Bernardo Domingos, Djivas, Fadir, Machote, Livio, Ivete, Sacres, Valy, Raimundo,Alvin Cossa, Mangovia, ACCD Ungasoly  entre outros.

O evento será uma viagem musical que narrará a rica história da carreira de Elvira Viegas, destacando as suas influências e contribuições significativas para a cultura artística do país. Este concerto tem como objetivo não apenas celebrar o talento inegável de Elvira, mas também reconhecer a sua dedicação e o impacto duradouro que ela teve no panorama musical de Moçambique.

A celebração perspectiva-se que seja única, onde a artista, promete proporcionar os expectadores uma noite repleta de emoção e recordações, dos grandes êxitos que perfazem os 6 álbuns lançados, intitulados “Ndzi Xikala Vitu”, “Tlanga U Pimela”, “Kusuhi na Mine”, “The Besto of Elvira Viegas”, “Tsendeleka” e ultimo “Ora Chegou”, cujas músicas mais populares são “lirere”, “tiva taku”, a “Lirandzo”, “Vakwini Vapsele Vanga”, entre outras faixas.

De salvaguardar que o portfólio artístico da Elvira é composto por mais de 100 músicas registradas cujo 99% delas provém dos poemas escritos em português que foram posteriormente traduzidos e moldados para composição musical numa curadoria exclusivamente realizada pela artista.

Continuar a ler

Uncategorized

Deltino Guerreiro conquista “Melhor Voz Masculina” pela segunda vez consecutiva no Ngoma

Publicado

aos

Deltino Guerreiro

O cantor moçambicano Deltino Guerreiro foi distinguido com o prémio de Melhor Voz Masculina na edição de 2024 do Ngoma Moçambique, consolidando a sua posição de destaque na música nacional. A cerimónia de entrega dos prémios ocorreu na sexta-feira, 14 de março de 2025, na Galeria do Porto de Maputo.

Esta é a segunda vez que Deltino recebe este galardão, tendo anteriormente vencido na mesma categoria em 2016 com a canção “Eparaka”. Além disso, em 2015, foi reconhecido como Artista Revelação Masculina com a música “Okinkela”.

Natural de Montepuez, na província de Cabo Delgado, Deltino Guerreiro lançou recentemente o seu segundo álbum de estúdio, intitulado “Rokotxi”. O título refere-se a uma planta medicinal da região norte de Moçambique, simbolizando resiliência cultural e identidade nacional.

O Ngoma Moçambique é uma iniciativa da Rádio Moçambique que visa promover e valorizar a música e cultura moçambicanas, reconhecendo anualmente os artistas que se destacam no panorama musical do país.

Continuar a ler

Uncategorized

Boneca Barbie Humana sai em defesa de Neyma e Nelson Nhachungue

Publicado

aos

A apresentadora da TV Boneca Barbie Humana manifestou-se sobre o caso do casal Neyma e Nelson Nhachungue, que recentemente recebeu uma notificação do tribunal e teve bens penhorados devido a uma dívida.

Em suas redes sociais, Barbie pediu empatia e cautela ao falar sobre a situação, afirmando que ninguém está livre de ter pendências financeiras.

Continuar a ler

Lugar de Destaque

Ethale lança concurso “Conexões Positivas” para engajar jovens na luta contra o HIV/SIDA

Publicado

aos

Por

Ethale Concurso de Narrativas Visuais

No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o HIV e SIDA e da celebração do Vigésimo Aniversário do Plano do Presidente dos Estados Unidos para o Alivio da SIDA (PEPFAR), a Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique, em parceria com a Ethale Publishing, anuncia o lançamento do Concurso de Narrativas Visuais “Conexões Positivas”.

A iniciativa incentiva jovens moçambicanos, entre 15 e 24 anos, a usarem as suas vozes e criatividade para combater o estigma relacionado ao HIV/SIDA e promover uma mensagem de inclusão, esperança e solidariedade.

O objectivo do concurso é mostrar, através de vídeos curtos, como as pessoas que vivem com HIV podem levar vidas saudáveis e realizadas, desafiando estigmas e preconceitos ainda profundamente enraizados na sociedade. 

Os vídeos devem ser criativos, originais e impactantes, com uma duração de 30 a 60 segundos, e abordar temas como aceitação, apoio, cuidados, tratamento e qualidade de vida.

Além de publicarem os vídeos no grupo oficial do Facebook “Conexões Positivas”, os participantes devem incluir frases de impacto que resumam as suas mensagens, acompanhadas do lema: #UnindoVidasContraoHIV. Dois vencedores serão reconhecidos: o “Vídeo Mais Popular”, avaliado pelo público com base em interações, e o “Melhor Vídeo Temático”, escolhido por um júri técnico.

Ambos receberão um prémio pecuniário no valor de 30.000,00Mts e diplomas assinados pelo Embaixador dos EUA em Moçambique.

Mais do que um concurso, “Conexões Positivas” é um movimento para transformar narrativas e inspirar acções concretas. Os jovens são convidados a refletir e criar conteúdos que ajudem a construir uma sociedade onde todas as pessoas, independentemente do seu estado de seroprevalência, sejam respeitadas e incluídas. 

Aos interessados, para mais informações, devem aceder ao regulamento disponível no grupo do Facebook “Conexões Positivas” ou entrar em contacto com a Ethale Publishing, com sede na Rua Bento Mukhesswane no 98 em Maputo e contacto: 258 84 136 66 64.

Continuar a ler