Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
Armindo António lança “Amores e outras cores” – Xigubo
Connect with us

Uncategorized

Armindo António lança “Amores e outras cores”

Publicado

aos

A Catalogus lança, no dia 14 de Junho, às 18 horas, o livro Amores e outras cores, da autoria de
Armindo António, no Instituto Guimarães Rosa – Centro Cultural Brasil-Moçambique, em
Maputo, com a apresentação de Aissa Mithá Issak.

Neste Amores e outras cores, Armindo António traz-nos uma narrativa que leva-nos a concluir
que o verdadeiro amor transcende as barreiras raciais. Alves Pereira da Veiga, um engenheiro
recém-formado, chega a Moçambique vindo de Portugal, cheio de sonhos e ambições. Como que por uma escolha do destino, os seus caminhos cruzam-se com os de Melinha, uma mulher negra moçambicana por quem, contra tudo e todos, se entrega por completo.

Conhecer o romance protagonizado por Melinha e Alves é um convite a voltar no tempo e
reflectir sobre a miscigenação, uma realidade muito presente na sociedade moçambicana. É
também uma oportunidade para perceber que, durante o período colonial, muitas histórias de
amor infelizmente não conseguiram resistir às limitações impostas pelas leis coloniais.

Tal como no seu primeiro livro Sobreviver ao fogo (2023), Armindo António traz-nos, em
“Amores e Outras Cores”, uma escrita carregada de perspicácia e direcção, sendo profundo e
sensível ao mesmo tempo. As desavenças familiares, a tradição e o amor são temáticas
predominantes neste livro, onde o autor apresenta uma escrita afinada, assertiva, que leva o leitor para dentro da história, apresentando as personagens e os enredos de forma subtil.

O livro é editado pela Catalogus e será apresentado por Aíssa Mithá Issak , numa sessão que
contará com leituras de Marcela Matimbe.

Armindo António nasceu a 7 de Setembro de 1963, na Cidade de Inhambane, Bairro de
Mucucune. Fez o ensino primário na então Escola Carvalho Araújo, em Inhambane. Foi dos
primeiros estudantes a beneficiar da bolsa de estudos na República de Cuba, em 1977, onde
estudou de 5a a 8a classes. Voltando à terra, frequentou e concluiu o ensino secundário e o médio, na Escola Secundária Emília Daússe, em Inhambane. Licenciou-se em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane. É jurista de profissão. Publicou em 2023 a obra “Sobreviver ao fogo”.

Continuar a ler

Uncategorized

Deltino Guerreiro conquista “Melhor Voz Masculina” pela segunda vez consecutiva no Ngoma

Publicado

aos

Deltino Guerreiro

O cantor moçambicano Deltino Guerreiro foi distinguido com o prémio de Melhor Voz Masculina na edição de 2024 do Ngoma Moçambique, consolidando a sua posição de destaque na música nacional. A cerimónia de entrega dos prémios ocorreu na sexta-feira, 14 de março de 2025, na Galeria do Porto de Maputo.

Esta é a segunda vez que Deltino recebe este galardão, tendo anteriormente vencido na mesma categoria em 2016 com a canção “Eparaka”. Além disso, em 2015, foi reconhecido como Artista Revelação Masculina com a música “Okinkela”.

Natural de Montepuez, na província de Cabo Delgado, Deltino Guerreiro lançou recentemente o seu segundo álbum de estúdio, intitulado “Rokotxi”. O título refere-se a uma planta medicinal da região norte de Moçambique, simbolizando resiliência cultural e identidade nacional.

O Ngoma Moçambique é uma iniciativa da Rádio Moçambique que visa promover e valorizar a música e cultura moçambicanas, reconhecendo anualmente os artistas que se destacam no panorama musical do país.

Continuar a ler

Uncategorized

Boneca Barbie Humana sai em defesa de Neyma e Nelson Nhachungue

Publicado

aos

A apresentadora da TV Boneca Barbie Humana manifestou-se sobre o caso do casal Neyma e Nelson Nhachungue, que recentemente recebeu uma notificação do tribunal e teve bens penhorados devido a uma dívida.

Em suas redes sociais, Barbie pediu empatia e cautela ao falar sobre a situação, afirmando que ninguém está livre de ter pendências financeiras.

Continuar a ler

Lugar de Destaque

Ethale lança concurso “Conexões Positivas” para engajar jovens na luta contra o HIV/SIDA

Publicado

aos

Por

Ethale Concurso de Narrativas Visuais

No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o HIV e SIDA e da celebração do Vigésimo Aniversário do Plano do Presidente dos Estados Unidos para o Alivio da SIDA (PEPFAR), a Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique, em parceria com a Ethale Publishing, anuncia o lançamento do Concurso de Narrativas Visuais “Conexões Positivas”.

A iniciativa incentiva jovens moçambicanos, entre 15 e 24 anos, a usarem as suas vozes e criatividade para combater o estigma relacionado ao HIV/SIDA e promover uma mensagem de inclusão, esperança e solidariedade.

O objectivo do concurso é mostrar, através de vídeos curtos, como as pessoas que vivem com HIV podem levar vidas saudáveis e realizadas, desafiando estigmas e preconceitos ainda profundamente enraizados na sociedade. 

Os vídeos devem ser criativos, originais e impactantes, com uma duração de 30 a 60 segundos, e abordar temas como aceitação, apoio, cuidados, tratamento e qualidade de vida.

Além de publicarem os vídeos no grupo oficial do Facebook “Conexões Positivas”, os participantes devem incluir frases de impacto que resumam as suas mensagens, acompanhadas do lema: #UnindoVidasContraoHIV. Dois vencedores serão reconhecidos: o “Vídeo Mais Popular”, avaliado pelo público com base em interações, e o “Melhor Vídeo Temático”, escolhido por um júri técnico.

Ambos receberão um prémio pecuniário no valor de 30.000,00Mts e diplomas assinados pelo Embaixador dos EUA em Moçambique.

Mais do que um concurso, “Conexões Positivas” é um movimento para transformar narrativas e inspirar acções concretas. Os jovens são convidados a refletir e criar conteúdos que ajudem a construir uma sociedade onde todas as pessoas, independentemente do seu estado de seroprevalência, sejam respeitadas e incluídas. 

Aos interessados, para mais informações, devem aceder ao regulamento disponível no grupo do Facebook “Conexões Positivas” ou entrar em contacto com a Ethale Publishing, com sede na Rua Bento Mukhesswane no 98 em Maputo e contacto: 258 84 136 66 64.

Continuar a ler