Fast Food
“A voz dos que não têm voz” inaugura na Beira

- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2024/01/Imagem-WhatsApp-2024-01-24-as-18.37.38_ab686a6c.jpg&description=“A voz dos que não têm voz” inaugura na Beira', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
A exposição fotográfica intitulada “A voz dos que não têm voz” será inaugurada na Sexta-feira (26 de Janeiro), às 09 horas, nas instalações da livraria Fundza, localizadas na Cidade da Beira. Trata-se de uma mostra resultante de um Workshop dedicado à formação em fotografia, com base na técnica de Photovoice, um mecanismo usado para amplificar “A voz dos que não têm voz”.
Fruto da colaboração entre o Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (CISP) e a Associação Literária Kulemba, o trabalho insere-se no quadro do Projeto de Cooperação Internacional Pro-PAZ – Cultura para promoção da Paz, Reconciliação e Coesão social, cofinanciado pela União Europeia e que tem o escopo de contribuir para a consolidação da Paz em Moçambique, promovendo uma iniciativa de Reconciliação Nacional baseada em atividades culturais e na participação ativa da sociedade civil em âmbito nacional e, de maneira particular, dos grupos mais vulneráveis e das comunidades mais afetadas pelo conflito nas Províncias de Tete, Manica e Sofala.

De acordo com a nota de imprensa emitida pela equipa de produção, pretende-se, com a iniciativa – que é fruto da longa experiência do CISP em abordagens Art for Social Change – , incentivar a mudança da atitude colectiva em relação aos direitos humanos, sobretudo das pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Por meio da fotografia, os participantes trazem novas ideias e perspetivas que aumentam a conscientização sobre questões sociais importantes ou negligenciadas na comunidade.” – lê-se no documento que descreve a iniciativa envolve seis organizações da sociedade civil, grupos culturais, além de ativistas a artistas da cidade da Beira e dos distritos de Cheringoma, Chibabava, Dondo, Gorongosa e Nhamatanda que trabalham com a temática da paz e reconciliação em Moçambique e temáticas sociais, tais como gênero, direitos humanos, direitos das crianças e adolescentes.
A técnica de PHOTOVOICE se constitui como um processo de engajamento e pesquisa pelo qual as pessoas – muitas vezes aquelas com poder limitado devido à pobreza, barreiras linguísticas, raça, classe, etnia, gênero – usam fotos ou vídeos para capturar aspetos importantes e problemáticos de seu ambiente e contexto, tanto em nível individual e comunitário, e compartilhá-los com os outros. As fotos são acompanhadas de pequenos textos ou citações relacionadas às imagens. Por meio da fotografia, os participantes trazem novas ideias e perspetivas que aumentam a conscientização sobre questões sociais importantes ou negligenciadas na comunidade.

Fast Food
Kátia Agy necessita urgentemente de doações de sangue para cirurgia

A cantora moçambicana Kátia Hassane Agy, conhecida artisticamente como Kátia Agy, encontra-se internada nas Urgências de Ginecologia do Hospital Central de Maputo (HCM), necessitando urgentemente de doações de sangue para uma cirurgia iminente.
Segundo informações divulgadas nas redes sociais, a artista já recebeu uma primeira transfusão, mas ainda são necessárias mais unidades de sangue para prosseguir com o tratamento.
Fast Food
Após o perdão, Fred torna-se patrão de Dygo

O rapper e apresentador moçambicano Dygo Boy Juros tornou-se a nova contratação da Tua Tv, na responsabilidade de Fred Jossias. A informação foi avançada através das redes sociais da Televisão, no dia de hoje 8 de junho.
Esse momento ganha contornos dramáticos se lembrarmos o histórico entre Dygo e Fred, os dois estiveram separados durante um período, marcados por um beef em que Fred o ofendeu publicamente.

Contudo, com este novo contrato, parece ter início uma reconciliação tácita, Dygo assume agora um lugar autorizado na direção de Fred, evidenciando o amadurecimento profissional de ambos e a capacidade de superar divergências em prol da criação de conteúdo de qualidade para a audiência moçambicana.
Fast Food
“Não há via rápida, deixem as cobras em Paz” – Zebito

Conhecido como o cidadão mais confuso das redes sociais, Zebito fez declarações marcantes durante a sua participação no podcast “Tu Pra Tu”, apresentado por Young Ricardo.
Segundo ele, muitos jovens em Moçambique têm recorrido a caminhos duvidosos na tentativa de alcançar riqueza de forma fácil, incluindo a procura por curandeiros e até o uso de animais como cobras, acreditando que isso lhes trará prosperidade imediata.
Contudo, Zebito alerta que “a fatura dessa escolha é tão alta que muitos não conseguem pagar no final do dia”. Para ele, a verdadeira solução está na perseverança. “Não há ninguém insistente em algo que falhe”, afirmou, incentivando os jovens a acreditarem nos seus sonhos e a apostarem no trabalho árduo e contínuo como o caminho mais seguro e duradouro para o sucesso.