O cantor Yazy encontra-se no centro de uma nova controvérsia nas redes sociais após uma publicação em que fez um apelo à paz e unidade entre os moçambicanos, no contexto das tensões sociais e políticas que o país atravessa.
Em seu post, Yazy pediu aos seus seguidores para não focarem em sua condição financeira, altura ou capacidade, mas sim nas suas palavras de conselho. “Sei muito bem que não sou a pessoa certa para aconselhar-vos, mas desejo muita paz para todos nós. Porque no final de tudo somos todos irmãos e somos todos moçambicanos”, escreveu o artista. Ele usou a metáfora de “onde lutam dois elefantes, o capim é que sofre” para ilustrar sua visão da situação.
A resposta do público, porém, foi dura. Muitos seguidores criticaram o que consideram uma falta de compreensão de Yazy sobre o real sentido do movimento popular em Moçambique. Comentários como o de Respekt Khoza destacaram que a expressão usada pelo cantor não reflete a realidade do conflito, enfatizando que, para muitos, esta luta não é apenas entre forças poderosas, mas sim entre o povo moçambicano e o sistema vigente.
Outro seguidor, Jorge Herculano Guiamba, afirmou que os cidadãos são, na verdade, os protagonistas da luta, enquanto outros como Melho Sousa e Alberto Luis Nhanala ironizaram a falta de clareza e firmeza de Yazy ao se pronunciar sobre o assunto.