Fast Food
SOMAS quer que artistas estrangeiros paguem impostos em Moçambique
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2023/11/Matias-Damasio.jpg&description=SOMAS quer que artistas estrangeiros paguem impostos em Moçambique ', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
Desde há muito que se debate sobre a valorização das artes e dos fazedores da mesma em Moçambique. Recentemente, o secretário-geral da Associação Moçambicana de Autores (SOMAS), José Manuel Luís, concedeu uma entrevista ao jornal “O País”, na qual discutiu esses elementos pertinentes no espaço físico e digital.
Falando em valorização, José entende que há uma necessidade de criação de estatuto do artista, para definir o valor do artista moçambicano diante dos outros.
“O nosso artista moçambicano é valorizado dependendo do seu calibre que ele tem ou da popularidade fora. Em Moçambique, não temos o estatuto do artista. Um instrumento que poderia conferir o aspecto profissional ao artista ” disse o secretário-geral da Somas.
Reagindo à polémica envolvendo o artista Angolano, Matias Damásio, que carregou em Moçambique mais de 2 milhões de meticais para Angola, em detrimento do artista nacional, José, defende, que deve se criar mecanismos que obriguem estrangeiro a pagar impostos para dinamizar a indústria nacional.
” O nosso governo deve pôr balizas para que esses indivíduos tenham de pagar esse valor que andam a recolher aqui em Moçambique paguem bom imposto. Nós não estamos a dizer que eles não devem ganhar, dois milhões de Meticais, mas devem, sim, deixar uma boa parte ao país, para ajudar a indústria nacional através do pagamento do imposto. Não pode haver disparidade no tratamento dos artistas” sublinhou José.
Fast Food
MC Roger acordou e quer lançar música de verão
O conceituado artista moçambicano MC Roger anunciou recentemente nas suas redes sociais que está a preparar o lançamento de uma nova faixa-verão, em colaboração com Yola Reis e Mito Chocolatinho.
Este single surge como parte da sua habitual estratégia de marcar a estação quente.
Fast Food
K9 roubou Rainha da Sucata dos New Joint para cuidar melhor
Durante a sua recente participação no Podcast Vision Cast, o rapper moçambicano K9 revelou um detalhe curioso sobre a trajectória da artista Rainha da Sucata.
Segundo K9, a cantora chegou a integrar a New Joint, mas acabou por sair após ele perceber que o grupo “ainda não estava a dar a devida atenção a aquele talento”.
O artista contou que decidiu retirá-la do grupo para orientá-la de forma mais próxima, acreditando no seu potencial artístico.
Fast Food
“Demoramos entender MC Roger, ele tem o segredo do sucesso” – K9
O rapper moçambicano K9 deu uma declaração reveladora no mais recente episódio do podcast Vision Cast, onde partilhou uma visão estratégica sobre o caminho que muitos artistas subestimam, exposição, networking e frequência dos ambientes certos.
Este conselho surge no contexto da sua própria trajectória, em que o artista explica ter percorrido espaços de bastidores, eventos, encontros de negócios locais “fora do palco” para se posicionar no lugar certo e captar oportunidades que, segundo ele, a maioria ignora ou confunde com mera aparência.
K9 lembrou ainda o exemplo do músico MC Roger, referindo-se a ele como alguém que “se expôs a certos meios para poder sobressair” e acabou por chegar ao nível que agora ocupa. K9 considera que muitos demoraram a perceber que MC Roger não estava apenas “a viver de aparências”, mas estava a trabalhar estrategicamente “a se colocar no lugar certo, para captar”.