Connect with us

Fast Food

Pesquisador Brasileiro estuda programas moçambicanos de Hip-Hop

Publicado

aos

Pesquisador Brasileiro estuda programas moçambicanos de Hip-Hop

O pesquisador brasileiro e professor universitário Carlos Guerra, após estudar o “Rap no espaço Lusófono”, onde em Moçambique interagiu com o falecido rapper Azagaia, regressa mais uma vez para estudar os programas de rádio nacionais que estão estreitamente ligados ao movimento Hip-Hop.

As cidades de Maputo e Beira, situadas nas regiões sul e centro do país, são destaque nesse cenário. Em Maputo, os programas “Clássico Hip-Hop Time“, apresentado pelo radialista e DJ Hélder Leonel na Cidade FM, e “Radiação Hip-Hop” comandado por Pier Dogg na Rádio Terra.

Na cidade da Beira, os programas “Puro Hip-Hop”, apresentado por Av Sistematic na Rádio Pax, “Classic Hip-Hop“, na voz de Ksilva na Rádio Clássica, e “Alma do Hip-Hop“, com Canibal (Rádio Cidade – Beira).

Essa abordagem será apresentada durante o “Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom” com o tema “Cenário do Rap em emissoras de Rádio nas cidades da Beira e Maputo em Moçambique: Contribuições e Questões Críticas“, cuja data será oportunamente anunciada. Além disso, o professor e rapper brasileiro Carlos Guerra, de Mossoró, apresentará as “Estratégias de Comunicação da Música Rap em Países de Língua Oficial Portuguesa”.

Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior, carinhosamente tratado como Carlos Guerra, é um professor, pesquisador e rapper  que concedeu uma entrevista exclusiva em 2018 sobre a vida e obra do falecido músico moçambicano de intervenção social, Azagaia), durante sua pesquisa sobre o rap em Moçambique.

Continuar a ler

Fast Food

Trovoada vs Epaitxoss: “Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”

Publicado

aos

“Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”, foi desta forma que O rapper e gladiador Trovoada Momed, começou a sua saga de respostas ao seu homólogo Epaitxoss One, depois do gladiador ter chamado-o “lambe-botas” e ainda ter dito que Shabba Wonder é melhor que ele.

Até então, Epaitxoss ainda se manifestou, mas também não se espera que o faça, pois já disse que aguarda um combate nacional contra todos os lambe-botas do RAPÓDROMO, para que possam mostrar trabalho e não só pular escadas para estar nas internacionais.

Já os seguidores de Trovoada e Epaitxoss, reagiram na espeança de que os dois gladiadores resolvam o mal-entendido no ringue. Uns têm a certeza de que Trovoada não reúna condições para um frente a frente conta o “Construtor de Campas”, outros acham que pode ser uma batalha equilibrada. Qual é a sua opinião?

Continuar a ler

Fast Food

Stewart Sukuma chora a morte de Moisés Mandlate, ícone da marrabenta

Publicado

aos

Numa publicação nas suas redes sociais, Stewart Sukuma, músico moçambicano, prestou uma homenagem a Moisés Mandlate, um dos mais importantes nomes da indústria musical do país. Mandlate, membro fundador da Orquestra Djambo e autor da icónica canção “Elisa Goma Saia”, é reconhecido como um dos criadores da marrabenta.

Sukuma compartilhou memórias de sua interação com Mandlate, destacando o momento em que compunha a música “Xitchuketa Marrabenta” e conheceu o músico que acabava de perder a sua única guitarra e como forma de mostrar respeito e motivar, entregou uma guitarra elétrica a Mandlate, que havia sido vítima de roubo.

Sukuma descreve Mandlate como uma fonte inestimável de histórias e conhecimentos sobre a música e a vida, lamentando a perda de oportunidades para aprender mais sobre a marrabenta directamente consigo.

O texto, fecha suas condolências à família enlutada, com um profundo agradecimento e um último adeus a Moisés Mandlate, cujo legado e contribuição para a música moçambicana serão lembrados e celebrados para sempre.

Continuar a ler

Fast Food

Conheça o primeiro moçambicano a adquirir o Cybertruck de Elon Musk

Publicado

aos

Zeus do Indico

José Alface, conhecido artisticamente como Zeus do Índico, tornou-se o primeiro moçambicano a dirigir uma Cybertruck, o revolucionário veículo eléctrico produzido pela Tesla, empresa de Elon Musk.

A informação foi avançada pelo artista através das suas redes sociais, onde exibiu a sua nova máquina e ainda disse ser a prova de balas.

Alface, além de músico, é um desenvolvedor de software moçambicano que tem-se destacado no mercado tecnológico dos Estados Unidos. Com mais de 10 anos de experiência na área, incluindo 6 anos na Adobe em São Francisco.

Nascido na Cidade da Beira, Alface tem sido um orgulho para Moçambique, não apenas por suas habilidades musicais, mas também por suas conquistas no campo da tecnologia.

Continuar a ler