A música “Maboazuda” pertencente à Ziqo, foi um sucesso nacional por conta da sua mensagem, assim como pela forma inovadora coma a instrumental foi produzido, uma vez que entregava ao mercado musical algo novo e nunca escutado antes.
Mas o que poucos sabem é o nome do responsável pela produção da instrumental dessa musica.
A história de criação dessa música confundi-se com a da criação do Pandza, ritmo moçambicano criado por DJ Ardiles que o foi o homem a entregar o primeiro Pandza no mercado através da música “Maboazuda” de Ziqo.
A instrumental dessa música, foi criada num momento onde Ardiles, ainda tinha como seu laboratório o estúdio de N’Star que criava um ritmo com a base rap na tentativa de criar um produto único que não fosse confundido com nenhum que deu o nome de “Dzukuta”.
Nesse processo, Ardiles gostou da ideia, mas resolveu fazer alguns arranjos e trocar a base rap por uma do Dzukuta por uma “dancehall”, que entregou a Ziqo para gravar “Maboazuda”.
A música foi um sucesso de tal forma que todos queriam saber qual é o nome e Ziqo chamou de “Pandza”, embora Ardiles seu criador já tinha dado o nome de “Monza”.
Mais notícias :
- Supostamente embriagado, Killua envolve-se num acidente
- Zaira Bila lança “Erga-se: Em cada tribulação, há uma bênção”
Essa narrativa, foi revelada por N’Star um dos criadores do estilo Pandza, durante a sua passagem pelo podcast “Vinyl”.