Entrevistas
“Mutumbela Gogo, é um grupo teatral que soube honrar a arte” – DAVID ABÍLIO
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O Mutumbela Gogo primeiro grupo teatral profissional em Moçambique, completa neste ano, 36 anos de existencia, o que levou o Dramaturgo e Coreógrafo moçambicano, David Abílio que acompanhou de perto o processo de criação e evolução do grupo, a relembrar e exaltar os feitos deste grupo.
Em conversa com a Xigubo, David, revelou que a criação do Mutumbela simboliza a dinamização do teatro em Moçambique e os seus trabalhos não só influenciaram assim como influenciam na criação de novos grupos teatrais que seguem a mesma linham de teatro Moçambicano e trazendo conteúdos educativos que ajudam no desenvolvimento da arte assim como do país.
Para o dramaturgo deve se olhar para o grupo teatral como um exemplo a seguir, uma vez que apesar de todas dificuldades que este atravessou conseguiu se firmar no território nacional e internacional, sem preocupar-se com os obstáculos que enfrentam, mas sim, focando apenas em melhores maneiras para trazer conteúdos de qualidade com objectiv o de agradar ao público por estes criados. E ainda sobre a questão de criação de públicos, David Abílio olha para a inclusão de outras áreas da arte em peças teatrais, como uma das melhores estratégias usadas pelo Mutumbela para o eriquecimento do teatro nacional, criando e apliando desta forma o seu público.
David Abílo para além de ter acompanhado de perto o crescimento do grupo teatral revelou ser um grande apreciador do trabalho da Mutumbela de tal forma que ainda guarda em sua memória algumas peças que o marcaram.
Segundo contou, o poema “Nove Horas” de Rui Nogar, foi uma das várias peças teatrais que mais o impressionaram pela qualidade e criatividade em dramatizar e transformar um poema num trabalho de se “abanar a cabeça” para além de terem transformado a imaginação que todos tinham quando liam ou ouviam o poema em realidade.
“Apesar de tudo não se acomodem” foi o conselho deixado por David Abílio para o Mutumbela Gogo, e ainda disse que nunca se chega a meta quando se trata da arte, mas devem alegrar-se com os resultados obtidos, apesar das dificuldades e perdas que o grupo tem ultrapassado nos últimos anos.
E olha para a realização e criação de Festivais, escolas e faculdades que impulsionam o desenvolvimento do teatro e artes no geral de forma profissional e descentralizada, como resultado da luta pela profissionalização do teatro a 35 anos atrás pela Mutumbela Gogo, onde destacou o Festival de Teatro de Inverno, a Escola de Comunição e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Faculdade de Ciências da Linguam, Comunicação e Artes na Universidade Pedagógica (UP).
De lembrar que David Abílio Coreógrafo e encenador, dirigiu a Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD) durante 12 anos. O seu espectáculo mais conhecido em Moçambique é o “Sol Nasceu”, que ganhou em 1985 um prémio do governo moçambicano e já fez parte do conselho no Ministério da Cultura de Moçambique.
Entrevistas
AOPDH prepara primeiro show a solo
O grupo AOPDH prepara-se para realizar o seu primeiro show a solo, intitulado Peta Trap no dia 12 de outubro, no Centro Cultural Moçambicano Alemão, na cidade de Maputo,
Para o grupo, o evento marca um momento especial na carreira do grupo, que tem construído sua trajectória com parcerias, mas agora celebra a realização de um show próprio.
Em entrevista, os membros do grupo afirmaram que este é um dos primeiros eventos onde têm total controle criativo, o que proporcionará uma experiência mais próxima e personalizada para o público.
Segundo a AOPDH, o show será uma oportunidade única para os fãs verem de perto uma performance que reflecte directamente a essência do grupo, com músicas que abordam questões da sociedade de forma sincera e sem filtros.
Durante a entrevista destacaram a importância de cantar em línguas locais, como tem feito em seus trabalhos, o que representa o cotidiano e a cultura do sul de Moçambique. Para eles, a música vai além do mercado e do marketing, sendo uma forma de expressão autêntica, conectando-os ao público de maneira significativa.
Os integrantes da AOPDH também ressaltaram que o show será uma chance de criar um espaço de diálogo e interação com os fãs, algo que ainda é escasso no cenário musical local. O grupo, prometeu uma apresentação que não apenas revela a profundidade de suas letras, mas também oferece uma experiência de palco memorável, com energia e proximidade.
“Acreditamos que quem vai nos conhecer no show, vai ter uma boa experiência de certeza” disse Phiskwa membro da AOPDH. Este show, cujo a entrega está condicionada ao pagamento de 100 a 200 meticais,terá uma transmissão em directo, no Youtube da 16 Cenas.
Entrevistas
Rumo ao seu lugar no rap, Nélio OJ lança “Ninguém Fará por Nós”
O rapper moçambicano Nélio OJ lançou recentemente o seu novo projecto, “Ninguém Fará por Nós”, com uma mensagem clara e urgente: a responsabilidade de transformar Moçambique está nas mãos dos seus cidadãos, especialmente da juventude.
O título da mixtape reflecte o descontentamento de Nélio ao observar que muitos moçambicanos estão a desistir de lutar por um futuro melhor.
Nélio OJ revela que o início da sua carreira foi marcado por desafios. Ao fazer parte de um grupo onde era o único com uma visão interventiva para o rap, teve de se adaptar ao ambiente, algo que, apesar das dificuldades, o ajudou a ganhar experiência na cena musical.
Após a separação do grupo, sentiu-se livre para seguir o seu próprio caminho e dar vida ao estilo de rap que sempre desejou produzir.
“Cometi alguns erros, mas foram esses erros que me tornaram o que sou hoje”, reflete o rapper. Ele destaca que, embora a carreira de rapper em Moçambique seja desafiante, não vê isso como motivo para desistir.
Inspirado pela realidade moçambicana, os desafios sociais, políticos e as dificuldades enfrentadas pela sociedade no dia a dia, Nélio OJ busca utilizar a sua música como um reflexo desses problemas e uma chamada à ação. A mixtape “Ninguém Fará por Nós” é um projecto pessoal, que Nélio descreve como o seu “BI artístico”, um meio para que o público conheça o verdadeiro artista por trás das letras.
OJ cita como influências nomes de peso tanto da cena nacional quanto internacional, como Azagaia, Valete, Emicida, Gabriel o Pensador, MC Marechal, Eminem, J Cole, Nas, Hernâni da Silva e MCK, de quem ele procura absorver elementos que o inspiram a continuar a sua jornada.
O principal objetivo de Nélio com este projecto é evoluir profissionalmente e levar a sua música ao maior número possível de moçambicanos, sejam eles apreciadores de rap ou não. “Quero que as minhas letras sirvam de inspiração para as pessoas, que libertem e curem mentes”, conclui o artista, deixando claro que a sua missão vai além do entretenimento, buscando impactar e transformar vidas por meio da sua arte.
Entrevistas
Franklin Gusmão e Elton Penicela apresentam “Flow da Munhava”
“Flow da Munhava” é o novo trabalho discográfico que uniu mais uma vez Elton Penicela e Franklin Gusmão, para juntos criarem letras com histórias do cotidiano em ritmos moçambicanos e trap.
Disponível em algumas plataformas de streaming, o trabalho colaborativo oferece uma experiência auditiva única. Em uma entrevista a Xigubo, Franklin Gusmão revelou as inspirações e o processo criativo por trás deste projecto.
Franklin Gusmão revelou no início da nossa conversa que uma das coisas que mais ama neste projecto é o facto de ter sido feito de forma espontânea, facilitado pela química entre ele e Elton.
Explica ainda que a inspiração para criar o alter ego GUSTTAVO e a mixtape veio da necessidade de representar a terra que viu seus pais crescer, Sofala. Franklin desenvolveu essa vontade quando viveu lá por um tempo, e acredita que a representação é perceptível no sotaque do GUSTTAVO.
O processo criativo por trás das músicas foi simples devido à parceria sólida entre os dois artistas, segundo contam. Elton enviava os beats ou Franklin os pedia, e, com base no que ouvia, reencarnava GUSTTAVO, e o resto se desenrolava naturalmente.
“Não podemos esquecer das nossas raízes” – Franklin Gusmão
Essa facilidade de colaboração resultou em uma fusão harmoniosa de ritmos nacionais e trap, com a intenção de manter a representatividade e não esquecer as raízes culturais. Franklin acredita que não é necessário buscar samples estrangeiros para fazer bons beats, e Elton tem demonstrado isso em suas produções, misturando elementos tradicionais com toques modernos para a nova geração.
A fusão de ritmos presentes em “Flow da Munhava” é um subgênero que os artistas chamam de “808qTwerka”. O 808, um tipo de baixo popular em instrumentais de trap, é programado de maneira não convencional, criando uma batida que incita o público a dançar. Este é o segundo projecto que apresenta esse gênero após “Selesti” com Rober Mavila.
A criação de um alter Ego para expor sentimentos ocultos
Franklin revelou que nunca escreveu as músicas na primeira pessoa; embora alguns o chamem de Gusttavo, apenas interpreta essa persona. Gusttavo não é tratado como uma pessoa, mas como um sentimento, uma ideia, uma representação da luxúria presente nos homens, daí que acredita que todo homem tem pensamentos ocultos que não são expressos por questões de ética.
Gusttavo é a representação desses pensamentos ocultos em sua forma mais pura e sem filtros. Ele afirma que nunca diria ou faria o que Gusttavo diz fazer, mas admite que já teve esses pensamentos, assim como todos nós já tivemos em algum momento.