Warning: mkdir(): Read-only file system in /var/www/easywp-plugin/wp-nc-easywp/vendor/wpbones/wpbones/src/Foundation/Log/LogServiceProvider.php on line 118

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6114
MultiChoice abre portas do emprego para cineastas moçambicanos formados na Zâmbia - Xigubo
Connect with us

Fast Food

MultiChoice abre portas do emprego para cineastas moçambicanos formados na Zâmbia

Publicado

aos

Um dos objectivos da Incubadora de Talentos da MultiChoice (MTF, sigla em inglês) é garantir que o mercado do cinema e televisão de África tenha cada vez mais talentos formados para contar histórias com evidências africanas.

Este é o caso dos jovens cineastas moçambicanos Genilson Matuca e Dulany Sedemo, graduados da turma 2023, depois de 12 meses aprendendo ferramentas indispensáveis para produções audiovisuais na Zâmbia. 

De volta a Moçambique, os profissionais já ganharam inserção no circuito laboral, ao ser acolhidos por uma estação televisiva moçambicana.

Esta conquista é parte dos esforços da MultiChoiceMoçambique em garantir que a sua academia não se dedique apenas à formação, como também abre oportunidades, através de parcerias locais, para que os seus formados possam ter inclusão profissional.

Neste momento, estão criadas as condições para que todo o exercício iniciado na Academia MTF possa ter continuidade e que, a breve trecho, se efective o maior resultado – contar as histórias autênticas africanas.

Esta oportunidade é uma lufada de ar fresco para os dois artistas, à medida que o mercado do cinema e televisão em Moçambique continua abaixo das expectativas, comparando com cenários internacionais.

Aliás, Genilson Matuca e Dulany Sedemoconcordam que a falta de investimentos no sector é um dos calcanhares de Aquiles, mas apreciam a porta que se abriu’, capaz de elevar as suas criações.

Para os jovens recém-formados, o estágio profissional em exercício é fundamental como porta de entrada em grandes projectos. Por exemplo, Matuca diz ter muitos projectos em desenvolvimento – séries e filmes de curta e longa-metragem –, mas sem produto palpável ainda. Por isso, assume que “o maior objectivo da formação ainda não foi cumprido, mas estamos a trabalhar, em colaboração com as turmas passadas e outros profissionais da área, para a produção destas histórias”.

Já Dulany Sedemo, como roteirista, está a preparar uma telenovela e espera que, a qualquer momento, comece a produção desta e outras histórias. Nessa altura, o jovem diz que irá se sentir a contribuir, efectivamente, para contar histórias autênticas africanas.

“Penso que projectos de formação, como MTF, são um bom contributo para isto acontecer, e, a seguir a isto, precisamos trazer investimentos para a área audiovisual, para além de trabalhar no marketing”, sustenta Matuca, acrescentando que “temos muito potencial e riquezas que, aliados ao cinema ou televisão, podiam ser vendidos de forma natural ao mundo fora”. 

Sedemo partilha da mesma opinião, assegurando que o futuro do cinema em Moçambique é muito promissor.

Ainda assim, os profissionais não descartam a possibilidade de apostar no empreendedorismo, até porque é uma das “habilidades que aprendemos na academia”, onde “tivemos técnicas de comoescrever e fazer apresentações de propostas para criação de uma produtora independente”, conta Matuca, em jeito de conclusão

Continuar a ler

Fast Food

Killua aprende a bloquear comentários

Publicado

aos

Por

Killua Rafael lança “Nitaku Lwela”

O cantor moçambicano Killua decidiu bloquear o espaço de mensagens em suas redes sociais após se ver no centro de uma controvérsia. 

As acusações, feitas por um perfil anônimo conhecido como Unay Cambuna, sugerem que o artista teria financiado a construção de sua residência com dinheiro obtido através de actividades ilícitas, incluindo o transporte de substâncias proibidas.

Apesar da crescente pressão por esclarecimentos, Killua optou por não responder diretamente às alegações.

Continuar a ler

Fast Food

Plutónio apoia Moçambique enquanto “os do terreno” cruzam os braços

Publicado

aos

Por

O rapper luso-moçambicano Plutónio manifestou seu apoio ao povo moçambicano diante da tensão política que tem marcado o país.

Durante sua participação recente no Fly Podcast, o artista compartilhou uma mensagem de solidariedade, demonstrando preocupação com os acontecimentos.

“Quero mandar o meu apoio, a minha força. Apesar de musicalmente eu não ser muito político, não deixa de ser um assunto que me entristece. A minha família é moçambicana, a minha mãe é da Beira”, afirmou.

As palavras de Plutónio tocaram fãs moçambicanos, que reconheceram o gesto como um exemplo de empatia e conexão com suas raízes.

Continuar a ler

Fast Food

Mana Cecy: Não sei porquê que estão a me cancelar

Publicado

aos

Após semanas fora do radar digital, a famosa conselheira de lares Mana Cecy ressurgiu em sua página no Facebook, que havia desaparecido após ser cancelada por posicionar-se contra as manifestações em curso em Moçambique.

No vídeo, Cecy aparece vestida de preto, dizendo estar de “luto nacional” e lamentando a polarização que a afastou de sua audiência.

Sem citar explicitamente as manifestações ou seu papel na polêmica, Cecy afirmou não entender os motivos do cancelamento. Contudo, reforçou que “as revoluções devem ser feitas em prol de Moçambique”, sugerindo que as críticas direcionadas a ela poderiam ter sido desnecessárias.

Continuar a ler