Connect with us

Cultura

Melissa Babil e Nelson Faquira trazem nova dinâmica a sétima arte em Moçambique

Publicado

aos

Os cineastas moçambicanos Melissa Babil e Nelson Faquira acabam de regressar da Zâmbia, onde junto de vários jovens africanos foram formados em produção de cinema e televisão.

Segundo escreveu o Jornal Notícias, os artistas beneficiaram de uma bolsa de estudo oferecida pela MultiChoice Moçambique, através da academia MultiChoice Talent Factory, sediada naquele país africano.

A formação, com duração de 12 meses, dos quais seis no formato “online”, pretende ajudar os jovens moçambicanos na narração de histórias inspiradas no quotidiano local.

“O curso é ministrado com o objectivo de fornecer fundamentos cobrindo diferentes vertentes e disciplinas no processo de produção cinematográfica e televisiva”, disse Agnelo Laice, da MultiChoice Moçambique, acrescentando que “interessa formar quadros nacionais que possam contar histórias de qualidade e sobretudo genuínas africanas”.

Continuar a ler

Cultura

Camões libera 50 Passos para a liberdade da ditadura

Publicado

aos

Por: Milton Herminio

O Centro Cultural Português Camões, em Maputo, inaugurou na segunda-feira (1) a exposição “50 Passos para a Liberdade: Da Ditadura ao 25 de Abril”.

Esta exposição visa evocar a viragem histórica representada pelo 25 de Abril, celebrando a conquista da liberdade e a construção da democracia, ao mesmo tempo em que oferece uma visão do passado e perspectivas para o futuro.

A Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril divulgou a história do 25 de Abril entre os jovens, selecionando 50 eventos relevantes do período que vai desde a posse do último presidente do Conselho de Estado, Marcelo Caetano, até à publicação da Lei 7/74, em 27 de julho.

Óscar Monteiro, que foi adjunto de Marcelino na área do ensino, comentou: “Não me cabe fazer estas análises sobre a situação portuguesa”. A primeira notícia que ouvimos na Rádio França Internacional foi sobre “o golpe de Estado em Portugal, desta vez é sério”.

Continuar a ler

Cultura

A pedido do público, Cine-Teatro Scala exibe “Tragédia Da Vingança”

Publicado

aos

O Cine-Teatro Scala atende aos pedidos do público e apresenta, no próximo dia 25 de janeiro, às 18h, o filme “Tragédia Da Vingança”. 

A obra, dirigida por Malegino Benzane, narra a história emocionante de Ndjombo, um adolescente que, após perder a mãe no parto e ser criado pela tia, decide deixar Chókwè e partir para Maputo aos 12 anos em busca de seu pai. 

Envolvendo-se no mundo do crime, Ndjombo lidera uma quadrilha patrocinada pelo comandante da Polícia, conhecido como Chefe Dinheiro. Apesar das adversidades, o protagonista persiste no desejo de encontrar seu pai, e surpresas aguardam quando ele descobre que o pai está mais próximo do que imaginava. 

Mais fast food:

O elenco estelar inclui Laquino Fonseca, Bob Star e Chefe Dinheiro. Os interessados podem garantir seus ingressos directamente no Cine-Teatro, ao preço de 200 MT. Além disso, uma oferta especial de 100MT está disponível para estudantes.

O filme, também pode ser assistido, através da plataforma moçambicana de filmes, NetKanema.

Continuar a ler

Cultura

Kulera apresenta Cálice de Metáforas

Publicado

aos

A Editora Kulera anunciou no dia de hoje, o seu mais recente projeto literário, intitulado “Cálice de Metáforas”, focado na publicação mensal de e-books dedicados à poesia e à prosa poética. 

Este novo empreendimento busca destacar e promover talentos literários no cenário da poesia, proporcionando uma plataforma regular para a divulgação de obras inspiradoras e criativas.

Cada e-book de “Cálice de Metáforas” incluirá uma seleção cuidadosa de poemas ou prosa poética de um ou mais autores, cujas obras serão escolhidas por um júri composto por escritores, poetas e críticos literários. 

Este projecto surge como uma evolução do bem-sucedido “Um Conto por Mês”, realizado ao longo de 2023, que foi totalmente dedicado a textos em prosa, especialmente contos e crónicas.

Continuar a ler