Fast Food
Mário Macilau reage a banana: Carregava a moto também
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2025/10/Xigubo-Daniel-Jacinto-21-1000x600.jpg&description=Mário Macilau reage a banana: Carregava a moto também', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
O fotógrafo moçambicano de renome Mário Macilau reagiu esta semana a uma declaração do humorista Banana por Talento, que contou numa publicação ou vídeo que, durante uma viagem de Maputo a Cabo Delgado, entregava o seu telemóvel a pessoas que encontrava na estrada, para que carregassem o aparelho e deixassem na esquadra mais próxima para ele depois ir buscar já com carga.
Macilau criticou duramente a situação, escrevendo em redes sociais:
“Moçambique é um dos únicos países aonde a crítica é uma ameaça. Ando de mota há mais de 15 anos e tenho experiência. Esse se esqueceu de dizer que manda carregar a mota também.”
Com esta frase, Macilau sugere que a prática contada por Banana por Talento manifesta problemas maiores do que apenas uma “solução criativa” aponta para um ambiente onde criticar é visto como perigoso ou indesejado, e indica que há hipocrisia ou omissões nas narrativas públicas pois, segundo ele, ao mesmo tempo em que um se queixa do facto de não conseguir manter o telefone carregado, também pode valer-se de outras ajudas ou recursos não mencionados.
Fast Food
Maxh usa sua arte para ajudar vítimas das cheias
O criador de conteúdos moçambicano Maxh e a sua esposa realizaram recentemente uma transmissão em directo nas redes sociais com o objectivo de angariar fundos para apoiar as vítimas das cheias que têm afetado várias regiões de Moçambique.
A iniciativa solidária surge num contexto de grande dificuldade para centenas de famílias que perderam bens. A transmissão mobilizou seguidores do casal a contribuírem com donativos em apoio aos mais necessitados.
Os valores arrecadados durante a live foram direcionados às vítimas, através do casal e de parceiros envolvidos na acção, que recorreram à sua influência nas redes sociais para sensibilizar e promover a solidariedade.
Fast Food
Chelseo Pagule sauda primeira dama pelo incansável espirito de trabalho
O criador de conteúdos e assessor de imprensa da Primeira-Dama de Moçambique, Chelseo Pagule, manifestou publicamente a sua admiração pelo trabalho desenvolvido pela esposa do Presidente da República, Gueta Chapo, destacando a sua bravura, dedicação e incansável espírito de serviço ao país.
Numa publicação feita recentemente nas redes sociais, Pagule considerou a Primeira-Dama como a “Mulher do Ano ”, sublinhando o seu papel inspirador na liderança de iniciativas sociais e no apoio às comunidades mais vulneráveis. Segundo o assessor, a Primeira-Dama tem demonstrado uma capacidade ímpar de liderar com empatia, transformar desafios em oportunidades e levar esperança a muitos moçambicanos.
“O seu exemplo deixa marcas profundas e mostra que, com coragem e compromisso, é possível fazer a diferença todos os dias”, escreveu Chelsea Pagule, reforçando a dimensão humana e o impacto social das ações protagonizadas pela Primeira-Dama.
Fast Food
Radjha Ally abre a 19.ª edição do au fil des voix
O artista moçambicano Radjha Ally abre a 19.ª edição do prestigiado festival Au fil des voix, que decorre em Paris, França, entre 29 de Janeiro e 14 de Fevereiro.
O evento oferece aos artistas uma plataforma sólida de criação e visibilidade, reunindo figuras emblemáticas, projectos consagrados e talentos emergentes.
A presença de Radjha evidencia o talento da música moçambicana e reforça o papel do festival como um espaço de descoberta e promoção da diversidade musical.
Celebramos esta conquista e orgulhamo-nos de ver a música moçambicana brilhar no cenário internacional.