Xigubo

Mário Macilau reage a banana: Carregava a moto também

O fotógrafo moçambicano de renome Mário Macilau reagiu esta semana a uma declaração do humorista Banana por Talento, que contou numa publicação ou vídeo que, durante uma viagem de Maputo a Cabo Delgado, entregava o seu telemóvel a pessoas que encontrava na estrada, para que carregassem o aparelho e deixassem na esquadra mais próxima para ele depois ir buscar já com carga.

Macilau criticou duramente a situação, escrevendo em redes sociais:

“Moçambique é um dos únicos países aonde a crítica é uma ameaça. Ando de mota há mais de 15 anos e tenho experiência. Esse se esqueceu de dizer que manda carregar a mota também.”

Com esta frase, Macilau sugere que a prática contada por Banana por Talento manifesta problemas maiores do que apenas uma “solução criativa” aponta para um ambiente onde criticar é visto como perigoso ou indesejado, e indica que há hipocrisia ou omissões nas narrativas públicas pois, segundo ele, ao mesmo tempo em que um se queixa do facto de não conseguir manter o telefone carregado, também pode valer-se de outras ajudas ou recursos não mencionados.

Exit mobile version