Connect with us

Fast Food

Ídio Chichava leva Vagabundus ao CCFM

Publicado

aos

O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) acolhe, na Sexta-feira, 22 de  Agosto, às 18h30, na Sala Grande, a performance Vagabundus, criação do  coreógrafo moçambicano Ídio Chichava, recentemente distinguido com o  prestigiado Salavisa European Dance Award 2024

Em cena,13 intérpretes dançam e cantam, sem interrupção, canções antigas e  actuais de Moçambique, entrelaçadas com motivos gospel e barrocos. Numa  entrega intensa, expõem as suas almas e mostram que, quando estamos juntos,  conseguimos ir além do nosso próprio potencial.

O espectáculo dispensa cenários,  trajes elaborados ou efeitos de luz: a única decoração são os pertences e objectos  pessoais que cada intérprete guarda como recordações. Os passos e movimentos  rituais, inspirados nas tradições Makonde, encadeiam-se numa narrativa sobre a  vida como uma jornada de encontro, pertença e ligação a um grupo, um  colectivo, uma comunidade. 

Vagabundus já passou por importantes palcos internacionais em cidades como  Hannover, São Paulo, Porto, Valência, Sevilha, Madrid, Praga e Atenas. Depois de  Maputo, digressão continua em festivais e teatros de referência, como a Biennale  de Lyon, na França, entre outros palcos internacionais. Uma oportunidade única  para ver, ao vivo, a performance que tem levado a cultura moçambicana a brilhar  nos palcos do mundo! 

Cientes da importância cultural e social deste evento, convidamos os órgãos de  comunicação social a estarem presentes e a cobrirem este momento especial. 

SOBRE O ARTISTA 

Ídio Chichava é bailarino, coreógrafo e director artístico moçambicano. Após uma  longa carreira em França, onde integrou a companhia Kubilai Khan Investigations, regressou a Maputo e fundou a companhia Converge+, dedicada à promoção do  intercâmbio criativo e à dança para comunidades. 

É curador assistente da plataforma multidisciplinar KINANI e um dos produtores do  Festival de Música Tradicional Raíz, ambos espaços fundamentais para a  valorização e promoção das artes contemporâneas e tradicionais em  Moçambique.

Para além destes, Chichava está envolvido em diversos outros  projectos culturais locais, reforçando o seu compromisso com a cena artística  moçambicana. 

Em 2024, foi distinguido com o prestigiado Salavisa European Dance Award, da  Fundação Calouste Gulbenkian, reconhecimento da sua abordagem inovadora e  do seu profundo vínculo à cultura moçambicana, levando a sua arte a palcos  internacionais.

Fast Food

Trovoada reage a agressão de Siuvia

Publicado

aos

Por

O rapper moçambicano Trovoada Vizzy expressou publicamente a sua indignação nas redes sociais após tomar conhecimento do caso de violência doméstica envolvendo a influenciadora Siuvia, que foi espancada pelo seu esposo. 

Através de uma publicação enigmática, o artista fez referência ao episódio com a frase: “SÃO SEMPRE FLORES QUE TE AMOLECEM, SERÃO TAMBÉM FLORES A SEREM POSTAS NO TEU CAIXÃO.”

Continuar a ler

Fast Food

Hot Blaze soma mais um milhão na conta

Publicado

aos

Hot Blaze realizou “o sonho” de encher Maxaquene

O músico moçambicano Hot Blaze, recentemente somou mais um milhão na conta do YouTube.

Este número vem do seu trabalho “Se fosse eu” disponível em várias plataformas digitais, mas foi no YouTube onde teve mais de uma milhão de reproduções, em dois anos.

O trabalho conta com o selo da Agência CSV, responsável para gestão da carreira do artista.

Continuar a ler

Fast Food

Quem roubou o Youtube de Kheid Naldo? Percella revela

Publicado

aos

A cantora moçambicana Percella recorreu às redes sociais nesta segunda-feira (13) para expressar a sua indignação e tristeza após o artista Kheid Naldo ter a sua conta de YouTube apagada por alguém próximo.

Segundo a cantora, todos os vídeos, milhões de visualizações e o registo da carreira do jovem músico foram completamente eliminados.

Num texto intitulado “Carta Aberta”, Percella classificou o acto como “cruel” e “desprezível”, afirmando que se trata de uma tragédia que destrói o trabalho e o esforço de um artista com grande potencial.

“O ser humano apagou uma vida, a vida de um artista que tem tudo para dar certo”, escreveu.

A cantora recordou que, para os músicos moçambicanos, o YouTube é uma plataforma essencial e funciona como “cartão de visita” para o público e parceiros. Percella ainda deixou uma mensagem de esperança ao colega, garantindo que ele irá recomeçar e brilhar ainda mais

“Ele vai criar uma conta nova, lançar vídeos novos e ainda vai brilhar mais que você”.

Continuar a ler