Connect with us

Fast Food

Gibson João e Óscar Fanheiro são os novos Fernando Leite Couto

Publicado

aos

Os escritores Gibson João e Óscar Fanheiro foram anunciados como os vencedores “ex aequo” do Prémio Literário Fernando Leite Couto deste ano. O júri, composto por António Cabrita (poeta/editor/crítico), Francisco Guita Jr. (poeta), Gilberto Matusse (professor de literatura na UEM/ensaísta), José dos Remédios (jornalista/crítico literário)  e Lica Sebastião (poetisa)

Gibson João, residente em Morrumbene, Província de Inhambane, recebeu o prêmio pelo seu livro “[Da casa]: o seu inclinado murmúrio”, escrito sob o pseudônimo Elvira Nhamane. A escrita de João foi elogiada pelo júri como um exemplo brilhante de expressão e habilidade literária. Seu livro apresenta uma maturidade poética surpreendente, com palavras que encenam uma sedução quase palpável, fruto de sua dedicação à leitura e escrita.

Via Facebook Fundação Fernando Leite Couto

Já Óscar Fanheiro, residente na Província de Maputo, foi premiado pela obra “Incêndios à margem do sono”, escrita sob o pseudônimo Aconteceu Castigo Namussurize. O júri destacou a estrutura dos versos e a intensidade emocional presentes na escrita de Fanheiro. Seu livro é descrito como uma obra visceral, que combina o vulgar e o nobre, a rudeza do vigor coloquial com metáforas ricas e imagens sublimes, em uma comunicação polifônica marcada por uma liberdade estética admirável.

A escolha dos dois livros como vencedores “ex aequo” reflete a complementaridade entre as obras. Enquanto “[Da casa]: o seu inclinado murmúrio” brilha com um caráter solar, “Incêndios à margem do sono” mergulha na atmosfera noturna, criando um contraste que enriquece a experiência literária.

O júri ressaltou a importância de um cuidadoso processo de edição para ambas as obras, garantindo que elas atinjam todo o seu potencial. Cortes e ajustes serão feitos para aprimorar ainda mais a qualidade literária dos livros premiados.

O Prémio Literário Fernando Leite Couto, um dos mais prestigiosos prêmios literários de Moçambique, continua a celebrar e reconhecer o talento literário do país. Parabenizamos Gibson João e Óscar Fanheiro por essa conquista notável e esperamos ansiosamente pela publicação de suas obras, que certamente enriquecerão o panorama literário moçambicano.

Continuar a ler

Fast Food

Nelson Tivane soma 2 milhões em tempo record com “Mama’s Baby”

Publicado

aos

O músico moçambicano Nelson Tivane está em clima de celebração após alcançar a marca de 2 milhões de audições em apenas duas semanas com o tema “Mama’s Baby”, lançado sob a chancela da Makhadzi Entertainment.

Num tom emocionado, Tivane recorreu às redes sociais para agradecer aos fãs pelo apoio: “Muito obrigado a todos vocês, estou sem palavras. Mama’s Baby forever!”, escreveu, acompanhado de bandeiras moçambicanas e foguetes em celebração.

Continuar a ler

Fast Food

Mc Roger é o novo embaixador da Marca Made in Moz

Publicado

aos

MC Roger

O artista passa a representar oficialmente a marca nacional e reforça o orgulho de ser moçambicano

O músico moçambicano Mc Roger foi oficialmente nomeado Embaixador da marca Made in Mozambique, uma distinção anunciada com o apoio do Presidente Daniel Chapo, no âmbito da promoção dos produtos e talentos nacionais.

Conhecido pelo seu carisma e pela expressão “Patrão”, que se tornou uma das suas marcas registadas na cultura popular, Mc Roger celebra agora uma nova fase da sua carreira a de representar tudo o que se faz em Moçambique, desde a música até à produção local.

Continuar a ler

Fast Food

Internautas questionam fertilidade de Lourena Nhate

Publicado

aos

Por

Recentemente a cantora moçambicana Lourena Nhate, fez uma publicação onde promovia sumo de uma certa marca, até ai tudo parecia normal.

Porém, começaram a surgir comentários a questioanar porquê que a contora não tinha concebido até então, porem feito de forma sarcástica e como quem julga, algo que a cantora deixou claro na publicação que não gosta que se toque no assunto.

Mas nem tudo foram só pedras para Lourena, sua base de fãs com peso nas mulheres, ficou em defesa da artista e deu uma lição moral aos que faziam piadas com o assunto.

Continuar a ler