Connect with us

Cultura

Festival Raiz mostra-se frondoso no programa 

Publicado

aos

Festival Raiz mostra-se frondosa no programa

Realiza-se até o dia 02 de Julho, na Cidade de Maputo, a 5ª edição do Festival Raiz, evento de cariz tradicional dedicado à música moçambicana, com vista a resgatar, preservar e divulgar a diversidade cultural enraizada em Moçambique.

Diferente dos outros anos, onde encontrava-se limitado quanto a sua programacao, este ano, segundo pode ler-se numa nota divulgada pelo Festival, presente edição do Festival Raiz leva ao público uma programação diferente dos outros anos e itinerante, trazendo diversos espaços com propostas de concertos, cinema, conversas, oficinas, feiras de artesanato, gastronomia e literatura.

Nesta sexta-feira, a partir das 18 horas, o terraço no Cine Scala vai acolher o evento Gumba Gumba Roots Party, com actuações da Banda Hodi, Ash Ismael e DJ Meque. 

O programa do Festival Raiz segue depois para o Jardim do Centro Cultural Moçambicano Alemão (CCMA) com uma performance de música étnica a ser protagonizada pela cantora de Eswatini, Thobile Makhoyane. Por sua vez, o Camões – Centro Cultural Português vai acolher, dia 29 deste mês, o sarau cultural “Pontes de Raiz” com apresentações dos artistas António Bexiga (Portugal), Nélia Gilberto (Moçambique) e Mabjeca Tingana (Moçambique).

O Festival Raiz vai igualmente levar à Fundação Fernando Leite Couto um concerto étnico, conferência com intervenções e performances de Luka Mukhavel e Micas Silambo.

O concerto Étnico Tradição & Transformação será um dos maiores momentos do Festival Raiz 2022 e vai acontecer na sala grande do Centro Cultural Franco – Moçambicano. São convidados ao concerto: Xixel Langa, Márcia Pascoal, Akanaka Mundawu, Janeth Mulapha, Sky Dladla (RSA), Maria Toro (Espanha), Djibra Mussa, Othnell Moyo (Zimbabwe), Lilian Kwalud (Ilha Reunião), António Bexiga (Portugal) entre outros.

Para o dia 1 de Julho, o CCFM receberá a festa e logo a seguir, no sábado, 02 de julho, o Festival continua no Museu Nacional de Arte, com música étnica e tradicional, feira de artesanato e gastronomia, encontros e oficinas criativas.

O Festival Raiz é apoiado pelo PROCULTURA, ação do programa PALOP-TL e UE, financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões, I.P.

 

Cultura

Camões libera 50 Passos para a liberdade da ditadura

Publicado

aos

Por: Milton Herminio

O Centro Cultural Português Camões, em Maputo, inaugurou na segunda-feira (1) a exposição “50 Passos para a Liberdade: Da Ditadura ao 25 de Abril”.

Esta exposição visa evocar a viragem histórica representada pelo 25 de Abril, celebrando a conquista da liberdade e a construção da democracia, ao mesmo tempo em que oferece uma visão do passado e perspectivas para o futuro.

A Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril divulgou a história do 25 de Abril entre os jovens, selecionando 50 eventos relevantes do período que vai desde a posse do último presidente do Conselho de Estado, Marcelo Caetano, até à publicação da Lei 7/74, em 27 de julho.

Óscar Monteiro, que foi adjunto de Marcelino na área do ensino, comentou: “Não me cabe fazer estas análises sobre a situação portuguesa”. A primeira notícia que ouvimos na Rádio França Internacional foi sobre “o golpe de Estado em Portugal, desta vez é sério”.

Continuar a ler

Cultura

A pedido do público, Cine-Teatro Scala exibe “Tragédia Da Vingança”

Publicado

aos

O Cine-Teatro Scala atende aos pedidos do público e apresenta, no próximo dia 25 de janeiro, às 18h, o filme “Tragédia Da Vingança”. 

A obra, dirigida por Malegino Benzane, narra a história emocionante de Ndjombo, um adolescente que, após perder a mãe no parto e ser criado pela tia, decide deixar Chókwè e partir para Maputo aos 12 anos em busca de seu pai. 

Envolvendo-se no mundo do crime, Ndjombo lidera uma quadrilha patrocinada pelo comandante da Polícia, conhecido como Chefe Dinheiro. Apesar das adversidades, o protagonista persiste no desejo de encontrar seu pai, e surpresas aguardam quando ele descobre que o pai está mais próximo do que imaginava. 

Mais fast food:

O elenco estelar inclui Laquino Fonseca, Bob Star e Chefe Dinheiro. Os interessados podem garantir seus ingressos directamente no Cine-Teatro, ao preço de 200 MT. Além disso, uma oferta especial de 100MT está disponível para estudantes.

O filme, também pode ser assistido, através da plataforma moçambicana de filmes, NetKanema.

Continuar a ler

Cultura

Kulera apresenta Cálice de Metáforas

Publicado

aos

A Editora Kulera anunciou no dia de hoje, o seu mais recente projeto literário, intitulado “Cálice de Metáforas”, focado na publicação mensal de e-books dedicados à poesia e à prosa poética. 

Este novo empreendimento busca destacar e promover talentos literários no cenário da poesia, proporcionando uma plataforma regular para a divulgação de obras inspiradoras e criativas.

Cada e-book de “Cálice de Metáforas” incluirá uma seleção cuidadosa de poemas ou prosa poética de um ou mais autores, cujas obras serão escolhidas por um júri composto por escritores, poetas e críticos literários. 

Este projecto surge como uma evolução do bem-sucedido “Um Conto por Mês”, realizado ao longo de 2023, que foi totalmente dedicado a textos em prosa, especialmente contos e crónicas.

Continuar a ler