Connect with us

Fast Food

Ell Puto, o construtor de carreiras em Moçambique 

Publicado

aos

Ell Puto, o construtor de carreiras em Moçambique

Ell Puto, e o pseudônimo de Etivaldo Joaquim, produtor, rapper e empresário moçambicano, co-fundador da Sameblood Productions, nascido no dia 8 de Julho de 1989, actual vice-presidente do pelouro da Cultura da Associação de Pequenas e Médias Empresas (APME). 

Iniciou a sua carreira aos 12 anos, mas foi em 2003 que produziu o som ao lado de Dinomite, som que mudaria o cenário do Hip Hop moçambicano e a sua trajetória. Na mesma época, juntou-se ao seu irmão Mic-B, fundaram a Sameblood Productions, um dos maiores estúdios musicais do país e responsável pelos maiores sucessos do Hip Hop nacional e não só. 

Em 2004, trabalhando com os membros do grupo 360 Graus, produziu músicas para Dinomite, Bala de Prata, Suky, entre outros. Em 2005 Ell Puto foi responsável pela produção do primeiro álbum do grupo 360 Graus, Selecção Nacional. Também foi responsável pela produção de parte do primeiro álbum de Denny OG, “Até que a morte nos separe”.

Já passaram das suas mãos, vários rappers e músicos nacionais e estrangeiros, como Dama do Bling, Trio Fam, Cold Man, Young Sixties, DRP, Elex, 9mm, Rage, 1st Class, Team Fresh, Simba, Hawaiu. Mi Casa, entre outros

Também é responsável pelo surgimento do grupo Os Primos, criado em 2015, na qual fazem parte LayLizzy, Ian Blanco, Hernâni, dentre outros. No mesmo ano, o grupo lançou o mixtape intitulado “Os Primos”.

Actualmente tem investido em lives, onde promove seus serviços, oferecendo experiências únicas a seus seguidores, através do Ellputo Music Experience“, no qual apresenta a sua outra face, como celebrity deejay, num set recheado de temas exclusivos.

Prêmios 

Melhor Produtor de Moçambique – 2010 (Rádio Cidade)

Produtor do ano – 2021 (Moz Hip-hop Awards)

Discografia 

Ell Putology – 2021

Fast Food

Quem roubou o Youtube de Kheid Naldo? Percella revela

Publicado

aos

A cantora moçambicana Percella recorreu às redes sociais nesta segunda-feira (13) para expressar a sua indignação e tristeza após o artista Kheid Naldo ter a sua conta de YouTube apagada por alguém próximo.

Segundo a cantora, todos os vídeos, milhões de visualizações e o registo da carreira do jovem músico foram completamente eliminados.

Num texto intitulado “Carta Aberta”, Percella classificou o acto como “cruel” e “desprezível”, afirmando que se trata de uma tragédia que destrói o trabalho e o esforço de um artista com grande potencial.

“O ser humano apagou uma vida, a vida de um artista que tem tudo para dar certo”, escreveu.

A cantora recordou que, para os músicos moçambicanos, o YouTube é uma plataforma essencial e funciona como “cartão de visita” para o público e parceiros. Percella ainda deixou uma mensagem de esperança ao colega, garantindo que ele irá recomeçar e brilhar ainda mais

“Ele vai criar uma conta nova, lançar vídeos novos e ainda vai brilhar mais que você”.

Continuar a ler

Fast Food

“Eu Sou do Baía” rende 5 milhões a AZ Khinera

Publicado

aos

O músico moçambicano AZ Khinera alcançou a marca de 5 milhões de visualizações no YouTube com a música “Eu Sou do Baía”, lançada há oito meses.

O trabalho, que enaltece a terceira maior baía do mundo e a maior de África, foi bem acolhida pelo público, o que inspirou a criação de camisetas e outros artigos que reforçam o orgulho de pertencer a àquela região.

Conhecido como o “Régulo de Pemba”, AZ Khinera reagiu ao feito nas suas redes sociais, escrevendo: “Vocês transformaram esta música num verdadeiro património cultural. Seguimos juntos, naturalmente.”

Continuar a ler

Fast Food

“Não temos um génio igual a Ell Puto” afirma Hot Blaze

Publicado

aos

Por

O músico moçambicano Hot Blaze usou as suas redes sociais para expressar profunda admiração e gratidão a Ell Puto, um dos mais influentes produtores musicais do país.

Num texto emocionado, Hot Blaze destacou o impacto de Ellputo na cultura moçambicana, descrevendo-o como um verdadeiro génio que, com apenas um computador e um teclado, ajudou a moldar o som de Moçambique nas últimas duas décadas.

“Este gajo é responsável pelos maiores êxitos musicais de estilos diferentes na nossa cultura”, escreveu Hot Blaze, reconhecendo o papel de Ellputo na criação de sucessos que marcaram gerações.

O artista afirmou ainda sentir-se honrado por ter vivido na mesma era que o produtor, garantindo que o seu respeito e admiração são eternos: “Tu és um em um bilhão, não teremos mais nenhum génio como tu.”

Continuar a ler