Fast Food
Ell Puto, o construtor de carreiras em Moçambique

- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2022/07/ELL-PUTO-1-e1706740324854.jpg&description=Ell Puto, o construtor de carreiras em Moçambique ', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
Ell Puto, e o pseudônimo de Etivaldo Joaquim, produtor, rapper e empresário moçambicano, co-fundador da Sameblood Productions, nascido no dia 8 de Julho de 1989, actual vice-presidente do pelouro da Cultura da Associação de Pequenas e Médias Empresas (APME).
Iniciou a sua carreira aos 12 anos, mas foi em 2003 que produziu o som ao lado de Dinomite, som que mudaria o cenário do Hip Hop moçambicano e a sua trajetória. Na mesma época, juntou-se ao seu irmão Mic-B, fundaram a Sameblood Productions, um dos maiores estúdios musicais do país e responsável pelos maiores sucessos do Hip Hop nacional e não só.
Em 2004, trabalhando com os membros do grupo 360 Graus, produziu músicas para Dinomite, Bala de Prata, Suky, entre outros. Em 2005 Ell Puto foi responsável pela produção do primeiro álbum do grupo 360 Graus, Selecção Nacional. Também foi responsável pela produção de parte do primeiro álbum de Denny OG, “Até que a morte nos separe”.
Já passaram das suas mãos, vários rappers e músicos nacionais e estrangeiros, como Dama do Bling, Trio Fam, Cold Man, Young Sixties, DRP, Elex, 9mm, Rage, 1st Class, Team Fresh, Simba, Hawaiu. Mi Casa, entre outros
Também é responsável pelo surgimento do grupo Os Primos, criado em 2015, na qual fazem parte LayLizzy, Ian Blanco, Hernâni, dentre outros. No mesmo ano, o grupo lançou o mixtape intitulado “Os Primos”.
Actualmente tem investido em lives, onde promove seus serviços, oferecendo experiências únicas a seus seguidores, através do “Ellputo Music Experience“, no qual apresenta a sua outra face, como celebrity deejay, num set recheado de temas exclusivos.
Prêmios
Melhor Produtor de Moçambique – 2010 (Rádio Cidade)
Produtor do ano – 2021 (Moz Hip-hop Awards)
Discografia
Ell Putology – 2021

Fast Food
Mr Kuka une Kadoda e Pandza

Por : Mara Cristina
O músico moçambicano Mr Kuka lançou recentemente na plataforma YouTube o seu mais recente projecto, intitulado “Passarinho”.
A febre Kadoda, é originário do norte do país, concretamente da província do Niassa. Na música, nota-se uma fusão deste ritmo tradicional com o Pandza, estilo característico de Mr Kuka.
Mr Kuka junta-se assim a outros artistas moçambicanos, como Ziqo e Cizer Boss, que também exploraram este ritmo. O artista revelou-se bastante versátil, trazendo esta sonoridade que tem sido bem acolhida pelos internautas. No vídeo, demonstra ainda ser um excelente bailarino, para além do seu talento musical.
Mr Kuka é maioritariamente conhecido pelo público jovem, tendo como grandes sucessos temas como “Liga dos Campeões” (lançada em 2024) e “Dá ou não Dá”, com a qual representou Moçambique na Expo Dubai de 2020.
Fast Food
Isabel Novela prepara fusão de ritmos para o novo álbum

Por: Mara Cristina
A cantora moçambicana Isabel Novela revelou que o seu terceiro álbum de originais está quase pronto para chegar ao público.
O anúncio foi feito numa entrevista concedida à revista lusófona BANTUMEN, onde assumiu que “estamos aqui a afinar tudo para ver se, em setembro, conseguimos lançar.”
Novela contou que tem trabalhado com seu irmão, Neco Novela, que reside em Copenhaga (Dinamarca), o que a tem levado a deslocar-se de Lisboa, onde está radicada, para se encontrarem e fazerem os acertos do projecto.
O álbum será, segundo a artista, um trabalho diferente de tudo aquilo a que o público está habituado, fruto de um estudo dos ritmos de Moçambique, uma abordagem que não se limita à música tradicional, mas que se funde com jazz, música brasileira e outros universos sonoros.
O trabalho que agora se avizinha sucederá Metamorfose, lançado ao público em 2019.
Fast Food
Hot Blaze leva “O Sonho” a Quelimane

Por: Mara Cristina
O cantor moçambicano Hot Blaze está de volta aos palcos, desta vez para agitar as cidades de Quelimane, no dia 1 de novembro, e Maputo, no sábado, 29 de novembro de 2025. As apresentações fazem parte da 4ª edição do Festival “O Sonho”, uma iniciativa idealizada pelo próprio músico com o objetivo de promover a música moçambicana.
Lançado em 2023, no Campo de Maxaquene, o festival estreou com enorme adesão do público, majoritariamente jovem, lotando completamente o espaço e demonstrando o poder de mobilização de Hot Blaze. O evento destaca-se por reunir artistas nacionais, fortalecer os laços entre músicos e exaltar a cultura moçambicana através da música.
Para esta nova edição, a expectativa é superar os sucessos anteriores, proporcionando ao público uma experiência memorável e reforçando o espírito de união e valorização da música local. “O Sonho” é mais do que um festival; é uma celebração da cultura moçambicana.
Hot Blaze, nome artístico de Toharly Cordeiro Truzao, nasceu em 30 de outubro de 1990. Crescido no bairro da Coop, ele descobriu a paixão pela música em casa. O artista, que já integrou a banda New Joint, destaca-se pela versatilidade, navegando entre diversos estilos musicais, como R&B, Kizomba, Afro e acústico.