Connect with us

Fast Food

Editora moçambicana Trinta Zero Nove em destaque no Brasil

Publicado

aos

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou no dia 9 de Novembro a lista dos semifinalistas da 65ª edição do Prémio Jabuti, a mais importante premiação nacional do livro e referência no mercado editorial brasileiro.

Segundo o comunicado de imprensa que tivemos acesso,  das 4.245 obras inscritas, foram seleccionados dez semifinalistas para cada uma das 21 categorias, que são distribuídas em quatro eixos: literatura, não ficção, produção editorial e inovação, onde a Trinta Zero Nove, consta na lista dos semi-finalistas na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior do eixo produção editorial.

Da lista do livros que levaram a editora a esse sucesso, encontramos o Caderno de rimas do João e Caderno sem rimas da Maria, da autoria do actor e realizador Baiano, Lázaro Ramos, e ilustrados por Maurício Negro. Estes livros infanto-juvenis são uma ode do autor aos seus filhos, João e Maria, com neologismos e mensagens para inspirar auto-estima e valorização nas crianças negras.

O cabelo de Cora, da autoria de Ana Zarco Câmara e ilustrado por Taline Schubach, um livro que, segundo a autora, não é sobre princesas, fadas, bruxas, monstros, animais que falam, super-heróis ou lendas de folclore, mas busca antes reafirmar a beleza dos cabelos crespos.

Publicadas no Brasil entre 2016 e 2018 pela Pallas Editora, as mesmas foram publicadas pela ETZN em 2022 em edições bilingues de Português e Changana, Sena e Macua.

Hubert Alquéres, curador do prémio, disse: “Chegar aos dez melhores em cada categoria não foi uma tarefa fácil, diante da grande qualidade das obras inscritas. O júri enfrentou o desafio com competência e nos entrega uma lista admirável”.

Os projectos conjuntos da Pallas Editora e da Editora Trinta Zero Nove são os únicos infanto-juvenis da lista, além de únicos projectos em línguas Bantu e concorrem com sete romances e obras de não ficção publicados no Médio Oriente, EUA, Itália, Portugal, Argentina e Reino Unido.

A reacção de Lázaro Ramos, numa mensagem de áudio enviada para Sandra Tamele, foi mais emotiva: “Que coisa mais linda… Eu soube agora, estou muito feliz. Parabéns, parabéns, arabéns… Estou muito feliz com este projecto.”

Já Ana Zarco Câmara disse: “Parabéns para nós! Que notícia mais querida. Tenho que processar na mente. Viva Cora! Viva a Trinta Zero Nove e as nossas crianças!”

Os finalistas serão conhecidos no dia 21 deste mês, sendo cinco em cada categoria. Os vencedores – o que inclui o título de Livro do Ano – serão apresentados ao público na noite de 5 de dezembro, em um evento no Theatro Municipal de São Paulo.  

Com este feito a editora, torna-se na primeira editora dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) com três títulos entre os semi-finalistas do Prémio Jabuti.

Continuar a ler

Fast Food

Nivaldo Thierry promovido a oficial da Polícia da República de Moçambique

Publicado

aos

Por

Nivaldo Thierry

Em um marco significativo para sua carreira multifacetada, o estilista Nivaldo Thierry foi promovido à patente de oficial da Polícia da República de Moçambique. Ostentando agora a patente de Sub Inspector da Polícia. Thierry solidifica seu compromisso com a instituição de ordem e tranquilidade públicas.

A promoção, oficializada ontem (24), representa um reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação. 

Conhecido principalmente por suas contribuições ao mundo da moda, Thierry tem demonstrado uma notável habilidade em equilibrar suas paixões e responsabilidades. Sua nova posição não só reflete seu empenho em servir e proteger a comunidade, mas também destaca a importância da diversidade de talentos em posições de liderança.

Continuar a ler

Fast Food

Astony Boy vai lançar novo vídeo com uma artista brasileira, Gio Cruz

Publicado

aos

Por

O artista moçambicano, Astony Boy enviou um comunicado à nossa redação abordando alguns detalhes sobre o seu novo projecto musical, que está no forno pronto para ser apresentado ao seu público e os demais consumidores de boa música.

Astony Boy encontra-se actualmente na Europa, especificamente em Portugal, onde reside há um tempo considerável. E através das suas redes sociais notabiliza-se que o artista carregou a sua veia artística da terra natal à terra de Camões, desde trabalhos fotográficos e musicais.

Neste tempo em que desfruta de novos horizontes, Astony Boy cruzou caminhos com uma artista brasileira chamada Gio Cruz, com quem definiu um novo single do género Afro Beat cujo título é “A cura da minha vida”.

Esta é mais uma forma que sustenta que a música não tem fronteiras, pois neste single tem envolvimento de Moçambique, Brasil e Portugal. Juntos unidos pela cultura para agradar apreciadores de música de qualidade.

Astony Boy e Gio Cruz pretendem lançar o dueto “A cura da minha vida” em formatos mp3 e mp4, ou seja, música e seu respectivo vídeo no dia 03 de Agosto do ano em curso, em exclusivo no YouTube e em outras plataformas mundiais de streaming.

Na ficha técnica encontramos Music Art Solution, na qualidade de produtor da instrumental, Palácio Records responsável pela captação, masterização e mixagem, tanto quanto produção do vídeo clip.

Continuar a ler

Fast Food

Melony finalmente encontra seu amor

Publicado

aos

Nova música de Melony vai bater em todas plataformas

A artista Melony uniu-se mais uma vez ao músico Twenty Fingers em seu mais recente trabalho artístico, o videoclipe da música “Te Encontrei”, disponível no Youtube. 

Esta colaboração destaca a química artística entre os dois músicos, evidenciada em suas performances anteriores.

No videoclipe de “Te Encontrei”, Twenty Fingers não só participa como um dos personagens principais, mas também empresta sua voz como trovador em alguns momentos da música, enriquecendo a obra com sua presença única.

Na música, assim como no vídeo, Melony procura pelo seu amor e o encontra em Twenty Fingers. A ficha técnica deste trabalho, conta com a composição de Sidof, numa captação da Revolution Music na instrumental de Aly Tracks e o vídeo, ficou por conta da Cr Boy Produções.

Continuar a ler