Fast Food
Azagaia foi o único artista moçambicano que cobrou para ser entrevistado pelo pesquisador brasileiro

- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2022/02/AZAULTI-1000x600.jpg&description=Azagaia foi o único artista moçambicano que cobrou para ser entrevistado pelo pesquisador brasileiro', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
Para obtenção de grau de doutoramento, o professor e pesquisador brasileiro, Carlos Guerra, viajou em 3 países com o principal objetivo verificar a importância social e cultural do rap no espaço lusófono por meio de análise de discurso de rappers de intervenção social. Neste campo de estudo, destacaram-se os artistas Chullage (Portugal), Eduardo Taddeo (Brasil), MCK (Angola) e Azagaia (Moçambique).
Em Moçambique, entre os dias 01 e 25 de Março de 2018, o pesquisador manteve contacto com vários artistas da cidade e fora de Maputo no qual realizou entrevistas para sua pesquisa. Dentre vários entrevistados destacam-se: Azagaia, DingZwayu, Helder Leonel, Iveth, , Olho Vivo, Schacal, Shot B, e Jazz P.
Dos artistas supracitados, Azagaia, foi o único músico que fez uma cobrança monetária no valor de 10 mil meticais para conceder a entrevista. O rapper de intervenção social, justificou-se alegando que viver apenas de música em Moçambique é difícil, devido à falta de reconhecimento, por isso, ele cobra por qualquer atividade relacionada ao trabalho como artista. Deu Como exemplo, a falta de reconhecimento por parte dos meios de comunicação social que não pagam aos artistas quando tocam nas suas músicas.
Outro facto curioso, é que Azagaia era um dos “poucos” artistas que vivia inteiramente da música. Dos entrevistados foi possível saber que para além da música exercem outros ofícios como professores, assessores de comunicação, enginheiros etc.

Fast Food
Kátia Agy necessita urgentemente de doações de sangue para cirurgia

A cantora moçambicana Kátia Hassane Agy, conhecida artisticamente como Kátia Agy, encontra-se internada nas Urgências de Ginecologia do Hospital Central de Maputo (HCM), necessitando urgentemente de doações de sangue para uma cirurgia iminente.
Segundo informações divulgadas nas redes sociais, a artista já recebeu uma primeira transfusão, mas ainda são necessárias mais unidades de sangue para prosseguir com o tratamento.
Fast Food
Após o perdão, Fred torna-se patrão de Dygo

O rapper e apresentador moçambicano Dygo Boy Juros tornou-se a nova contratação da Tua Tv, na responsabilidade de Fred Jossias. A informação foi avançada através das redes sociais da Televisão, no dia de hoje 8 de junho.
Esse momento ganha contornos dramáticos se lembrarmos o histórico entre Dygo e Fred, os dois estiveram separados durante um período, marcados por um beef em que Fred o ofendeu publicamente.

Contudo, com este novo contrato, parece ter início uma reconciliação tácita, Dygo assume agora um lugar autorizado na direção de Fred, evidenciando o amadurecimento profissional de ambos e a capacidade de superar divergências em prol da criação de conteúdo de qualidade para a audiência moçambicana.
Fast Food
“Não há via rápida, deixem as cobras em Paz” – Zebito

Conhecido como o cidadão mais confuso das redes sociais, Zebito fez declarações marcantes durante a sua participação no podcast “Tu Pra Tu”, apresentado por Young Ricardo.
Segundo ele, muitos jovens em Moçambique têm recorrido a caminhos duvidosos na tentativa de alcançar riqueza de forma fácil, incluindo a procura por curandeiros e até o uso de animais como cobras, acreditando que isso lhes trará prosperidade imediata.
Contudo, Zebito alerta que “a fatura dessa escolha é tão alta que muitos não conseguem pagar no final do dia”. Para ele, a verdadeira solução está na perseverança. “Não há ninguém insistente em algo que falhe”, afirmou, incentivando os jovens a acreditarem nos seus sonhos e a apostarem no trabalho árduo e contínuo como o caminho mais seguro e duradouro para o sucesso.