Connect with us

Fast Food

Assa Matusse: Há muito assédio na música moçambicana

Publicado

aos

Assa Matusse

A cantora moçambicana Assa Matusse, actualmente baseada na França, participou recentemente do Podcast Para Elas, onde discutiu os desafios enfrentados pelas mulheres na indústria da música em Moçambique, destacando o assédio excessivo. 

A cantora compartilhou que enfrenta propostas indecentes de promotores e outros profissionais que buscam se aproveitar-se dela. Para lidar com isso, Assa agora trabalha com uma agente para reduzir esses assédios, mas observa que algumas empresas desistem de colaborar quando percebem que não podem corrompê-la. Essas acções são impulsionadas por profissionais com interesses pessoais no projecto.

Actualmente em Moçambique para realizar shows e conectar-se com seu público, Assa planea embarcar em um novo projecto após essas apresentações, uma vez que prefere não lançar músicas isoladas, pois acredita que isso não atende às expectativas de sua audiência.

Continuar a ler

Fast Food

Stewart Sukuma chora a morte de Moisés Mandlate, ícone da marrabenta

Publicado

aos

Numa publicação nas suas redes sociais, Stewart Sukuma, músico moçambicano, prestou uma homenagem a Moisés Mandlate, um dos mais importantes nomes da indústria musical do país. Mandlate, membro fundador da Orquestra Djambo e autor da icónica canção “Elisa Goma Saia”, é reconhecido como um dos criadores da marrabenta.

Sukuma compartilhou memórias de sua interação com Mandlate, destacando o momento em que compunha a música “Xitchuketa Marrabenta” e conheceu o músico que acabava de perder a sua única guitarra e como forma de mostrar respeito e motivar, entregou uma guitarra elétrica a Mandlate, que havia sido vítima de roubo.

Sukuma descreve Mandlate como uma fonte inestimável de histórias e conhecimentos sobre a música e a vida, lamentando a perda de oportunidades para aprender mais sobre a marrabenta directamente consigo.

O texto, fecha suas condolências à família enlutada, com um profundo agradecimento e um último adeus a Moisés Mandlate, cujo legado e contribuição para a música moçambicana serão lembrados e celebrados para sempre.

Continuar a ler

Fast Food

Conheça o primeiro moçambicano a adquirir o Cybertruck, de Elon Musk

Publicado

aos

Zeus do Indico

José Alface, conhecido artisticamente como Zeus do Índico, tornou-se o primeiro moçambicano a dirigir uma Cybertruck, o revolucionário veículo eléctrico produzido pela Tesla, empresa de Elon Musk.

A informação foi avançada pelo artista através das suas redes sociais, onde exibiu a sua nova máquina e ainda disse ser a prova de balas.

Alface, além de músico, é um desenvolvedor de software moçambicano que tem-se destacado no mercado tecnológico dos Estados Unidos. Com mais de 10 anos de experiência na área, incluindo 6 anos na Adobe em São Francisco.

Nascido na Cidade da Beira, Alface tem sido um orgulho para Moçambique, não apenas por suas habilidades musicais, mas também por suas conquistas no campo da tecnologia.

Continuar a ler

Fast Food

Denilson Manhique: Do sucesso teatral ao universo musical

Publicado

aos

Denilson Manhique

O artista moçambicano Denilson Manhique, lançou o seu primeiro projecto musical (EP) recentemente, intitulado “Man Denny”, que destaca o amor e a sua versatilidade.

O projeto tem o seu objetivo principal é de buscar mostrar a versatilidade que o amor possui, explorando diferentes estilos musicais.

O projecto é composto por 6 faixas, porém ambas apresentam um denominador comum que é um actor presente nas 6 histórias de amor e ilusão.

Contou com a colaboração de vários de talentosos produtores e também com a participação de alguns artistas, enriquecendo ainda mais a sua EP.

Denilson Manhique é um artista multifacetado, tendo destacado-se no cinema, após ter vencido o concurso “Mozkids” em 2018 e com a sua criatividade e talento, lançou 5 peças teatrais em formato de curta-metragem conquistando o público.

Continuar a ler