Connect with us

Fast Food

Artistas prometem levar o público ao delírio na celebração da Europa no Franco

Publicado

aos

Créditos: Centro Cultural Franco Moçambicano

Vai decorrer amanhã, dia 13 de maio, o show de celebração do Dia da Europa, que contará com as atuações de artistas com carreiras enraizadas fora dos seus países, como é o caso das moçambicanas Assa Matusse, Lenna Bahule, Selma Uamusse, e a angolana Pongo, que vão cantar seus últimos trabalhos musicais e sucessos para o público presente.

Ontem, realizou-se a conferência de imprensa, onde as artistas revelaram suas expectativas e experiências como artistas africanas na Europa, contando que isso representa uma grande vantagem e uma oportunidade única para elevar suas culturas.

Créditos: Centro Cultural Franco Moçambicano

Créditos: Centro Cultural Franco Moçambicano

Assa estará presente no palco com uma banda multicultural, unindo Moçambique e França, para fazer a apresentação do álbum “Mutchangana”, lançado neste ano, que traz em sua essência a confirmação de suas raízes culturais, com ritmos africanos e ocidentais.

“Estou pronta para apresentar o trabalho que fiz na França, é hora de prestar contas em casa” – Assa Matusse.

Pongo, que se vai apresentar pela primeira vez em Moçambique, revelou emoção e altas expectativas em relação ao show de sábado, sentindo-se responsável por encerrar o evento. Por isso, será necessário “manter a energia e deixar a saudade dessa linda colaboração, que promove o encontro de culturas e a troca de experiências”.

Com sua essência musical baseada em sons africanos, mas com o Kuduro dominante, Pongo pretende marcar sua primeira aparição em Moçambique com “boa energia, festa e esperança”.

Créditos: Centro Cultural Franco Moçambicano

Lenna Bahule e Selma Uamusse, que não estiveram presentes fisicamente, transmitiram sua ansiedade através de um vídeo, expressando o a ânsia de poder reviver e sentir o calor da casa.

Os portões do Centro Cultural Franco-Moçambicano serão abertos às 17h30min e o show começará às 18h, estendendo-se até quase meia-noite.

Continuar a ler

Fast Food

Rainha da Sucata forma-se na África do Sul

Publicado

aos

A rapper moçambicana Rainha da Sucata, anteriormente membro do famoso grupo Dabo Boys, alcançou um marco importante em sua vida acadêmica e pessoal. Após uma pausa na sua carreira musical para dedicar-se aos estudos, conquistou sua graduação em licenciatura pela University of Western Cape, na África do Sul. 

Este diploma não apenas simboliza um retorno aos bancos acadêmicos, mas também uma expansão de seus interesses e habilidades em outras áreas artísticas.

Durante o tempo em que se afastou dos palcos, Rainha da Sucata investiu em seu desenvolvimento pessoal e profissional explorando novos campos além da música. A rapper, mergulhou no mundo da curadoria artística, o que lhe permitiu trabalhar com uma variedade de formas artísticas e interagir com outros criadores. 

A formatura de Rainha da Sucata nas redes sociais, é vista como uma inspiração para muitos jovens artistas que buscam equilibrar suas paixões criativas com a educação formal.

Continuar a ler

Fast Food

Gabriel Mondlane exibe “Doença da Mãe” na XHUB

Publicado

aos

O cineasta moçambicano, Gabriel Mondlane, exibe nesta quarta-feira, 17 de abril, no XHUB, mais um  filme denominado “Doença da Mãe”. A projeção está prevista para as 18h e compreende 20 minutos de duração.

O evento contará com especial presença das associações moçambicanas, estudantes de diferentes organizações, e especialistas com objetivo de auxiliar a erradicação do cancro.

Trata-se de um filme que aborda sobre a doença que afeta negativamente a saúde da mulher e, cujo objetivo  visa contribuir para a educação e sensibilização das comunidades sobre a doença e descontruir estigmas sociais.

Em celebração dos 45 anos de carreira, no ano passado (2023), o cineasta desenvolveu actividades de festividades no palco da XHUB cujo fez exibições cinematográficas para além do Workshop subordinado ao tema ” Realização do Som com Dramatologia Fílmica”.

No desenrolar da celebração, Mondlane partilhou suas experiências profissionais cinematográficas desde  as longas viagens laborais, busca  das fontes, recolha de dados que compõem suas histórias e as facetas que nutre diariamente um cineasta na pesquisa de estórias de interesse público e, igualmente de mudança comportamental.

Continuar a ler

Fast Food

Tamyris Moiane dá uma pausa nos estudos para fazer dinheiro na Alemanha 

Publicado

aos

Por

Tamyris Moiane

A cantora moçambicana Tamyris Moiane encontra-se recentemente em Berlim, Alemanha, onde realizou um trabalho artístico, gazetando algumas aulas para ampliar seus horizontes e sua base de fãs no mundo. 

Essa viagem, junta-se a outras que a cantora já fez nas mesmas circunstâncias. Em 2021, viajou para São Tomé e Príncipe, acompanhada por Cleyton David e no ano passado, esteve também em Portugal. 

Continuar a ler