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Elvis Jucundo apresenta “Bomani” e rompe tabus: A Importância de permitir que os homens chorem
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Quem disse que grandes sonhos não podem surgir de humildes começos? É o que nos ensina Elvis Jucundo, um cineasta moçambicano, cuja paixão pela sétima arte floresceu a partir de suas experiências no teatro da igreja, pegou seu telefone, reuniu ideias e colocou em prática seu sonho de gravar um filme, que será lançado no dia 18 de novembro na Faculdade de Engenharia da UEM, na cidade de Maputo.
Intitulado “BOMANI“, que significa “Guerreiro”, o filme conta a história de John Bomani, um jovem africano dotado de poderes sobrenaturais, enfrentando o estigma de ser acusado de bruxaria. Sua jornada é repleta de desafios, perdas e a pressão da expectativa de que “homens não choram”. O filme desafia esse estereótipo e destaca a importância de lidar com as próprias vulnerabilidades.
“Por debaixo da máscara da masculinidade, John Bomani lembra-nos que todos, independentemente do gênero, partilham a capacidade de sentir medo, dor e fragilidade. E um recordação comovente de que a humanidade partilha emoções universais”.
Elvis realizou seu sonho de produzir “BOMANI” com a ajuda de amigos, superando desafios financeiros, como transporte e alimentação. Ele teve que ser criativo e recorrer à ajuda de familiares que emprestaram casas para a filmagem. O filme foi gravado com um smartphone e levou oito meses para ser concluído, com um elenco de 20 actores.
Através das minhas obras, busco criar uma experiência cinematográfica única, onde a narrativa se entrelaça com a expressão artística.
A selecção de actores seguiu critérios rigorosos, com a habilidade de falar inglês sendo um dos mais importantes, dada a natureza bilíngue do filme. Além disso, Elvis procurou espírito dinâmico e vontade de realizar entre seus amigos para garantir que todos compartilhassem sua paixão e visão.
Durante nossa conversa, ele se lembrou de momentos difíceis quando tinha que lutar para entrar em transportes públicos abarrotados com equipamentos de filmagem, mas nunca desistiu de seu sonho.
Desde 2021, Elvis aventurou-se no cinema de forma amadora, filmando suas próprias obras com nada mais do que um celular e um sonho. Interpretando múltiplos personagens em seus curtas-metragens, cativou seu público com histórias em inglês, todas compartilhadas em seu canal do Youtube. Como se isso não fosse o suficiente, Elvis também desempenhou um papel de destaque no seriado nacional “A Influencer” no mesmo ano.
Mas de onde veio a inspiração para essa jornada cinematográfica? O crédito vai para o pai de Elvis, um verdadeiro amante de filmes que colecionava DVDs como tesouros. Seu pai não só assistia a filmes, mas também fazia anotações sobre eles, e essa paixão pelo cinema foi transmitida a Elvis.
“Foi ele quem me deu a cereja no bolo ao assistir um dos meus vídeos, o Joker – Caldo Benny Challenge. Ele me questionou sobre o ‘Argumento’ desse filme, e eu, que nunca tinha ouvido falar disso, não consegui responder. Aí ele me ensinou o que era um ‘Argumento’ e a sua importância. Hoje, faço anotações tal como ele fazia e não me apercebia”, contou-nos o cineasta.
As influências de Elvis não param por aí. Ele se inspira no cinema de autor, buscando criar experiências únicas em suas obras, onde a narrativa se entrelaça com a expressão artística. Ele se inspira em realizadores como Christopher Nolan, pela maneira como constrói o filme, a história e cria um mundo único e mágico sem magia, assim como em atores como Ryan Reynolds, Denzel Washington e Gerard Butler.
Ao perguntarmos sobre seus projectos futuros, Elvis mantém o mistério, mas promete algo melhor, com uma técnica aprimorada e uma história ainda mais envolvente. Ele acredita que é possível transformar a indústria cinematográfica moçambicana, desafiando o status quo e incentivando outros a correrem atrás de seus sonhos.
Elvis Jucundo é a personificação de como a paixão, a determinação e a crença em si mesmo podem abrir caminhos em direcção a sonhos aparentemente inatingíveis. Ele nos lembra que, quando se trata de realizar nossos sonhos, tudo é possível se realmente acreditarmos e trabalharmos duro para alcançá-los.
Entrevistas
AOPDH prepara primeiro show a solo
O grupo AOPDH prepara-se para realizar o seu primeiro show a solo, intitulado Peta Trap no dia 12 de outubro, no Centro Cultural Moçambicano Alemão, na cidade de Maputo,
Para o grupo, o evento marca um momento especial na carreira do grupo, que tem construído sua trajectória com parcerias, mas agora celebra a realização de um show próprio.
Em entrevista, os membros do grupo afirmaram que este é um dos primeiros eventos onde têm total controle criativo, o que proporcionará uma experiência mais próxima e personalizada para o público.
Segundo a AOPDH, o show será uma oportunidade única para os fãs verem de perto uma performance que reflecte directamente a essência do grupo, com músicas que abordam questões da sociedade de forma sincera e sem filtros.
Durante a entrevista destacaram a importância de cantar em línguas locais, como tem feito em seus trabalhos, o que representa o cotidiano e a cultura do sul de Moçambique. Para eles, a música vai além do mercado e do marketing, sendo uma forma de expressão autêntica, conectando-os ao público de maneira significativa.
Os integrantes da AOPDH também ressaltaram que o show será uma chance de criar um espaço de diálogo e interação com os fãs, algo que ainda é escasso no cenário musical local. O grupo, prometeu uma apresentação que não apenas revela a profundidade de suas letras, mas também oferece uma experiência de palco memorável, com energia e proximidade.
“Acreditamos que quem vai nos conhecer no show, vai ter uma boa experiência de certeza” disse Phiskwa membro da AOPDH. Este show, cujo a entrega está condicionada ao pagamento de 100 a 200 meticais,terá uma transmissão em directo, no Youtube da 16 Cenas.
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Rumo ao seu lugar no rap, Nélio OJ lança “Ninguém Fará por Nós”
O rapper moçambicano Nélio OJ lançou recentemente o seu novo projecto, “Ninguém Fará por Nós”, com uma mensagem clara e urgente: a responsabilidade de transformar Moçambique está nas mãos dos seus cidadãos, especialmente da juventude.
O título da mixtape reflecte o descontentamento de Nélio ao observar que muitos moçambicanos estão a desistir de lutar por um futuro melhor.
Nélio OJ revela que o início da sua carreira foi marcado por desafios. Ao fazer parte de um grupo onde era o único com uma visão interventiva para o rap, teve de se adaptar ao ambiente, algo que, apesar das dificuldades, o ajudou a ganhar experiência na cena musical.
Após a separação do grupo, sentiu-se livre para seguir o seu próprio caminho e dar vida ao estilo de rap que sempre desejou produzir.
“Cometi alguns erros, mas foram esses erros que me tornaram o que sou hoje”, reflete o rapper. Ele destaca que, embora a carreira de rapper em Moçambique seja desafiante, não vê isso como motivo para desistir.
Inspirado pela realidade moçambicana, os desafios sociais, políticos e as dificuldades enfrentadas pela sociedade no dia a dia, Nélio OJ busca utilizar a sua música como um reflexo desses problemas e uma chamada à ação. A mixtape “Ninguém Fará por Nós” é um projecto pessoal, que Nélio descreve como o seu “BI artístico”, um meio para que o público conheça o verdadeiro artista por trás das letras.
OJ cita como influências nomes de peso tanto da cena nacional quanto internacional, como Azagaia, Valete, Emicida, Gabriel o Pensador, MC Marechal, Eminem, J Cole, Nas, Hernâni da Silva e MCK, de quem ele procura absorver elementos que o inspiram a continuar a sua jornada.
O principal objetivo de Nélio com este projecto é evoluir profissionalmente e levar a sua música ao maior número possível de moçambicanos, sejam eles apreciadores de rap ou não. “Quero que as minhas letras sirvam de inspiração para as pessoas, que libertem e curem mentes”, conclui o artista, deixando claro que a sua missão vai além do entretenimento, buscando impactar e transformar vidas por meio da sua arte.
Entrevistas
Franklin Gusmão e Elton Penicela apresentam “Flow da Munhava”
“Flow da Munhava” é o novo trabalho discográfico que uniu mais uma vez Elton Penicela e Franklin Gusmão, para juntos criarem letras com histórias do cotidiano em ritmos moçambicanos e trap.
Disponível em algumas plataformas de streaming, o trabalho colaborativo oferece uma experiência auditiva única. Em uma entrevista a Xigubo, Franklin Gusmão revelou as inspirações e o processo criativo por trás deste projecto.
Franklin Gusmão revelou no início da nossa conversa que uma das coisas que mais ama neste projecto é o facto de ter sido feito de forma espontânea, facilitado pela química entre ele e Elton.
Explica ainda que a inspiração para criar o alter ego GUSTTAVO e a mixtape veio da necessidade de representar a terra que viu seus pais crescer, Sofala. Franklin desenvolveu essa vontade quando viveu lá por um tempo, e acredita que a representação é perceptível no sotaque do GUSTTAVO.
O processo criativo por trás das músicas foi simples devido à parceria sólida entre os dois artistas, segundo contam. Elton enviava os beats ou Franklin os pedia, e, com base no que ouvia, reencarnava GUSTTAVO, e o resto se desenrolava naturalmente.
“Não podemos esquecer das nossas raízes” – Franklin Gusmão
Essa facilidade de colaboração resultou em uma fusão harmoniosa de ritmos nacionais e trap, com a intenção de manter a representatividade e não esquecer as raízes culturais. Franklin acredita que não é necessário buscar samples estrangeiros para fazer bons beats, e Elton tem demonstrado isso em suas produções, misturando elementos tradicionais com toques modernos para a nova geração.
A fusão de ritmos presentes em “Flow da Munhava” é um subgênero que os artistas chamam de “808qTwerka”. O 808, um tipo de baixo popular em instrumentais de trap, é programado de maneira não convencional, criando uma batida que incita o público a dançar. Este é o segundo projecto que apresenta esse gênero após “Selesti” com Rober Mavila.
A criação de um alter Ego para expor sentimentos ocultos
Franklin revelou que nunca escreveu as músicas na primeira pessoa; embora alguns o chamem de Gusttavo, apenas interpreta essa persona. Gusttavo não é tratado como uma pessoa, mas como um sentimento, uma ideia, uma representação da luxúria presente nos homens, daí que acredita que todo homem tem pensamentos ocultos que não são expressos por questões de ética.
Gusttavo é a representação desses pensamentos ocultos em sua forma mais pura e sem filtros. Ele afirma que nunca diria ou faria o que Gusttavo diz fazer, mas admite que já teve esses pensamentos, assim como todos nós já tivemos em algum momento.