Connect with us

Cultura

João Namelo Representa Moçambique em Campeonato de Poesia no Brasil

Joao Namelo, carrega poesia moçambicana ao Brasil para um campeonato

Publicado

aos

João Namelo Representa Moçambique em Campeonato de Poesia no Brasil

Joao Borges Namelo, um jovem poeta de 22 anos de idade, natural da província da Zambézia, vai representar a poesia moçambicana no Poetry Slam Championship, organizado pela  World Poetry Slam Organization, entre os dias 12 e 15 de outubro do ano em curso, no Rio de Janeiro, Brasil. 

João, é fruto da edição do Moz Slam de 2022, onde levou o público e os júris a loucura com a sua capacidade de declamar, que vem provando não ter fronteiras, de tal forma que neste ano, teve a oportunidade de representar Moçambique no Coupe du Monde Slam Poésie em Paris, França.

João Namelo Representa Moçambique em Campeonato de Poesia no Brasil

Importa referir que o Moz Slam, tem-se tornado numa referência no mundo da poesia ao dar voz e catapultar a imagem de jovens poetas que disputam um lugar de destaque neste mundo, de tal forma que já entregaram ao mercado, nomes como Ivandro Sigaval, Luis Ventura, Denise Fazenda, Ema de Jesus, dentre outros. 

Com o seu início em 2018 o Moz Slam- Campeonato Moçambicano de Poesia Falada é um projecto anual que pretende incentivar a criação e revitalizar o cenário de poesia contemporânea por meio de performances públicas de Declamação Poética .

O Mozslam tem o formato similar ao de um sarau ou encontro de “spoken word” (Poesia falada). As regras básicas são: 3 poemas próprios, de no máximo 3 minutos cada poema, sem acompanhamento musical, figurino ou adereço.

Continuar a ler

Cultura

Conheça os artistas convidados para Azgo 2024

Publicado

aos

Por

Que a edição deste ano do Festival AZGO promete ser diferente das outras, já é um facto provado, e para tal, a lista dos que vão levar o público à loucura viaja entre moçambicanos e internacionais de diversos ritmos.

O Centro Cultural e Multidisciplinar de Cumbeza será o palco para estrelas como Humberto Luís & Twenty Fingers, a diva do zouk Monique Seka (Costa do Marfim), os herdeiros do legado do casal da Zaida e Carlos Chongo, os filhos Nelson e Tânia Chongo, os urbanos Granmah, e o rei do amapiano De Mthuda (África do Sul), desfilarem a sua classe.


Também farão parte desta festa, o guardião da memória colectiva Wazimbo, os talentosos Bholodja (Eswatini) e Cheny wa Gune (Moçambique), e os DJs Dilson, DJ Faya e DJ V estão entre os nomes confirmados.

A lista de artistas convidados não para por aí,  inclui também o DJ e produtor português Branko, Lisandro Cuxi, cabo-verdiano, nascido em Portugal e residente na França, conhecido pelo hit “Karma”.

Cleyton Da Drena, a cantora Melony, Dygo Boy, Tamyris Moiane, Hot Blaze, também farão parte do festival que promete ser uma mistura intensa de ritmos e sons que vão animar o público durante os dois dias de festival.

Continuar a ler

Cultura

ProPaz organiza segundo Roadshow pela Paz e Reconciliação em Tete

Publicado

aos

Por

A Associação IVERCA organiza, na Cidade de Moatize, província de Tete, o segundo Roadshow pela Paz e Reconciliação. A iniciativa – agendada para os dias 17 e 18 de Maio corrente – resulta de uma parceria entre a IVERCA e o Comité Internacional de Desenvolvimento dos Povos (CISP), no âmbito do projecto ProPaz: Cultura para a Promoção da Paz, Reconciliação e Coesão Social, com o co-financiamento da União Europeia.

O evento engloba um leque de iniciativas culturais desenhadas com o objectivo de produzir e propagar mensagens apelativas à promoção da paz, reconciliação e participação activa de grupos vulneráveis nas comunidades mais afectadas por conflitos armados nas províncias de Tete, Manica e Sofala.

Depois de Chimoio e Gondola (província de Manica), o Roadshow pela Paz e Reconciliação escala a província de Tete, onde arranca com a realização de um Workshop sobre a construção e modernização de instrumentos tradicionais, com atenção especial para a Mbira, como um instrumento musical de origens fortemente ligadas à província de Tete, previsto para Sexta-feira, 17 de Maio, a partir das 10 horas, no Monumento Samora Machel (em Tete).

Outras notícias:


Já, na cidade Moatize, está agendada a realização de um mega-concerto no dia 18 de Maio, a partir das 15 horas, na Praça Junto ao Caminhos de Ferro. O espectáculo conta com um repertório mais de 20 artistas, tais como Kaliza, Mr Nhungue, Djaaka, Suraia Eduardo , Rosa de África, May Mbira, Good Boy, entre outros, e contempla, igualmente, uma feira de gastronomia e do cidadão aberta para o público para a emissão de documentos como BI’s e Nuit.

Ambas actividades privilegiam a interação entre vozes locais (Moatize) e nacionais (cidade e província de Tete, Sofala e Maputo), como forma de produzir um manifesto sobre a Paz e Reconciliação de dimensão nacional, a partir de iniciativas culturais.

Continuar a ler

Cultura

Paulina Chiziane recebe prémio da FORBES em Angola

Publicado

aos

Recentemente a escritora e activista social moçambicana, Paulina Chiziane, recebeu o Prémio Individualidade Responsabilidade Social dos Prémios Forbes 2024, em Luanda, Angola. 

A distinção reconhece seu papel vital na luta pelos direitos da mulher africana, destacando-a como uma voz proeminente na lusofonia.

Assista aqui

A autora, conhecida por sua escrita perspicaz e activismo incansável, tem sido uma defensora da igualdade de gênero e da justiça social em todo o continente.

Em seu discurso de aceitação, Chiziane desafiou o paradigma econômico actual, destacando o papel crucial das vendedoras informais na construção e sustentação da economia africana. Ela instou por uma conscientização histórica e um respeito renovado pelas raízes africanas, enfatizando a necessidade de uma abordagem libertadora para o desenvolvimento do continente.

Continuar a ler