Connect with us

Cultura

Kabum Digital lança primeiro audiobook de Paulina Chiziane

Publicado

aos

A revista moçambicana Kabum Digital, lançou o primeiro audiobook da escritora moçambicana Paulina Chiziane, com o título “Contos de Esperança”, uma transformação dos seus textos  em áudio.

Audiobook ou audiolivro na tradução ao português, é uma gravação do conteúdo de um livro narrado em voz podendo ser apresentado em suportes diversificados, sendo comum em aplicativos ou em CD.

A estreia acontece com o lançamento do aplicativo TOM, do qual a Kabum Digital pretende fazer com que os amantes da literatura e escritores moçambicanos tenham um modelo prático e acessível para a divulgação e conexão com a literatura, bastando apenas o download do aplicativo que está disponível na Play Store.

A proposta inclui ainda, facilitar o acesso de conteúdos locais, por parte dos moçambicanos na diáspora, e também reduzir os custos de aquisição das obras, através de uma parceria entre os escritores e as editoras.

O “Contos de Esperança” sai a um preço de 59 Meticais, que podem ser pagos via carteira móvel, M-pesa,  no próprio aplicativo. No audiobook, a Paulina Chiziane traz em sua voz o livro um ensaio para chamada de atenção sobre o impacto da pandemia e da necessidade de prevenção, e reflexão sobre como aliar-se ao passado para  vencer o presente e as crises actuais.

Anteriormente a esta expansão, através da obra Cantos dos Escravos,  Paulina Chiziane lançou, em 2019, um álbum musical intitulado “Cantos de Esperança”,  onde participam artistas como Eduardo Salmo, Grande Homem, Chrill Malate, Azagaia, Fermina da Neta e Helena Promisse.

Nascida em em Manjacaze (1955), Paulina Chiziane é a primeira escritora moçambicana a publicar um romance, isto em 1990 através da obra Balada de Amor ao Vento.

Busca através das suas narrativas dar destaque a mulher negra, realismo social e crítica de costumes, reflexão sobre a condição feminina, é também possível perceber a sua crítica de costumes e evidência para a  diversidade cultural da qual estão inseridos.

O aplicativo pode ser feito download pelo seguinte link: https://bit.ly/baixarTOM

Continuar a ler

Cultura

ProPaz organiza segundo Roadshow pela Paz e Reconciliação em Tete

Publicado

aos

Por

A Associação IVERCA organiza, na Cidade de Moatize, província de Tete, o segundo Roadshow pela Paz e Reconciliação. A iniciativa – agendada para os dias 17 e 18 de Maio corrente – resulta de uma parceria entre a IVERCA e o Comité Internacional de Desenvolvimento dos Povos (CISP), no âmbito do projecto ProPaz: Cultura para a Promoção da Paz, Reconciliação e Coesão Social, com o co-financiamento da União Europeia.

O evento engloba um leque de iniciativas culturais desenhadas com o objectivo de produzir e propagar mensagens apelativas à promoção da paz, reconciliação e participação activa de grupos vulneráveis nas comunidades mais afectadas por conflitos armados nas províncias de Tete, Manica e Sofala.

Depois de Chimoio e Gondola (província de Manica), o Roadshow pela Paz e Reconciliação escala a província de Tete, onde arranca com a realização de um Workshop sobre a construção e modernização de instrumentos tradicionais, com atenção especial para a Mbira, como um instrumento musical de origens fortemente ligadas à província de Tete, previsto para Sexta-feira, 17 de Maio, a partir das 10 horas, no Monumento Samora Machel (em Tete).

Outras notícias:


Já, na cidade Moatize, está agendada a realização de um mega-concerto no dia 18 de Maio, a partir das 15 horas, na Praça Junto ao Caminhos de Ferro. O espectáculo conta com um repertório mais de 20 artistas, tais como Kaliza, Mr Nhungue, Djaaka, Suraia Eduardo , Rosa de África, May Mbira, Good Boy, entre outros, e contempla, igualmente, uma feira de gastronomia e do cidadão aberta para o público para a emissão de documentos como BI’s e Nuit.

Ambas actividades privilegiam a interação entre vozes locais (Moatize) e nacionais (cidade e província de Tete, Sofala e Maputo), como forma de produzir um manifesto sobre a Paz e Reconciliação de dimensão nacional, a partir de iniciativas culturais.

Continuar a ler

Cultura

Paulina Chiziane recebe prémio da FORBES em Angola

Publicado

aos

Recentemente a escritora e activista social moçambicana, Paulina Chiziane, recebeu o Prémio Individualidade Responsabilidade Social dos Prémios Forbes 2024, em Luanda, Angola. 

A distinção reconhece seu papel vital na luta pelos direitos da mulher africana, destacando-a como uma voz proeminente na lusofonia.

Assista aqui

A autora, conhecida por sua escrita perspicaz e activismo incansável, tem sido uma defensora da igualdade de gênero e da justiça social em todo o continente.

Em seu discurso de aceitação, Chiziane desafiou o paradigma econômico actual, destacando o papel crucial das vendedoras informais na construção e sustentação da economia africana. Ela instou por uma conscientização histórica e um respeito renovado pelas raízes africanas, enfatizando a necessidade de uma abordagem libertadora para o desenvolvimento do continente.

Continuar a ler

Cultura

Camões libera 50 Passos para a liberdade da ditadura

Publicado

aos

Por: Milton Herminio

O Centro Cultural Português Camões, em Maputo, inaugurou na segunda-feira (1) a exposição “50 Passos para a Liberdade: Da Ditadura ao 25 de Abril”.

Esta exposição visa evocar a viragem histórica representada pelo 25 de Abril, celebrando a conquista da liberdade e a construção da democracia, ao mesmo tempo em que oferece uma visão do passado e perspectivas para o futuro.

A Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril divulgou a história do 25 de Abril entre os jovens, selecionando 50 eventos relevantes do período que vai desde a posse do último presidente do Conselho de Estado, Marcelo Caetano, até à publicação da Lei 7/74, em 27 de julho.

Óscar Monteiro, que foi adjunto de Marcelino na área do ensino, comentou: “Não me cabe fazer estas análises sobre a situação portuguesa”. A primeira notícia que ouvimos na Rádio França Internacional foi sobre “o golpe de Estado em Portugal, desta vez é sério”.

Continuar a ler