A revista moçambicana Kabum Digital, lançou o primeiro audiobook da escritora moçambicana Paulina Chiziane, com o título “Contos de Esperança”, uma transformação dos seus textos em áudio.
Audiobook ou audiolivro na tradução ao português, é uma gravação do conteúdo de um livro narrado em voz podendo ser apresentado em suportes diversificados, sendo comum em aplicativos ou em CD.
A estreia acontece com o lançamento do aplicativo TOM, do qual a Kabum Digital pretende fazer com que os amantes da literatura e escritores moçambicanos tenham um modelo prático e acessível para a divulgação e conexão com a literatura, bastando apenas o download do aplicativo que está disponível na Play Store.
A proposta inclui ainda, facilitar o acesso de conteúdos locais, por parte dos moçambicanos na diáspora, e também reduzir os custos de aquisição das obras, através de uma parceria entre os escritores e as editoras.
O “Contos de Esperança” sai a um preço de 59 Meticais, que podem ser pagos via carteira móvel, M-pesa, no próprio aplicativo. No audiobook, a Paulina Chiziane traz em sua voz o livro um ensaio para chamada de atenção sobre o impacto da pandemia e da necessidade de prevenção, e reflexão sobre como aliar-se ao passado para vencer o presente e as crises actuais.
Anteriormente a esta expansão, através da obra Cantos dos Escravos, Paulina Chiziane lançou, em 2019, um álbum musical intitulado “Cantos de Esperança”, onde participam artistas como Eduardo Salmo, Grande Homem, Chrill Malate, Azagaia, Fermina da Neta e Helena Promisse.
Nascida em em Manjacaze (1955), Paulina Chiziane é a primeira escritora moçambicana a publicar um romance, isto em 1990 através da obra Balada de Amor ao Vento.
Busca através das suas narrativas dar destaque a mulher negra, realismo social e crítica de costumes, reflexão sobre a condição feminina, é também possível perceber a sua crítica de costumes e evidência para a diversidade cultural da qual estão inseridos.
O aplicativo pode ser feito download pelo seguinte link: https://bit.ly/baixarTOM