Connect with us

Cultura

CCMA dedica agenda cultural do mês a mulher

Publicado

aos

CCMA dedica agenda cultural do mês a mulher

O Dia Internacional da Mulher surgiu do movimento trabalhista que anos depois foi reconhecido pelas Nações Unidas no dia 8 de Março, a semente foi plantada em 1908, quando cerca de 15 mil mulheres marcharam por Nova York exigindo menos horas de trabalho, melhores salários e direito ao voto.

Por reconhecer a importância da marcha organizada pelas mulheres naquele ano, o que resultou na realidade vivida hoje em dia, o Centro Cultural Moçambique-Alemão (CCMA), disponibilizou a sua agenda cultural, onde alinhou em leque de eventos como exposições, debates, mostra de filmes dentre outras actividades, com o objectivo de celebrar e enaltecer a mulher.

Nos dias 10 e 11 do mês em curso, duas mulheres de gerações diferentes, a escritora Mel Matsinhe e a ceramista Merina Amade conversarão sobre a resiliência aos desastres naturais e a adaptação às mudanças climáticas, uma conversa inserida no programa “Duas Mulheres, Duas Artes”.

Unido ao Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) o CCMA, irá expor no dia 17, pelas 17 horas, as fotos feitas pelo fotógrafo Denis RION sobre ofícios femininos em Madagáscar, Guiana francesa e Suriname, intitulada “Femmes du flueve”.

Os dias 23 e 29, o Instituto Superior de Artes e Cultura (ISARC), levará ao CCMA, o “Kino Clube – Fala Minha irmã” onde, apresentarão uma mostra de cinema sobre retratos musicais de mulheres que reflectem e transformam seus mundos através da música e dança. Debates sobre a “Descolonização da Produção de Conhecimento”, “Arte e Academia”, serão levantados.

Para finalizar o mês, no dia 24, pelas 18 horas, Chico António e Mark Mulholland, comemoraram um ano da sua amizade onde desenvolveram um vínculo caloroso, cujos frutos serão mostrados em palco pela nova dupla.

Cultura

ProPaz organiza segundo Roadshow pela Paz e Reconciliação em Tete

Publicado

aos

Por

A Associação IVERCA organiza, na Cidade de Moatize, província de Tete, o segundo Roadshow pela Paz e Reconciliação. A iniciativa – agendada para os dias 17 e 18 de Maio corrente – resulta de uma parceria entre a IVERCA e o Comité Internacional de Desenvolvimento dos Povos (CISP), no âmbito do projecto ProPaz: Cultura para a Promoção da Paz, Reconciliação e Coesão Social, com o co-financiamento da União Europeia.

O evento engloba um leque de iniciativas culturais desenhadas com o objectivo de produzir e propagar mensagens apelativas à promoção da paz, reconciliação e participação activa de grupos vulneráveis nas comunidades mais afectadas por conflitos armados nas províncias de Tete, Manica e Sofala.

Depois de Chimoio e Gondola (província de Manica), o Roadshow pela Paz e Reconciliação escala a província de Tete, onde arranca com a realização de um Workshop sobre a construção e modernização de instrumentos tradicionais, com atenção especial para a Mbira, como um instrumento musical de origens fortemente ligadas à província de Tete, previsto para Sexta-feira, 17 de Maio, a partir das 10 horas, no Monumento Samora Machel (em Tete).

Outras notícias:


Já, na cidade Moatize, está agendada a realização de um mega-concerto no dia 18 de Maio, a partir das 15 horas, na Praça Junto ao Caminhos de Ferro. O espectáculo conta com um repertório mais de 20 artistas, tais como Kaliza, Mr Nhungue, Djaaka, Suraia Eduardo , Rosa de África, May Mbira, Good Boy, entre outros, e contempla, igualmente, uma feira de gastronomia e do cidadão aberta para o público para a emissão de documentos como BI’s e Nuit.

Ambas actividades privilegiam a interação entre vozes locais (Moatize) e nacionais (cidade e província de Tete, Sofala e Maputo), como forma de produzir um manifesto sobre a Paz e Reconciliação de dimensão nacional, a partir de iniciativas culturais.

Continuar a ler

Cultura

Paulina Chiziane recebe prémio da FORBES em Angola

Publicado

aos

Recentemente a escritora e activista social moçambicana, Paulina Chiziane, recebeu o Prémio Individualidade Responsabilidade Social dos Prémios Forbes 2024, em Luanda, Angola. 

A distinção reconhece seu papel vital na luta pelos direitos da mulher africana, destacando-a como uma voz proeminente na lusofonia.

Assista aqui

A autora, conhecida por sua escrita perspicaz e activismo incansável, tem sido uma defensora da igualdade de gênero e da justiça social em todo o continente.

Em seu discurso de aceitação, Chiziane desafiou o paradigma econômico actual, destacando o papel crucial das vendedoras informais na construção e sustentação da economia africana. Ela instou por uma conscientização histórica e um respeito renovado pelas raízes africanas, enfatizando a necessidade de uma abordagem libertadora para o desenvolvimento do continente.

Continuar a ler

Cultura

Camões libera 50 Passos para a liberdade da ditadura

Publicado

aos

Por: Milton Herminio

O Centro Cultural Português Camões, em Maputo, inaugurou na segunda-feira (1) a exposição “50 Passos para a Liberdade: Da Ditadura ao 25 de Abril”.

Esta exposição visa evocar a viragem histórica representada pelo 25 de Abril, celebrando a conquista da liberdade e a construção da democracia, ao mesmo tempo em que oferece uma visão do passado e perspectivas para o futuro.

A Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril divulgou a história do 25 de Abril entre os jovens, selecionando 50 eventos relevantes do período que vai desde a posse do último presidente do Conselho de Estado, Marcelo Caetano, até à publicação da Lei 7/74, em 27 de julho.

Óscar Monteiro, que foi adjunto de Marcelino na área do ensino, comentou: “Não me cabe fazer estas análises sobre a situação portuguesa”. A primeira notícia que ouvimos na Rádio França Internacional foi sobre “o golpe de Estado em Portugal, desta vez é sério”.

Continuar a ler