O mundo passa por momentos difíceis, tentando resistir a novas variantes da Covid-19, guerras e dentre outras aflições. Como forma de trazer alívio, o músico e guitarrista moçambicano Valter Mabas propõe o seu primeiro trabalho discográfico, “Blue Window” ou “Janela Azul”, que será apresentado no dia 25 de Fevereiro, pelas 18 horas e 30 minutos, nas instalações do Centro Cultural Franco Moçambicano.
O trabalho carrega consigo a mensagem de esperança para humanidade, através de uma janela que quando aberta pode-se escapar dos problemas e aflições, o seu processo criativo decorreu entre 2013 e 2020, e é composto por 12 faixas musicais com ritmos Jazz e Blues.
Valter espera com esse trabalho dar continuidade à divulgação do estilo Afro-jazz, adicionando o toque moçambicano que aparece em resultado da experiência musical adquirida ao longo dos seus 15 anos de carreira.
A discografia, disponível nas plataformas digitais, conta com colaborações de artistas moçambicanos com projecção internacional como, Ivan Mazuze no tema “Nzuti”, Stewart Sukuma em “Boleia Africana”, OTIS na faixa “In the house”, Tanselle na música “African Spell”, Alpha Thulana, “Send Me” e Frank Paco em “New Horizons”.
O álbum que estará à venda no local do evento, contém “Cherry” que venceu Melhor Canção do Ano 2021 no concurso “Ngoma Moçambique”. Valter Mabas conta com participações em diversos festivais internacionais tais como Festival JazzaThon em Cape Town com Tucan-Tucan (2002), colaborou com a Orquestra de Jazz de Algarve em Portugal (2007), participou em várias edições do Festival Moments of Jazz, Festival Sauti sa Busara, Zanzibar e Festival Sakifo, Ilha da Reunião, acompanhando Isabel Novela (2014 e 2015), Taipei International Jazz Festival, Taiwan, com Dua Maciel e Orlando Venhereque (2016), várias edições do Festival Azgo, destacando o acompanhamento da cantora Cabo-verdiana Lura (2016).