O apresentador e criador de conteúdos, Valdo VJ, recorreu recentemente às suas redes sociais para expressar suas inquietudes relativamente à arte nacional. A sua abordagem, insere-se no que tange a valorização dos artistas moçambicanos.
No início da sua abordagem, Valdo explicou que em Moçambique, o reconhecimento dos artistas ainda é um “Calcanhar de Aquiles” e a consequente falta de premiações comparativamente aos outros países.
“Noutros países as músicas estão a ganhar platina e ouro. E nós fazemos da música moçambicana um meme e ainda esperamos reconhecimento internacional” escreveu o apresentador.
Facto é que em Moçambique, poucas são as agremiações que visam premiar os artistas como forma de reconhecimento do seus trabalhos. Das escassas, apenas uma está no activo, Ngoma Moçambique – concurso musical realizado anualmente pela RM (Rádio Moçambique). Outrora, existira o “Mozambique Music Awards” (MMA) – o maior evento de premiação artística e musical, que anuciou o fim do projecto 7 anos depois (2015).