Connect with us

Fast Food

Twenty Fingers muda o jogo e vai a Angola realizar seus shows

Publicado

aos

"Uau" de Twenty Fingers bate 1 Milhão no YouTube

O rapper moçambicano Twenty Fingers está prestes a mudar o jogo e expandir sua carreira para novos horizontes. Conhecido actualmente por seu sucesso “Rivais”, parte da sua EP Wawa, o artista conseguiu pressionar o competitivo mercado angolano e agora é requisitado para encher palcos em Angola. 

Tradicionalmente, é mais comum ver artistas angolanos realizando shows em Moçambique, mas Twenty Fingers inverteu essa dinâmica com sua crescente popularidade.

Recentemente, o rapper fez uma publicação nas redes sociais confirmando sua ida a Angola para uma série de apresentações, marcando um momento significativo em sua carreira e na conexão entre as indústrias musicais dos dois países.

Continuar a ler

Fast Food

Moçambique reafirma sua força artística no ACCES 2025 em Pretória

Publicado

aos

Por

Moçambique voltou a afirmar a sua presença no panorama cultural africano ao participar no ACCES 2025, o maior encontro da indústria musical do continente, organizado pela Fundação Music In Africa. O evento decorreu entre os dias 30 de Outubro e 1 de Novembro, em Pretória, África do Sul, com actividades realizadas no Anfiteatro da Universidade de Pretória, Propaganda Pretoria e 012 Central.

A edição deste ano contou com 14 painéis de debate, 20 performances artísticas, 10 expositores e várias sessões de networking, centradas em temas como distribuição digital, novas tecnologias e internacionalização da música africana.

Moçambique esteve representado sob a liderança da Khuzula, entidade responsável pela comitiva nacional, composta por Xixel Langa, Augusto Muetanhane (Banda Kassimbos – Niassa), Horácio Bande (Timbila Groove – Inhambane) e a Banda Marrove (Nampula). O grupo destacou-se no segundo dia do evento, com uma actuação energética e aclamada, apresentando um repertório autoral que combinou tradição e contemporaneidade, revelando a diversidade cultural moçambicana.

A participação enquadrou-se no Programa de Incubação Artística, uma iniciativa da Khuzula, financiada pelo Fundo Création Africa – Moçambique, da Embaixada de França em Moçambique, em colaboração com o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) e implementada pela XHUB – Incubadora de Negócios Culturais e Criativos. A primeira edição do programa seleccionou cinco bandas: Marrove, Groove Land e Marimba (Nampula), Os Kassimbos (Niassa) e Timbila Groove (Inhambane), oferecendo formação, produção musical e audiovisual, mentoria e estratégias de divulgação.

Durante os três dias de conferência, especialistas e artistas de vários continentes debateram temas como “Exportação, Mobilidade, Direitos e Mercado Global”, modelos de exportação da música africana, inovação na economia independente e criação de ecossistemas sustentáveis para o sector da música ao vivo. Nas discussões, foi destacada a necessidade de fortalecer as plataformas africanas, a mobilidade artística e o conhecimento sobre direitos de autor, ainda desafios persistentes no continente.

O ACCES 2025 contou ainda com a presença de artistas de renome, entre os quais Focalistic, Kekelingo, Jabulile Majola, Zoë Modiga (África do Sul), Njoki Karu (Quénia), Boukuru (Ruanda), Mwendamberi (Zimbabwe), Frida Amani (Tanzânia), Sebina (Botswana) e Cláudio Rabe (Madagáscar).

Com esta participação, Moçambique reafirma a sua capacidade criativa, talento e identidade cultural, demonstrando que o país está pronto para ocupar novos espaços nos mercados internacionais. O sucesso da delegação moçambicana no ACCES 2025 reforça que projectos estruturados, como o Programa de Incubação Artística, são essenciais para o avanço da profissionalização, exportação e circulação global da música moçambicana.

Continuar a ler

Fast Food

MC Roger acordou e quer lançar música de verão

Publicado

aos

Por

MC Roger

O conceituado artista moçambicano MC Roger anunciou recentemente nas suas redes sociais que está a preparar o lançamento de uma nova faixa-verão, em colaboração com Yola Reis e Mito Chocolatinho.

Este single surge como parte da sua habitual estratégia de marcar a estação quente.

Continuar a ler

Fast Food

K9 roubou Rainha da Sucata dos New Joint para cuidar melhor

Publicado

aos

Por

Durante a sua recente participação no Podcast Vision Cast, o rapper moçambicano K9 revelou um detalhe curioso sobre a trajectória da artista Rainha da Sucata.

Segundo K9, a cantora chegou a integrar a New Joint, mas acabou por sair após ele perceber que o grupo “ainda não estava a dar a devida atenção a aquele talento”.

O artista contou que decidiu retirá-la do grupo para orientá-la de forma mais próxima, acreditando no seu potencial artístico.

Continuar a ler