Fast Food
Stewart Sukuma liberta vozes no Franco
O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) dá início à sua temporada cultural 2025 com
o aguardado espectáculo “VOZES LIVRES”, uma apresentação imperdível de Stewart Sukuma.
O concerto terá lugar no dia 7 de Fevereiro, às 20h, na Sala Grande do CCFM.
“VOZES LIVRES” promete ser uma celebração da música e da luta pelos direitos humanos,
trazendo mensagens de esperança e resistência contra todas as formas de discriminação e
violência.
Neste concerto especial, o artista estará acompanhado por um colectivo de músicos que integram a Banda Nkhuvu, nomeadamente: António Milisse (guitarra eléctrica), Hélder Gonzaga (viola baixo), Stélio Mondlane (bateria), Lívio Monjane (teclados), Fernando Morte e Lindo Cuna (percussão), Sandra Magaia , Felicidade Magaia e Ana Girão (coros).
Este ano, o Centro Cultural Franco-Moçambicano celebra o seu 30º aniversário, coincidindo com com a celebração dos 50 anos da independência de Moçambique. Para assinalar estas grandes comemorações, o CCFM preparou uma série de eventos com artistas que representam diferentes gerações e géneros musicais, celebrando a história e a evolução da cultura moçambicana.
Segundo um comunicado do Franco, abrir a temporada cultural com Stewart Sukuma representa para o CCFM um momento de grande significado, não apenas pela qualidade artística do espectáculo, mas também pela relevância do seu papel como músico e activista.
Fast Food
Maxh usa sua arte para ajudar vítimas das cheias
O criador de conteúdos moçambicano Maxh e a sua esposa realizaram recentemente uma transmissão em directo nas redes sociais com o objectivo de angariar fundos para apoiar as vítimas das cheias que têm afetado várias regiões de Moçambique.
A iniciativa solidária surge num contexto de grande dificuldade para centenas de famílias que perderam bens. A transmissão mobilizou seguidores do casal a contribuírem com donativos em apoio aos mais necessitados.
Os valores arrecadados durante a live foram direcionados às vítimas, através do casal e de parceiros envolvidos na acção, que recorreram à sua influência nas redes sociais para sensibilizar e promover a solidariedade.
Fast Food
Chelseo Pagule sauda primeira dama pelo incansável espirito de trabalho
O criador de conteúdos e assessor de imprensa da Primeira-Dama de Moçambique, Chelseo Pagule, manifestou publicamente a sua admiração pelo trabalho desenvolvido pela esposa do Presidente da República, Gueta Chapo, destacando a sua bravura, dedicação e incansável espírito de serviço ao país.
Numa publicação feita recentemente nas redes sociais, Pagule considerou a Primeira-Dama como a “Mulher do Ano ”, sublinhando o seu papel inspirador na liderança de iniciativas sociais e no apoio às comunidades mais vulneráveis. Segundo o assessor, a Primeira-Dama tem demonstrado uma capacidade ímpar de liderar com empatia, transformar desafios em oportunidades e levar esperança a muitos moçambicanos.
“O seu exemplo deixa marcas profundas e mostra que, com coragem e compromisso, é possível fazer a diferença todos os dias”, escreveu Chelsea Pagule, reforçando a dimensão humana e o impacto social das ações protagonizadas pela Primeira-Dama.
Fast Food
Radjha Ally abre a 19.ª edição do au fil des voix
O artista moçambicano Radjha Ally abre a 19.ª edição do prestigiado festival Au fil des voix, que decorre em Paris, França, entre 29 de Janeiro e 14 de Fevereiro.
O evento oferece aos artistas uma plataforma sólida de criação e visibilidade, reunindo figuras emblemáticas, projectos consagrados e talentos emergentes.
A presença de Radjha evidencia o talento da música moçambicana e reforça o papel do festival como um espaço de descoberta e promoção da diversidade musical.
Celebramos esta conquista e orgulhamo-nos de ver a música moçambicana brilhar no cenário internacional.