Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
Sérgio Langa desafia televisões a preservarem identidade nacional – Xigubo
Xigubo

Sérgio Langa desafia televisões a preservarem identidade nacional

Sérgio Langa desafia televisões a preservarem identidade nacional

Testemunhou-se na tarde quarta-feira, 09 de Agosto, no Camões – Centro  Cultural Portugês, o lançamento de mais uma obra literária  do professor e pesquisador moçambicano Sérgio jeremias Langa (Circle Langa)  intitulada “Rebanho Desorientado: dos enlatados televisivos à Moçaxiologia ” sob a chancela da “Editora  Kuphaya”.

O livro é de teor científico e compreende duzentas e duas páginas (272) no qual o comunicólogo aborda 3 áreas de saber nomeadamente: educação, comunicação e cultura. A partir da obra, o autor, desafia os meios de comunicação social a contribuirem na preservação da identidade moçambicana e serem independentes dos conteúdos enlatados. Em simultâneo, questiona a proposta educativa nos conteúdos tradizida pelas televisões nacionais  para  os telespectadores.

Em causa, estão as 3  televisões nomeadamente Televisão de Moçambique (TVM), STV e a TV Miramar cujo o critério justifica-se pelo nivel de  audiência. Evidentemente, nos 3 e outros e meios, os telespectadores são frequentemente inundados pelos conteúdos enlatados (maioritariamente importtados do ocidente) em detrimento dos conteúdos locais.

Sob ponto de vista conclusiva, o autor assume uma crise de valores em Moçambique, eis que surge a proposta de compreender esta lacuna a partir das grelhas  televisas. “O Rebanho deseorientado” visa exclusivamente para designar os telespectadores vítimas de conteúdos estrangeiros que por consequência influenciam na renegação da identidade dos  moçambicanos a favor da identidade alheia. 

Por seu turno, a Profª.Dra Leonilda Sanveca, entende que a proposta do Langa só será possivel com uma educação e formação de qualidade o que poderá contribuir para  um olhar mais crítico e sólido no que tange o consumo dos productos mediáticos.

Exit mobile version