Xigubo

Sérgio Langa desafia televisões a preservarem identidade nacional

Sérgio Langa desafia televisões a preservarem identidade nacional

Testemunhou-se na tarde quarta-feira, 09 de Agosto, no Camões – Centro  Cultural Portugês, o lançamento de mais uma obra literária  do professor e pesquisador moçambicano Sérgio jeremias Langa (Circle Langa)  intitulada “Rebanho Desorientado: dos enlatados televisivos à Moçaxiologia ” sob a chancela da “Editora  Kuphaya”.

O livro é de teor científico e compreende duzentas e duas páginas (272) no qual o comunicólogo aborda 3 áreas de saber nomeadamente: educação, comunicação e cultura. A partir da obra, o autor, desafia os meios de comunicação social a contribuirem na preservação da identidade moçambicana e serem independentes dos conteúdos enlatados. Em simultâneo, questiona a proposta educativa nos conteúdos tradizida pelas televisões nacionais  para  os telespectadores.

Em causa, estão as 3  televisões nomeadamente Televisão de Moçambique (TVM), STV e a TV Miramar cujo o critério justifica-se pelo nivel de  audiência. Evidentemente, nos 3 e outros e meios, os telespectadores são frequentemente inundados pelos conteúdos enlatados (maioritariamente importtados do ocidente) em detrimento dos conteúdos locais.

Sob ponto de vista conclusiva, o autor assume uma crise de valores em Moçambique, eis que surge a proposta de compreender esta lacuna a partir das grelhas  televisas. “O Rebanho deseorientado” visa exclusivamente para designar os telespectadores vítimas de conteúdos estrangeiros que por consequência influenciam na renegação da identidade dos  moçambicanos a favor da identidade alheia. 

Por seu turno, a Profª.Dra Leonilda Sanveca, entende que a proposta do Langa só será possivel com uma educação e formação de qualidade o que poderá contribuir para  um olhar mais crítico e sólido no que tange o consumo dos productos mediáticos.

Exit mobile version