Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
Será publicada uma obra jornalística de José Craveirinha  – Xigubo
Xigubo

Será publicada uma obra jornalística de José Craveirinha 

Será publicada uma obra jornalística de José Craveirinha 

As comemorações do centenário Craveirinha, continuam a tocar as várias esferas da sociedade. Depois de várias instituições e personalidades manifestaram-se, agora, foi a vez do governo, que pretende criar condições, para a publicação de uma obra jornalística de José Craveirinha (1922-2003), o poeta-mor do país, conforme a informação avançada sábado pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, durante as celebrações do centenário natalício do autor.

Segundo escreveu o Notícias, a ideia é enaltecer os feitos de Craveirinha, enquanto jornalista, profissão por si exercida em vários meios de comunicação social, nomeadamente “Notícias”, “O Brado Africano”, “Tribuna”, “Notícias da Tarde”, “Voz de Moçambique”, “Voz Africana”, “Notícias da Beira” e “Diário de Moçambique”.

Para além da publicação da sua obra, o autor ganhará um busto no pátio da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), da qual foi o primeiro presidente da Mesa da Assembleia-Geral e que instituiu, em sua homenagem, o Prémio Craveirinha, o maior galardão literário do país, avaliado em 25 mil dólares (mais de 1,5 milhão de meticais).

 Segundo disse Carlos Paradona,  secretário-geral da Associação dos Escritores Moçambicanos, “Queremos que o busto sirva de ponto de peregrinação, qualquer um poderá tirar fotos com ele, como acontece noutros países”, acrescentando que se trata duma representação de Craveirinha da cabeça à cintura, com duas cadeiras ao lado para visitantes. Craveirinha ficou ainda na história como primeiro jornalista sindicalizado.

Exit mobile version