A cidade de Paris está prestigiando a arte e a cultura moçambicanas com a exposição “Harmony in Hues – A Alma Vibrante de Moçambique” do artista plástico Sebastião Coana. A exposição, que ocorre de 5 a 12 de outubro, está a ser realizada no edifício da Embaixada de Moçambique, na França.
Comemorando os 31 anos de paz recentemente conquistada, as 20 obras de arte apresentadas nesta exposição exploram aspectos da cultura moçambicana e celebram a harmonia social. Segundo escreveu o Moz Entretenimento, o artista, “a exposição é fruto da celebração da paz e reconciliação nacional através da arte em Paris. As 20 obras trazem alegria por meio de cores vibrantes. As cores na arte são terapêuticas, e todas as obras estão interligadas de forma temática, celebrando a paz e a harmonia entre os povos. A escolha de Paris não foi por acaso, mas sim através do apoio do embaixador Alberto Augusto, usando Paris como porta de entrada para o mercado europeu.”
Durante a exposição, o artista pintou ao vivo um mural artístico com o tema da paz em Moçambique e cultura. O mural inclui imagens abstratas que representam o primeiro presidente de Moçambique e a Torre Eiffel, simbolizando a conexão cultural entre os dois países. Além disso, o mural apresenta instrumentos tradicionais de Moçambique e um pombo ao centro, simbolizando a paz.
A arte de Coana convida os espectadores a embarcar em uma viagem visual pelo mundo, utilizando uma sinfonia de cores e uma profunda harmonia para transmitir suas mensagens. O artista destacou a importância da mulher em sua vida e arte. A exposição é uma celebração não apenas da arte, mas também da cultura e das conexões humanas que transcendem fronteiras.