Fast Food
Portugal prepara-se para homenagear Azagaia sem gás lacrimogêneo
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2022/02/Azagaia-V-1000x600.jpeg&description=Portugal prepara-se para homenagear Azagaia sem gás lacrimogêneo ', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
Azagaia, nome artístico de Edson da Luz, será homenageado em Portugal, Lisboa, como reconhecimento pelos seus feitos durante sua existência. Contudo, a homenagem não se limitará apenas à celebração do artista de intervenção social, mas também terá como objetivo a arrecadação de fundos em benefício de sua família.
No evento, que acontecerá na próxima semana, dia 06 de Abril, mais de 10 artistas subirão ao palco, incluindo Valete, MCK, Phoenix RDC, Prodígio, Mirza e Paulo Flores, entre outros. Valete e MCK eram alguns dos artistas com quem Azagaia tinha laços artísticos mais fortes, compartilhando abordagens semelhantes em suas composições. A música “Países do Medo” é um exemplo da união desses artistas.
De modo geral, Azagaia também foi homenageado em outros países africanos, como Angola e Guiné, por meio de várias formas de expressão artística, como o grafismo e a música. Recentemente, o rapper angolano Kid Mc lançou um single intitulado “Para sempre Azagaia” para enaltecer a figura revolucionária de Azagaia.
É importante salientar que Azagaia faleceu no dia 09 de Março de 2023, sendo essa data celebrada anualmente como o Dia do Rap Nacional em sua homenagem. Logo, sua contribuição para a música e para a luta social continuará a ser lembrada e celebrada por muitos anos.
Fast Food
Quito Tembe: “É preciso dar dinheiro aos artistas”
O director da plataforma Kinani, Quito Tembe, abriu o seu coração recentemente para falar sobre a valorização dos artistas moçambicanos.
Durante a quinta gala dos Prémios Mozal Artes e Cultura, o gestor cultural destacou a necessidade de as instituições e empresas investirem financeiramente nos artistas, em vez de limitarem-se a oferecer certificados como forma de apoio.
Segundo Tembe, o sector artístico em Moçambique enfrenta falta de incentivos económicos, o que dificulta o crescimento e a profissionalização dos criadores.
A sua declaração surge como um protesto simbólico contra a ausência de políticas e investimentos que garantam a sustentabilidade do trabalho artístico no país, reforçando o apelo para uma mudança de atitude em relação à cultura e à arte nacional.
Fast Food
Wandi apresenta “AFRODITE” no Espaço Cultural 16 Neto
A cantora, rapper e poetisa moçambicana Wandi volta aos palcos com a performance “AFRODITE”, marcada para o dia 23 de novembro, às 16h, no Espaço Cultural 16NetO, dando continuidade à temporada HOT NOVEMBER.
O espetáculo promete uma imersão musical e poética, onde a artista independente mistura rap, melodia e poesia para celebrar o universo feminino e as várias dimensões da mulher.
Com um percurso iniciado aos nove anos e a estreia autoral aos 14, Wandi tem conquistado espaço na cena alternativa moçambicana pela autenticidade da sua expressão artística. As suas composições exploram temas de força, sensibilidade e empoderamento, refletindo uma identidade criativa fortemente inspirada no feminino.
Em 2023, a artista expandiu o seu talento para a literatura, com o lançamento do seu primeiro livro de poesias, reafirmando sua versatilidade. O evento, com entrada a 200 meticais (normal) e 100 meticais (para estudantes), conta com o apoio da Embaixada da Suíça em Moçambique.
Fast Food
KINANI regressa com intercâmbio artístico e novas linguagens do movimento
De 24 a 30 de Novembro, Maputo será o palco da 11.ª edição do KINANI – Plataforma Internacional de Dança Contemporânea, um dos mais importantes festivais do género em África.
Distribuído por diversos espaços culturais e alternativos da cidade, incluindo o CCFM, o evento reúne coreógrafos, companhias e artistas nacionais e internacionais, promovendo espectáculos, performances urbanas, oficinas, residências artísticas e debates.
O KINANI reafirma-se como um espaço de intercâmbio, experimentação e visibilidade para a dança contemporânea moçambicana, abrindo novas oportunidades de diálogo entre África e o mundo.
Mais informações e o programa completo encontram-se disponíveis em kinani.co.mz.