Quem não se lembra da música “Para quê, o dili Mali yanga” que na tradução para língua portuguesa significa porquê que gastou o meu dinheiro pertencente a Mabessa?
A música impactou tanto o público moçambicano que até foi usada no ambiento publicitária por algumas empresas.
Já se passam 10 anos desde a sua última aparição a público, cantado sobre a sua indignação pelo facto de sua esposa ou parceira amorosa ter esvaziado seus bolsos, uma autêntica Marandza.
Por conta da sua mensagem e melodia Mabessa, que só conhecia as províncias de Maputo, Gaza e Sofala, percorreu todo o país devido ao sucesso de “Para Quê” percorreu o Moçambicana do Zumbo ao Índico, do Rovuma ao Maputo.
Recentemente o apresentar Puto Aires, viajou até a província de Gaza, para entrevista o músico Mabessa para o espaço “Espelho do Passado” onde costuma dialogar com artistas que fizeram muito sucesso no passado.
Segundo contou o músico ao programa Batidas, no auge da sua carreira viveu óptimos momentos e ocupou lugar de destaque em quase todos os lugares possíveis, pois era reconhecido e respeitado.
Apesar de o carinho do público continuar até os dias de hoje, o cantor lamenta que as autoridades não estejam a olhar por ele.
“Eu gosto da música e jamais desistirei de cantar até se calhar o meu último dia nesta terra porque é algo que eu gosto desde criança.”
Ele conta que já remeteu uma carta ao Ministério da Cultura a pedir apoio. Mas que o seu pedido foi indeferido.
Mesmo enfrentando dificuldades para produzir novas músicas, garante que jamais desistirá.