Anésio Manhiça vai inaugurar no dia 31 de Maio, pelas 17h:30min, no Museus do Mar, na cidade de Maputo, a sua primeira exposição individual, “As vidas do saco plástico em Maputo” inspirado no conceito do ano passado do concurso de fotografia “Katlha” onde ocupou a primeira posição com a sua foto sobre a viagem do plástico.
“As vidas do saco plástico em Maputo” segundo um comunicado partilhado com a nossa equipa, ficamos a saber que a exposição, vem a propósito da semana do meio ambiente, que se assinala no dia 05 de Junho. Na sua nova proposta artística, Anésio, convida ao mundo a reflectir sobre a sua relação com o saco plástico, conscientizando sobre os efeitos do seu uso para o meio ambiente e para a saúde pública.
As fotografias a serem expostas, foram captadas entre os anos de 2021 e 2022, nas cidades de Maputo e Matola, e no distrito da Manhiça. A exposição, terá a duração de um mês e é composta por 13 fotografias, que segundo o artista, “transportam de forma muito intimista para as múltiplas vidas que o saco plástico tem nos lares, ruas, bairros e nas valas de drenagem em Maputo”, onde os plásticos são transformados em petróleo para fazer fogo doméstico e até dando uma nova paisagem a costa marítima.
A exposição, conta com a produção da Kaleidoscopio – Pesquisa em Políticas Públicas e conta com o apoio do Museus do Mar, Conselho Municipal da Cidade de Maputo, António Sendi Lda, Prodata, Chongart Media, Agência Moçambicana de Tradução e Interpretação e da Missy Produções.