O pesquisador brasileiro e professor universitário Carlos Guerra, após estudar o “Rap no espaço Lusófono”, onde em Moçambique interagiu com o falecido rapper Azagaia, regressa mais uma vez para estudar os programas de rádio nacionais que estão estreitamente ligados ao movimento Hip-Hop.
As cidades de Maputo e Beira, situadas nas regiões sul e centro do país, são destaque nesse cenário. Em Maputo, os programas “Clássico Hip-Hop Time“, apresentado pelo radialista e DJ Hélder Leonel na Cidade FM, e “Radiação Hip-Hop” comandado por Pier Dogg na Rádio Terra.
Na cidade da Beira, os programas “Puro Hip-Hop”, apresentado por Av Sistematic na Rádio Pax, “Classic Hip-Hop“, na voz de Ksilva na Rádio Clássica, e “Alma do Hip-Hop“, com Canibal (Rádio Cidade – Beira).
Essa abordagem será apresentada durante o “Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom” com o tema “Cenário do Rap em emissoras de Rádio nas cidades da Beira e Maputo em Moçambique: Contribuições e Questões Críticas“, cuja data será oportunamente anunciada. Além disso, o professor e rapper brasileiro Carlos Guerra, de Mossoró, apresentará as “Estratégias de Comunicação da Música Rap em Países de Língua Oficial Portuguesa”.
Francisco Carlos Guerra de Mendonça Júnior, carinhosamente tratado como Carlos Guerra, é um professor, pesquisador e rapper que concedeu uma entrevista exclusiva em 2018 sobre a vida e obra do falecido músico moçambicano de intervenção social, Azagaia), durante sua pesquisa sobre o rap em Moçambique.