Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
Paulina Chiziane grava “Cartas” no Brasil – Xigubo
Xigubo

Paulina Chiziane grava “Cartas” no Brasil

Paulina Chiziane CD

A escritora moçambicana Paulina Chiziane, encontra-se no Brasil, onde grava o documentário, “Cartas Para…”, onde através de cartas fala sobre a sua experiencia experiências, desafios e inquietações no mundo artístico com a brasileira Elisa Lucinda e a portuguesa Raquel Lima.

O filme e dirigido pela baiana Vânia Lima, onde propõe uma ponte entre Brasil. A ideia inicial segundo ficamos a saber no Correio 24 horas, era gravar entre cidades como Maputo, Lisboa, Porto e Coimbra. No Brasil, o plano incluía o estado do Espírito Santo, terra natal de Elisa e Rio de Janeiro.

Esta é a segunda vez que a escritora visita o Brasil, em 2017, participou da Festa Literária de Cachoeira, e foi nesta altura que conheceu Vânia e Elisa. “Recebi a carta da Elisa Lucinda e escrevi para a Raquel Lima, uma escritora que não conhecia. Tive a sorte de ir a Portugal encontrar com ela e foi um momento muito emocionante. Ela conhecia meu trabalho, mas o dela eu não conhecia porque é uma jovem”, escreveu o site.

Na altura, Paulina escreveu a carta para Vânia, falando os seus sentimentos, sonhos e como a arte de escrever pode contribuir para quebrar silêncios e dizer verdades profundas que estão no interior das pessoas. Dividido em três actos, o documentário é movido pela inquietação: “O que as mulheres têm a dizer ao mundo?”, caminho que a diretora e roteirista Vânia Lima costura através de três temas: voz, corpo e tempo.

As cartas conduzem a narrativa e a cada leitura ou escrita mergulhamos em camadas destas mulheres e nos apaixonamos por suas jornadas e lutas, também viajamos do Brasil a Portugal, de Portugal a Moçambique, e retornamos em novos ciclos, com imagens que aproximam esses países e suas histórias que estão directamente ligadas ao idioma que falamos.

O filme é uma realização da Lima Comunicação, produtora que integra o Grupo audiovisual Têm Dendê, com distribuição da Lança Filmes e conta com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Am previsão de lançamento é em 2023.

Exit mobile version