Connect with us

Fast Food

Osvaldo Passirivo leva “Peregrino” ao 16 Neto

Publicado

aos

Quando o sol nasce e ilumina a terra, a mente processa de forma consciente sobre as actividades e metas do dia, que obrigam o ser humano a deslocar-se de um ponto para o outro, sem se importar com o estado do tempo, tudo pelo seu bem estar e dos próximos.

Osvaldo Passirivo leva "Peregrino" ao 16 Neto

É nesta linha de pensamento que o bailarino e Coreógrafo Moçambicano Osvaldo Passirivo, apresenta no dia 30 do mês em curso no espaço cultural 16 Neto, pelas 19 horas o seu trabalho artístico, “Peregrino“, uma proposta de dança contemporânea, que aborda o processo de procura do ser humano, pelo seu bem-estar em todas as vertentes, uma vez que na vida são enfrentados vários desafios. 

Segundo o comunicado disponibilizado pela 16 Neto, nas suas redes sociais, a performance, foca-se nos miúdos que peregrinam a cidade com caixotes, sacos e baldes com alimentos, lixos e objectos com a finalidade de vendê-los para assim regressarem a casa com algo.

Osvaldo Passirivo de, começou a sua carreira como bailarino em 2002, tendo colaborado e participado em vários festivais e projetos nacionais e internacionais, como a peça “Resgate” da Associação Grupo de Canto e Dança Semana da Dança em 2009, onde participou na peça “Xithukulumukumba” do coreógrafo Idio Chichava, com o Milorhono Festival de África, Mandela Square em Joanesburgo, “Ele e Ela” de Macário Tome no (Projeto Pamoja/Culturarte) em 2014, dentre outros.

Fast Food

Yuri da Cunha rende-se ao discurso de Paulina Chiziane no evento da Forbes

Publicado

aos

Por

Recentemente a escritora moçambicana Paulina Chiziane foi agraciada com o prêmio na categoria “Individualidade Responsabilidade Social” pela Forbes em Angola. 

Seu discurso, marcado por profundidade e comprometimento, recebeu elogios do músico angolano Yuri da Cunha.

Em uma publicação em seu perfil no Instagram, Yuri da Cunha destacou as palavras de Chiziane, que enfatizaram a importância da conscientização e do respeito às raízes africanas. 

Continuar a ler

Fast Food

Amílcar Rajá prepara lançamento da intimidade das sementes

Publicado

aos

O autor moçambicano, natural de Nampula, Amílcar Armando Rajá, vai lançar o livro de narrativas “A Intimidade das Sementes”, que será apresentado por AC Guimarães em um evento aberto ao público no próximo dia 26 de abril, na Mediateca do BCI, na Cidade de Nampula. A obra, com 90 páginas, é uma coletânea de prosa que compreende 10 microcontos e sete contos.

Rajá, que recebeu menção honrosa no Concurso Literário Um Hino ao Império Brasileiro, com o texto “A Poderosa Voz do Escravo”, traz em “A Intimidade das Sementes” narrativas que abordam diferentes temáticas e passeiam por diversos cenários, transportando os leitores para mundos imaginários, mas com personagens comuns. Sua inspiração para escrever vem da beleza da natureza e do entendimento de que “a existência humana é a essência de toda beleza”.

Para Daniel Mabjaia, que prefacia o livro, “as características desta obra são, por si só, multifacetadas”, e completa: “aqui, dramas de vidas e vivências são descritos com o intuito de encantar. São histórias que se confundem com estórias”.

O evento conta ainda com uma sessão de venda de livros e autógrafos, proporcionando aos leitores a oportunidade de interagir diretamente com o autor.

Continuar a ler

Fast Food

Ex-Amicíssimas preparam chegada no Maningue Magic

Publicado

aos

Por

A série “Ex-Amicíssimas”, uma produção original moçambicana, está pronta para estrear em maio na DStv, posição 503, e GOtv, posição 8. Criada por Lorna Zita e dirigida por Ivo Mabjaia, Gil Nota e JJ Nota, a série promete emocionar o público com sua trama envolvente.

Composta por 13 episódios de 25 minutos, a história gira em torno de um grupo de cinco amigas que se reúnem após 10 anos para enfrentar desafios pessoais e profissionais. Misturando drama e comédia, a série explora o lado complexo das relações de amizade feminina, destacando tanto o apoio e alegria quanto os conflitos que podem surgir.

Com um elenco de peso, incluindo Moya Langa, Nelson Nhachungue, Jaciara Pinto, Aurélio Nhantumbo Jr., Silvana Pombal, Geca Gledse, King Leví, Abdil Juma, e outros, a série foi gravada em Maputo, explorando a diversidade urbana da cidade e proporcionando uma narrativa envolvente que promete cativar o público.

Continuar a ler