Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
O grito da Paulina Chiziane e Azagaia para despertar do berço da humanidade – Xigubo
Xigubo

O grito da Paulina Chiziane e Azagaia para despertar do berço da humanidade

A renomada escritora moçambicana, Paulina Chiziane, lançou recentemente um single que toma designação “Vuka África”  que significa na língua portuguesa “Acorda África” que visa chamar a reflexão dos africanos em especial aos moçambicanos a despertarem do abismo gerado pelo colonialismo.

O single, contou com a especial participação do saudoso músico moçambicano Edson da Luz, artisticamente (re) conhecido por Azagaia e da artista Helena Promise.

Ignorando todas metáforas e sem rodeios, de forma clara e objetiva, os artistas levantaram os problemas Chaves que levam os africanos a serem presas fáceis dos europeus desde a colonização (Antes, durante e depois), explicando minuciosamente sobre as estratégias políticas e mercadológicas usadas para distrair os africanos a caírem no “abismo da ignorância” para posteriormente serem tirados suas riquezas.

Edson da Luz (Azagaia), que se auto intitulava “o eterno vencedor das causas perdidas”, como sempre, não deixou de dar a luz ao seu povo que se encontra no fundo do túnel, esmiuçando todos elementos supracitados.

O rapper expôs de forma evidente como são desenhadas e aplicadas as estratégias de manipulação e a instrumentalização da fé em benefícios dos europeus, conforme sustenta o trecho a seguir.

“Não vês que te montam armadilhas para levarem teu ouro, teus filhos e tuas filhas. Sentaram-se em Berlim para estudar tuas fraquezas. Trocar tuas rezas para entregar tuas riquezas. Igrejas que te ensinam sobre um Deus criam escravos em troca da paz com os Europeus”.

Não sendo suficiente as instituições religiosas para chamar a inconsciência dos africanos, os europeus recorrem também aos mídias para distraí-los  com a promoção dos casamentos homossexuais e o consumo das drogas, cantou o artista.

Helena Promise, emprestou a sua voz  a escritora, para dar vida ao corro da música, clamando pelo fim da cegueira dos africanos, pois a África, é uma estrela que ilumina o mundo.

Em linhas gerais o single, aborda sobre as consequências e sequelas  da colonização  em África especialmente em Moçambique, e as  possíveis soluções para despertar e chamar a reflexão  dos povos para todos elementos acima referidos para uma possível “soltura” das mãos do europeus.

Exit mobile version