Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
Njingiritana prepara edição 8 do Festival da Criança – Xigubo
Xigubo

Njingiritana prepara edição 8 do Festival da Criança

O “Njingiritana, Festival da Criança” está de volta e promete encantar crianças e adultos da cidade de província de Maputo entre os dias 9 e 12 de Novembro, com uma prévia empolgante chamada “Pre-fest: Mundo da Criança” que ocorreu na Galeria do Porto no dia 28 de Outubro.

Organizado pela Xiluva Artes, o  “Njingiritana, Festival da Criança” já se tornou um ponto fixo na agenda cultural de Moçambique, desde que foi lançado em 2016. O objectivo do festival é proporcionar às crianças a oportunidade de mergulhar em experiências artísticas e culturais enriquecedoras, que contribuam para a sua formação como cidadãos do futuro. 

Segundo o comunicado de imprensa  que tivemos acesso, a diretora do festival, Mel Matsinhe, afirmou que a iniciativa visa “expor as crianças fora dos centros urbanos a produtos de arte e cultura de alta qualidade, contribuindo para sua formação através das artes.”

Este ano, o festival expande seus horizontes ao se desdobrar em três locais: Maputo, Marracuene e Matola Mozal. Na cidade de Maputo, a Galeria do Porto e a Escola S. Gwaza Muthini em Marracuene serão os palcos das actividades, enquanto na Matola Mozal, o Espaço Atlas receberá o festival pela primeira vez. Essa expansão visa alcançar novos públicos e proporcionar a experiência do festival a um número ainda maior de crianças.

O programa deste ano é repleto de actividades que incluem oficinas criativas com foco no livro, sessões de desenho, pintura, olaria, contação de histórias e muito mais. Além disso, os participantes poderão desfrutar de apresentações musicais e de dança, concursos de lançamento de papagaios e feiras de livros, artesanato, gastronomia e saúde.

Um destaque especial deste ano é a presença do músico Maliano Adama Keita, que se apresentará em Maputo ao lado do percussionista Tony Paco, compartilhando o palco com os talentos locais como Chico Antônio e Onésia Muholove. 

São também convidados desta edição a Acadêmica Sandra Tamele, fundadora da Editora Trinta Zero Nove e presidente da Associação Moçambicana de Editoras e Livreiros; os artistas Joana Mbalango, Yolanda Kakana, o Grupo de Xigubo Gwaza Muthine e a jovem Academy Band. Participam do mesmo as crianças da escola de Artes Xiluva, da escola de dança Dans’Artes e do Programa Infantil da Televisão de Moçambique. 

Exit mobile version