O “Njingiritana, Festival da Criança” está de volta e promete encantar crianças e adultos da cidade de província de Maputo entre os dias 9 e 12 de Novembro, com uma prévia empolgante chamada “Pre-fest: Mundo da Criança” que ocorreu na Galeria do Porto no dia 28 de Outubro.
Organizado pela Xiluva Artes, o “Njingiritana, Festival da Criança” já se tornou um ponto fixo na agenda cultural de Moçambique, desde que foi lançado em 2016. O objectivo do festival é proporcionar às crianças a oportunidade de mergulhar em experiências artísticas e culturais enriquecedoras, que contribuam para a sua formação como cidadãos do futuro.
Segundo o comunicado de imprensa que tivemos acesso, a diretora do festival, Mel Matsinhe, afirmou que a iniciativa visa “expor as crianças fora dos centros urbanos a produtos de arte e cultura de alta qualidade, contribuindo para sua formação através das artes.”
Este ano, o festival expande seus horizontes ao se desdobrar em três locais: Maputo, Marracuene e Matola Mozal. Na cidade de Maputo, a Galeria do Porto e a Escola S. Gwaza Muthini em Marracuene serão os palcos das actividades, enquanto na Matola Mozal, o Espaço Atlas receberá o festival pela primeira vez. Essa expansão visa alcançar novos públicos e proporcionar a experiência do festival a um número ainda maior de crianças.
O programa deste ano é repleto de actividades que incluem oficinas criativas com foco no livro, sessões de desenho, pintura, olaria, contação de histórias e muito mais. Além disso, os participantes poderão desfrutar de apresentações musicais e de dança, concursos de lançamento de papagaios e feiras de livros, artesanato, gastronomia e saúde.
Um destaque especial deste ano é a presença do músico Maliano Adama Keita, que se apresentará em Maputo ao lado do percussionista Tony Paco, compartilhando o palco com os talentos locais como Chico Antônio e Onésia Muholove.
São também convidados desta edição a Acadêmica Sandra Tamele, fundadora da Editora Trinta Zero Nove e presidente da Associação Moçambicana de Editoras e Livreiros; os artistas Joana Mbalango, Yolanda Kakana, o Grupo de Xigubo Gwaza Muthine e a jovem Academy Band. Participam do mesmo as crianças da escola de Artes Xiluva, da escola de dança Dans’Artes e do Programa Infantil da Televisão de Moçambique.